English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria de algum site que fale sobre eletromagnetismo?

2007-06-26 07:13:19 · 4 respostas · perguntado por laninha 3 em Ciências e Matemática Física

4 respostas

Alguns pontos importantes pra você estudar :
Os fenômenos magnéticos são conhecidos desde a Antiguidade. Nessa época, já se utilizavam certas pedras — que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro — na orientação da rota de grandes viagens. O vocábulo magnetismo é devido a uma região chamada Magnésia, localizada na Turquia, onde essas pedras foram encontradas. Quando suspensas por seus centros de massa, tais pedras orientavam-se sempre no sentido Norte-Sul. Eram constituídas de óxido de ferro e denominadas magnetita. Atualmente, recebem o nome genérico de imã natural. Só mais tarde se descobriu a possibilidade de fabricar ímãs artificiais. Os imãs artificiais são, normalmente, barras de ferro ou aço às quais se transmite a propriedade magnética. Eles levam vantagem sobre os ímãs naturais por terem um maior poder atrativo e também porque podem receber a forma mais conveniente ao seu uso.Todo ímã apresenta duas regiões distintas, denominadas pólos, que possuem comportamentos opostos: pólo norte e pólo sul.
A experiência comprova a seguinte propriedade básica do magnetismo:pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem.
Um exemplo dessa propriedade é a bússola, que foi inventada pêlos chineses. Constitui-se de um pequeno imã em forma de losango, denominado agulha magnética, com possibilidade de girarem torno do seu centro de massa. Um dos pólos aponta, aproximadamente, para o Norte geográfico e o outro, para o Sul geográfico. Isso ocorre porque a Terra se comporta como um enorme ímã, com pólos magnéticos norte e sul. Deve-se lembrar que os eixos geográficos e magnéticos da Terra não coincidem.
Chamamos de pólo norte da agulha magnética à extremidade que aponta para o Norte geográfico, pois é atraída pelo pólo Sul magnético. O outro é chamado pólo sul da agulha magnética.
 Inseparabilidade dos pólos
Experimentalmente, podemos verificar também que um único pólo não pode existir isoladamente.
Imagine uma ímã em forma de barra com seus pólos norte e sul. Se o seccionarmos ao meio, surgirão novos pólos norte e sul em cada um dos pedaços, constituindo cada um deles um novo ímã. Se continuarmos com essa experiência de divisão de cada ímã em dois outros, obteremos ímãs cada vez menores, até que atinjam dimensões elementares.
Essa linha de raciocínio nos leva à conclusão de que cada uma das partículas do corpo anterior é um pequeno ímã, denominado ímã elementar.

 Substâncias magnéticas

Dizemos que um corpo apresenta propriedades magnéticas quando há uma predominância de imãs orientados sobre os demais.
Podemos distinguir três casos:
Denominamos substâncias magnéticas àquelas que permitem a orientação dos seus imãs elementares. Exemplos: ferro, níquel e algumas ligas metálicas, como o aço. As substâncias não-magnéticas são aquelas que não permitem a orientação dos seus ímãs elementares. Exemplos: alumínio, madeira, plástico etc.

 Campo magnético

Analogamente ao campo elétrico, denominamos campo magnético a região ao redor de um imã na qual ocorre um efeito magnético.A sua representação é feita através de linhas de campo ou linhas de indução, que são linhas imaginárias fechadas que saem do pólo norte e entram no pólo sul.No interior do imã, as linhas de campo vão do pólo sul para o pólo norte.Cada ponto de um campo magnético é caracterizado por um vetor B denominado vetor indução magnética ou vetor campo magnético, sempre tangente às linhas de campo e no mesmo sentido delas.
Um campo magnético é uniforme quando o vetor campo magnético é constante em todos os pontos do campo. Nesse caso, a sua representação é um conjunto de linhas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas.
No caso de o vetor campo magnético ser variável, o campo é dito não-uniforme e a sua representação é um conjunto de linhas cuja densidade é variável.
 Indução magnética

As linhas de campo magnético podem ser observadas fazendo-se a seguinte experiência: coloca-se uma folha de papel sobre um ímã e joga-se sobre ela um pouco de limalha de ferro. Os pequenos pedaços de ferro serão orientados conforme as linhas do campo magnético criado pelo ímã.Isso acontece porque, em cada ponto do campo magnético, age o vetor campo magnético, orientando os imãs elementares dos corpos localizados nessa região de influência. Com essa orientação, os corpos passam a se comportar como imãs, sendo, portanto, atraídos pelo imã que originou o campo magnético.Assim, por exemplo, uma agulha de aço é, normalmente, um corpo não-imantado. Porém, quando é colocada na presença de um ímã, o vetor campo magnético do campo por ela criado orienta os seus imãs elementares, imantando-a.

 Classificação das substâncias magnéticas
As substâncias podem também ser classificadas quanto à sua facilidade de imantação.
Substâncias ferromagnéticas: são aquelas cujos imãs elementares se orientam facilmente quando submetidos à ação de um campo magnético. Exemplos: ferro, níquel, cobalto e algumas ligas metálicas.
Substâncias paramagnéticas: são aquelas cujos imãs elementares não se orientam facilmente sob a ação de um campo magnético: a imantação é pouco intensa. Exemplos: platina, plástico, madeira, óleo etc.
Substâncias diamagnéticas: são aquelas cujos imãs elementares se orientam em sentido contrário ao vetor indução magnética, sendo, portanto, repelidas pelo ímã que criou o campo magnético. Exemplos: bismuto, cobre, ouro, prata, chumbo etc.

 Campo magnético criado por correntes elétricas

Somente no início do século XIX, descobriu-se a relação existente entre os fenômenos elétricos e magnéticos.
Experimentalmente, em 1820, o físico dinamarquês Hans C. Oersted verificou que a corrente elétrica cria ao seu redor um campo magnético.Oersted montou um circuito, mantendo um trecho do condutor esticado na direção norte-sul, colocando bem próximo e sob esse trecho uma bússola.
Verificou que, ao fechar o circuito, a agulha magnética da bússola sofria um desvio e permanecia quase perpendicular ao condutor, graças ao aumento da corrente. Verificou ainda que, se o sentido da corrente fosse invertido, a agulha também sofria uma inversão em seu sentido.
Em 1821, Faraday demonstra que um condutor fica sujeito a uma força quando se acha imerso num campo magnético. Onze anos depois, demonstra a indução eletromagnética.

 Campo magnético criado por corrente elétrica num fio retilíneo
O sentido das linhas de campo magnético criado por uma corrente elétrica foi estudado por Ampère, que estabeleceu uma regra para determiná-lo, conhecida como regra da mão direita.As linhas de campo são circulares e concêntricas ao fio por onde passa a corrente elétrica e estão contidas num plano perpendicular ao fio.A direção do vetor campo magnético B é sempre tangente às linhas de campo em cada ponto considerado e sempre no mesmo sentido .

2007-06-26 12:59:06 · answer #1 · answered by LsAlpha 4 · 1 0

Veja estes sites

http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/index13.asp
http://www.ufsm.br/gef/Eletro.htm

2007-06-26 07:32:56 · answer #2 · answered by M.M.D.C. 7 · 2 0

www.fisica.com.bbr

2007-06-26 07:56:23 · answer #3 · answered by Filipe 6 · 0 0

Tente
www.wikipedia.org
Fui.

2007-06-26 07:21:16 · answer #4 · answered by Yasliaylak 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers