Na realidade são pouquíssimas as espécies vegetais que podem ser reproduzidas através da estaquia das folhas.
Atualmente muitas espécies são reproduzidas através da cultura meristemática utilizando-se de células indiferenciadas
retiradas das bordas das folhas mais novas e cultivadas in-vitro onde se desenvolvem em um meio de cultura. Assim são reproduzidas muitas orquídeas e principalmente mudas de morango. No caso do morango, de uma só folha é obtido um grande número de mudas.
Células meristemáticas em vegetais é aquilo que conhecemos como células tronco. Estas células toti-potentes têm o poder de se diferenciarem originando todos os tecidos vegetais. Todo o processo exige grande conhecimento técnico e ambientes especiais com controle de luminosidade e temperatura. Praticamente quase todas as espécies podem ser reproduzidas por esse meio.
.
2007-06-26 13:12:30
·
answer #1
·
answered by Xulliann 6
·
0⤊
0⤋
Cada planta tem as suas caracteristicas próprias de propagação a partir da folha. Como exemplo estou apresentando da violeta.
PROPAGAÇÃO POR ESTAQUIA DE FOLHA COM LIMBO
Para propagação da violeta, as plantas matrizes deverão ser mantidos em local protegido, dentro de estufas ou túnel plástico, o matrizeiro. As plantas são mantidas por nove semanas no local, devendo cada uma fornecer de 3 a 5 folhas por vaso e por semana. As folhas devem estar livre de pragas e doenças e bem desenvolvidas, retirando as folhas mais externas. Portanto, efetuam-se quatro coletas de folhas, a primeira logo após a seleção das matrizes e as próximas a cada semana, por 3 semanas consecutivas. Após a última coleta, deve-se descartar essas plantas, renovando o plantel com plantas destinadas a produção de flores, escolhendo as melhores (TOMBOLATO et al. 1993)..
A estaquia é tradicionalmente o método mais usual, pela facilidade de realização e enraizamento das folhas. É iniciado pela retirada do limbo foliar de plantas matrizes em boas condições de sanidade e desenvolvimento, conservadas em estufa ou túnel plástico.
O limbo deverá vir com uma fração do pecíolo de 1,0 a 2,0 cm de comprimento. Tamanho maior atrasa a formação de mudas. Alguns produtores eliminam o pecíolo totalmente, sem perda na eficiência de brotação. O tamanho da folha utilizada como estaca não necessita ser totalmente desenvolvida, quando o limbo atingir 5 cm de comprimento, pode ser colhida para enraizamento.
Pode-se utilizar como substrato, palha de arroz carbonizada, pó de xaxim ou vermiculita de textura grossa, puros ou combinados entre-si, todos devem ser esterilizados para evitar problemas de doenças. As folhas devem ser fixadas no substrato sem tocar uma nas outras, devendo receber boa luminosidade. Os produtores, geralmente, enterram apenas o pecíolo, deixando as folhas ligeiramente inclinadas (45º) ou, quando sem pecíolo, na posição horizontal.
A temperatura ambiente ideal para enraizamento da violeta africana é de 21ºC. Após o plantio das folhas, entre 8 a 12 semanas, dependendo da época do ano, pode-se fazer o transplante das mudas para recipientes individuais.
2007-06-23 17:49:51
·
answer #2
·
answered by pizzaiollouco 7
·
1⤊
0⤋
Nada mais a dizer. O Pizzaiollouco esgotou o assunto. Parabéns a ele!
2007-06-24 01:40:56
·
answer #5
·
answered by blackspy562000 5
·
0⤊
0⤋