English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Como podemos falar de reencarnação, para nós racionalistas, que entendemos que uma pessoa que perde, além dos cinco sentidos, ainda a consciência? Ela apenas vegeta. E quando morre, todas as informações contidas no cérebro são destruídas.

Sendo assim, qual seria o ilusionismo humano que nos faria acreditar em espíritos, almas, santos ou outros abstratos que não sejam apenas alicerçada na genética do DNA e RNA dos cromossomos (formadas por bilhões de bases químicas) nos pais, repassada para os filhos?

Racionalidade de Tarcísio Brito

2007-06-23 13:11:32 · 8 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências Sociais Psicologia

8 respostas

Racionalidade de um mineral é ser água, ferro, pedra etc, reino mineral, de um vegetal é vegetar, crescer dar frutas e verduras e oxigênio, de um animal é os sentidos de viver, alimentar, caçar, reproduzir, do humano e criar, pensar, agir e evoluir, trancender e melhorar, estudar e filosofar, buscar a consciência superior, chega um momento que o mistério e maior q a compreensão, o secreto n será absorvido, n cabe na consciência ainda. Então reprograma-se tudo. morrer é uma crença, um blefe da vida, esgotamento da energia detectada pelos cinco sentidos dos seres humanos deste planeta, Não pode provar que as informações são destruídas. Como tambem que elas continuam num corpo astral. Então o q pensar? N se preocupar.

2007-06-23 13:32:02 · answer #1 · answered by commando saúde usuário pop 5 · 0 0

Entre o seu e a terra existem coisas que até deus duvida, e eu não sou religioso ou fanatico mas eu digo que pelo que acontece "por ai" e a propria ciencia ou até a igreja reconhece 1 unico caso até onde eu sei o da ( Emily rose que até virou filme)a ciencia atual começou a dar os seus primeiros passos agora, talvez daqui a algumas décadas se tudo isso for levado a sério esses fatos com certeza se saberá se isso não é só imaginação nossa ou possa existir algum tipo de vida que talvez possa ser "etéria" ou qualquer oura coisa quem viver verá.

2007-06-23 20:38:12 · answer #2 · answered by DOUGLAS6000 3 · 1 0

Não sei se você já pensou realmente no que seja a vida!
Se já observou a diferença entre um ser quando está vivo e naquele corpo que fica quando a a vida vai embora!
Esta "coisa" que chamamos vida não é algo material, não é uma coisa que pertença à matéria.
Observe! É algo mais, uma "energia" que não faz parte, acredito, do DNA ou do RNA.
Os cientistas dizem que a energia não perece, apenas se transforma, muda de estado.
Sem ter provas palpáveis, mesmo assim eu acredito que esta energia que permeia os seres vivos (não só nos homens), continua existindo em um estado diferente.
Acredito, ainda, que é esta energia que, talvez, volte em outros corpos.
Felicidades!

2007-06-23 20:35:58 · answer #3 · answered by Eliphas C. Castro 5 · 1 0

eu discordo.
a consciência é algo que existe sim, que mostra-se em algumas evidências, mas que não é capaz de ser compreendida pela paradigma científico atual.

2007-06-23 20:30:27 · answer #4 · answered by Thetis 3 · 1 0

Para mim, a reencarnação, e a maior farsa humana


#

2007-06-27 14:51:32 · answer #5 · answered by Janáira 08. 7 · 0 0

Oi Tarcísio!

Há crenças que não há explicação plausível. Como é a questão que vc abordou.
Acho que o que faz as pessoas acreditarem em vida posterior, ou reencarnação talvez seja o desprendimento da vida material e uma fé incondicional. Fé esta que transcende o nosso imaginar.

2007-06-25 16:25:26 · answer #6 · answered by STAR 7 · 0 0

A Reencarnação é uma das mais sublimes provas da Bondade Divina que nos oferece inúmeras chances para que alcançemos a Felicidade, Amor e Sabedoria Sublimes que nos estão destinadas.

´´Nascer, morrer, renascer ainda, progredir continuamente, tal é a Lei`` (Allan Kardec)

Como a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corporal, pode acabar de se depurar?
– Submetendo-se à prova de uma nova existência.

Como a alma realiza essa nova existência? É pela sua transformação como Espírito?
– A alma, ao se depurar, sofre sem dúvida uma transformação, mas para isso é preciso que passe pela prova da vida corporal.

A alma tem, portanto, que passar por muitas existências corporais?
– Sim, todos nós temos muitas existências. Os que dizem o contrário querem vos manter na ignorância em que eles próprios se encontram. Esse é o desejo deles.

Desse princípio parece resultar que a alma, após ter deixado um corpo, toma outro, ou seja, reencarna em um novo corpo. É assim que se deve entender?
– Evidentemente.

Qual é o objetivo da reencarnação?
– Expiação, melhoramento progressivo da humanidade. Sem isso, onde estaria a justiça?

O número de existências corporais é limitado ou o Espírito reencarna perpetuamente?
– A cada nova existência, o Espírito dá um passo no caminho do progresso. Quando se libertar de todas as suas impurezas, não tem mais necessidade das provações da vida corporal.

O número de encarnações é o mesmo para todos os Espíritos?
– Não; aquele que caminha rápido se poupa das provas. Todavia, essas encarnações sucessivas são sempre muito numerosas, porque o progresso é quase infinito.

Em que se torna o Espírito após sua última encarnação?
– Espírito bem-aventurado; é um Espírito puro.

Em que se baseia o dogma da reencarnação?
– Na justiça de Deus e na revelação, e repetimos incessantemente: um bom pai deixa sempre para seus filhos uma porta aberta ao arrependimento. A razão não vos diz que seria injusto privar, para sempre, da felicidade eterna todos aqueles cujo aprimoramento não dependeu deles mesmos?
Não são todos os homens filhos de Deus? Só homens egoístas podem pregar a injustiça, o ódio implacável e os castigos sem perdão. Todos os Espíritos estão destinados à perfeição, e Deus lhes fornece os meios de alcançá-la pelas provações da vida corporal. Mas, na Sua justiça, lhes permite cumprir, em novas existências, o que não puderam fazer, ou acabar, numa primeira prova.
Não estaria de acordo nem com a igualdade, a justiça, nem com a bondade de Deus condenar para sempre os que encontraram, no próprio meio em que viveram, obstáculos ao seu melhoramento, independentemente de sua vontade. Se a sorte do homem estivesse irrevogavelmente fixada após a morte, Deus não teria pesado as ações de todos numa única e mesma balança e não agiria com imparcialidade.
A doutrina da reencarnação, que consiste em admitir para o homem diversas existências sucessivas, é a única que responde à idéia que fazemos da justiça de Deus em relação aos homens que se acham numa condição moral inferior; a única que pode nos explicar o futuro e firmar nossas esperanças, porque nos oferece o meio de resgatar nossos erros por novas provações. A razão nos demonstra essa doutrina e os Espíritos a ensinam.
O homem que tem consciência de sua inferioridade encontra na doutrina da reencarnação uma esperança consoladora. Se acredita na justiça de Deus, não pode esperar achar-se, perante a eternidade, em pé de igualdade com aqueles que agiram melhor do que ele. Contudo, o pensamento de que essa inferioridade não o exclui para sempre do bem supremo que conquistará mediante novos esforços o sustenta e lhe reanima a coragem. Quem é que, no término de sua caminhada, não lamenta ter adquirido muito tarde uma experiência que não pode mais aproveitar? Porém, essa experiência tardia não está perdida; tirará proveito dela numa nova vida. (O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec)
http://www.omensageiro.com.br/doutrina/

2007-06-24 09:47:43 · answer #7 · answered by Antonio Vieira Sobrinho 7 · 0 0

Necessidade de se iludir, acreditando que pode controlar tudo a sua volta. Quando os humanos não entendem algo, usam como resposta o "sobrenatural". =]
O mais dificil de entender é como tantas pessoas acreditam em certas lendas, tem cada coisa que é pior que o Coelho da Páscoa. =]

2007-06-23 20:43:36 · answer #8 · answered by miriel.arch 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers