Com a medida de colocar os controladores de vôo para dobrarem o serviço parece que o governo quer mostrar a população que o caos nos aeroportos é decorrente de preguiça e de boicotagem dos controladores que se negam a trabalhar. Que o governo (competente que é) está fazendo o possível para que se normalize. No entanto a crise na aviação comercial é muito anterior à paralisação dos controladores e ainda anterior ao acidente do avião da Gol. A tragédia foi a exteriorização de uma crise que já se arrastava por anos e que não era ainda evidente porque o crescimento da aviação comercial estava estagnada. A partir do momento que mais pessoas começaram a voar, os problemas, que até então eram facilmente camuflados, vieram à tona com o acidente entre os dois aviões. Como na terra, no ar o sistema de transporte aérea brasileiro também carece de investimentos há muito tempo. É muito fácil culpar os controladores. Porém acredito mais nos controladores que dizem não terem boas condições de trabalho. Que os radares são insuficientes e ineficientes. E para piorar são gerenciados por militares num um paradoxo inaceitável de uma sociedade que procura cada vez mais o aperfeiçoamento da democracia. Que segurança os controladores podem oferecer aos passageiros se eles mesmos não se sentem seguros. É difícil ter que trabalhar para um governo que mente sobre os investimentos e sobre a eficácia dos aparelhos de radar e de comunicação, dizendo que estes são suficientes, tendo então os controladores de assumir as responsabilidades do governo, gerenciando essas dificuldades de estrutura depois na ocasião da tragédia ficam a mercê de politicagem e de mentiras, sendo acusados e com chances de serem condenados para livrar a cara de políticos irresponsáveis (para dizer pouco).
Até quando vão colocar os controladores para dobrar o turno de serviço? Se a falta de trabalho dos controladores que está causando os problemas, quando então for biologicamente impossível os controladores continuarem trabalhando sem descanso os problemas voltarão?
A dobra de serviço só vai piorar a situação, pois trabalhadores cansados rendem menos, aumentam as chances de acidentes de trabalho. Nesse caso específico parece que há uma tragédia anunciada.
.
2007-06-23 08:18:27
·
answer #1
·
answered by Marcelo 3
·
1⤊
0⤋
A atividade de controle de tráfego aéreo é muito desgastante para quem a exerce e o mínimo que um controlador merece, e necessita após um turno de serviço, é repouso. Entretanto o militar, independentemente da natureza da atividade real que exerça, é obrigado por força de regulamento a estar pronto a qualquer momento para entrar em ação. Isto, certamente, pouco acontece no contesto de um militarismo que existe basicamente para carimbar papel e dar carteirada pelos botecos. Portanto, mais uma vez os controladores estão pagando pela incompetência de quem os chefia; expondo, inclusive, a vida de quem voa a risco que poderia ser evitado com administração decente. Em suma, o ocorrido é mais uma evidência de que o a segurança do tráfego aéreo civil não pode ser administrada por militares “treinados para a guerra”. Caso fosse guerra, de fato, todos, comandados e comandantes, estariam mortos ou aprisionados.
2007-06-23 09:04:59
·
answer #2
·
answered by Glauco 1
·
2⤊
0⤋
Isso tudo é uma vergonha, produto de um governo fraco, uma liderança que já apodreceu há muito tempo. É desumano o que estão fazendo com esses trabalhadores. Na hora em que os aviões começarem a colidir, ainda vai sobrar para o lado fraco da corda.
2007-06-23 07:36:18
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O governo tem que colocar esse excedente de oficialato do DECEA, CINDACTA,etc pra trabalhar também. Trazer controlador chinês e americano é loucura, pois existe diferenças proporcional de salário. Não devemos abrir mão do que temos aqui, como o caso desses oficiais...está na hora deles pegarem no batente também. Comandar é muito fácil...agora eu quero ver eles TRABALHAREM pra ver como é o dia a dia dos controladores.
2007-06-23 09:56:03
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não acredito que irá resolver o problema.A intervenção inicial do Ministro da Defesa, defendendo a militarização do controle aéreo no Brasil e tentando resolver uma questão disciplinar através de reunião com o sindicato da categoria , fez com a crise se avolumasse e os controladores, que na sua esmagadora maioria são militares, sargentos da FAB, cometessem atos de indisciplina certos de que não seriam punidos.Há, outrossim, a responsabilidade do Governo, que contingenciou os recursos financeiros destinados à manutenção, à aquisição de novos equipamentos e à formação de novos controladores.
A situação atual é crítica e sem solução a curto prazo !
2007-06-23 09:43:31
·
answer #5
·
answered by japc35 2
·
1⤊
0⤋
CLARO QUE NÃO. SOBRECARREGAR OS CONTROLADORES SÓ COLOCARÁ EM RISCO A VIDA DAS PESSOAS QUE UTILIZAM OS AVIÕES. O GOVERNO PRECISA RESPEITAR OS TRABALHADORES, OUVÍ-LOS E ATENDÊ-LOS. NÃO É JUSTO CULPAR UMA PESSOA POR UMA FATALIDADE COMO FOI O CASO DO AVIÃO DA GOL. ONDE ESTÃO AS BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO BRASILEIRO? NOSSO PRESIDENTE NEM PARECE QUE JÁ FOI UM TRABALHADOR! ESQUECEU-SE DE ONDE VEIO. ACHEI UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO POR PARTE DO PRESIDENTE AMEAÇAR OS CONTROLADORES EM PELO HORÁRIO NOBRE. AS PESSOAS QUE UTILIZAM OS SERVIÇOS AÉREOS PODEM ATÉ PENSAR QUE ELAS É QUE ESTÃO SENDO DESRESPEITADAS, MAS NÃO ENTENDEM QUE OS CONTROLADORES QUEREM MAIS SEGURANÇA PARA TODOS OU PODERÃO SER RESPONSABILIZADOS POR NOVAS FATALIDADES.
2007-06-23 09:43:22
·
answer #6
·
answered by Ednéa S 1
·
1⤊
0⤋
Jamais. Poderão acontecer acidentes de trabalho.
2007-06-23 09:20:48
·
answer #7
·
answered by escarlate 1
·
1⤊
0⤋
Não.Acarretará uma sobrecarga aos controladores que poderá afetar a segurança dos vôos.
2007-06-23 08:34:45
·
answer #8
·
answered by jcarlosalvimcorrea 1
·
1⤊
0⤋
Isso é um absurdo, os caras vão cumprir uma carga horária de 16h? Só porque São militares e devem obediência aos seus superiores? Pera lá, isso é muito grave, pois a segurança dos usuários está em jogo e além do mais não está havendo bom senso por parte do Comandante da Aeronáutica que não quer admitir os seus próprios erros, e quer resolver tudo na base da prisão. Vamos prender os arruaceiros que tudo se resolve!!!
2007-06-23 07:34:05
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
só esperando para saber.. mas esta mudança e provisoria e durante pouco tempo. somente emergencial...senão os caras não aguentam..o que precisava era não tirar 80% das taxas de embarque..desviando de sua finalidade...porque a imprensa não fala isto e a questão.
2007-06-23 06:52:07
·
answer #10
·
answered by umzero 7
·
2⤊
1⤋