English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

explico:

abri com uma pequena análise entre a literatura e o cinema para facilitar - eu sei que vocês são inteligentes - o caminho da minha análise.

sou apenas uma jovem que acabou de sair da "casa dos vinte" e muito curiosa - shakespeare costumava dizer que aquele que não é curioso de nada sabe - em saber porque colocaram em tamanho risco a obra do maior escritor vivo da língua portuguesa.

ah, tenho que explicar o risco, não ? explico.

quem assistiu a um capítulo - até mesmo a "meio" - da micro-série global, pode ter certeza: não vai pensar em ler o livro nunca! um calhamaço de quase oitocentas páginas! (desculpem, mas o li ainda na adolescência)

a curiosidade é essa: para o colega, o que foi que saiu errado ? o universo imaginário de ariano ficou muito bonito na tv! plasticamente - desculpem - uma beleza! mas onde foi que erraram ?

um bom fim de semana para todos. e, se tiverem coragem, dêem mais uma olhadinha na história do quaderna.

2007-06-22 02:22:27 · 5 respostas · perguntado por carmem germana parente 4 em Educação e Referência Outras - Educação

5 respostas

Eu acho que o excesso de frases e textos rebuscadíssimos e extremamente longos (percebia-se que para os atores ficava pouco natural, eles falavam muitoooooooo e tinha que resfolegar para continuar proseando)! Nossa, sinceramente um saco!!!!
Eu tentei assistir a um capitulo do seriado, mas nao consegui achá-lo NEM UM POUCO ATRATIVO justamente por este preciosismo em tentar agradar o telespectador com uma chatice frasal extremamente caricata! Os atores muito caricatos, Deus me livre!
Eu n li o livro do autor, mas tomando por base o seriado (ou sei lá o que foi aquilo), digo-lhe que pouco interesse ficou para nós que ainda não lemos a história.
Bom, acho q foi isso e espero que n se cometam outros erros em "forçar" algo que ninguém vai tolerar assistir.

2007-06-22 02:38:29 · answer #1 · answered by curious_man 3 · 0 1

O que deu errado? Como assim o que deu errado? Não deu errado. Você que (diz que) leu o livro deve saber da importância literária que o livro tem. Ainda não lí mas já comprei pela internet e estou esperando muito ansioso para ler. A micro série não deu errado! Deu muito certo. 800 páginas em 5 episódios é um fenômeno, um milagre não tinha como ser feito de outra maneira. Que não gostou ou não suportou, suponho que é por que está muito acostumado à novelas, onde tudo já vem mastigado, ou melhor já vem digerido, por tanto é uma *****. Quando um projeto como esse aparece onde o povo precisa pensar, não conseguem e dizem que é ruim e continuam assistindo novela.

2007-06-22 10:10:03 · answer #2 · answered by Maxmilla MCZ 2 · 1 0

O que deu errado?
Simples, o diretor "errou na mão".
Tradicionalmente o telespectador está habituado a engolir o que já vem digerido com uma narrativa linear, onde já se sabe quem é o herói e quem é o vilão, e o romance é baseado em diálogos rebuscados, incompatíveis com o público a quem se destinava.
Além do mais, o entendimento da estória é diretamente dependente desses diálogos onde estes foram ditos de maneira apressada, por questão de tempo televisivo, prejudicando ainda mais a absorção da minisérie.
A cenografia, linda, causou um impacto de igual tamanho. Observe-se o que os comentários estacionaram no fato de que os cenários e figurinos terem sido elaborados utilizando-se materiais reciclados.

2007-06-24 16:00:04 · answer #3 · answered by nivaldo s 3 · 0 0

bem......eu não sei......mas eu odiei aquela minissérie com todas as minhas forças...............................
eu não achei legal...........muito passada........sei lá...........e eu naum entendia a linguagem as vezes.

2007-06-22 20:59:07 · answer #4 · answered by S@m 2 · 0 0

Para mim não deu errado coisa alguma. Talvez o baixo índice de audiência (talvez seja a isso que você se refere considera que deu errado) se deve simplesmente à falta de hábito dos brasileiros coma boa literatura. Para quem é acostumado com o hiper-realismo das novelas de TV, com suas tramas simples e lineares, compreende-se que seja estranha a linguagem teatral dramática e o surrealismo da história da Pedra do Reino. Além disso muita gente se decepcionou porque esperava algo como uma comédia divertidíssima, como a obra de Suassuna mostrada anteriormente da TV, o Auto da Compadecida. Fiquei deslumbrado com o que vi na TV. Aliás, deslumbrado é pouco. Fiquei hipnoptizado, encantado, fascinado. Adorei as músicas, os figurinos, cenários, fotografia, a beleza dramática, os atores, principalmente o excelente Irandhir Santos, que fez o Pedro Quaderna. E fiquei curioso para ler o livro. Já o vi na livraria, e com certeza já está na minha lista das próximas leituras. Mas confesso que sou suspeito para falar. Sou nordestino do litoral (Recife), e tenho uma paixão enorme por tudo o que se relaciona ao sertão. Conheço até a cidadezinha de Belmonte, a 470 Km do Recife, onde existem as duas pedras, lugar onde aconteceu de fato, no início do século XIX, o movimento de fanáticos sebastianistas no qual muitas pessoas foram sacrificadas para desencantar o reino de D. Sebastião.

2007-06-23 05:12:50 · answer #5 · answered by Falco 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers