English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A educação pública carioca é uma fábrica de imbecis , em vez de formarmos cidadãos cultos , conscientes e responsáveis , estamos formando inimigos do conhecimento.

Tudo começa no primário , quando , num colégio municipal , o aluno se depara com uma professora completamente despreparada e frustrada , que desconta seu descontentamento nos alunos e demonstra irritação por qualquer coisa.Basta a criança demonstrar certa dificultade de assimilação , que cometa o mesmo erro teórico 3 vezes , para que a professora humilhe e grite com o aluno:

"POXA , JÁ CANSEI DE TE EXPLICAR ISSO , PARECE QUE VOCÊ É SURDO...!!!!"

O resultado disso é que a criança associa matéria nova à dor de cabeça , já que toda vez que tenta aprender , é vítima de hostilidade.O aluno pega desgosto pelo aprender.

Já no ginásio e no ensino médio , o aluno , quando corre atrás do conhecimento por conta própria e pede esclarecimentos para o "professor" , muitas vezes recebe como resposta:
"Mas eu só vou dar essa

2007-06-16 15:32:34 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

Matéria no final do ano!!” ou “Eu não estou dando aula sobre isso agora!!!” , punindo o estudante que só faz cumprir com suas obrigações.

Outro ponto crítico do ensino carioca é o material didático , os colégios adotam livros de péssima qualidade , pobres em conteúdo e fracos.O resultado disso é que o estudante não tem contato com um material de qualidade , estuda com livros fracos e acaba por fracassar em concursos , achando que somente com cursinhos poderá ser aprovado e menosprezando o auto-didatismo.

Se continuar assim , sempre teremos analfabetos na sexta série!!!!!!!!!!

2007-06-16 15:33:22 · update #1

3 respostas

Concordo plenamente com você, lenecar. A educação de hoje em dia prepara o aluno apenas para receber informação e armazená-la, sendo que a cada ano a quantidade de informações aumenta.Como você disse, se há alguma falha, problemas no armazenamento, os professores logo repreendem ao invés de ajudar o aluno com dificuldade.
Nada obstante, se o aluno se interessa pelo assunto, a repreensão é com finalidade de manter o estudante dentro do padrão pré-estipulado.
Fica a dúvida se esse problema deve-se à incompetência e descaso do sistema de educação, ou se é na verdade, algo de certo modo favorável a alguns, que coopera na alienação popular, um erro proposital. Afinal de contas, um povo ignorante é muito mais fácil de governar.

Saudações.

2007-06-16 15:50:43 · answer #1 · answered by Riscali 2 · 2 0

Aprendizado é competição. Não desestimule-se o aluno mas incentive-se a busca do saber.
O mal, a meu ver, é tratar todos os alunos de forma igual. A partir do 2º ano primário, já dá para classificar os aluns em três grupos - bom, regular, fraco. Esses grupos deviam ser separados, com os bons alunos tendo aula com os melhores professores. E promoção (mudança de nível) para quem melhorar de nível, e recompensa do professor ($$$), por cada aluno promovido

2007-06-16 15:44:41 · answer #2 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 0

Gostei! Mas eu conheço analfabetos até com doutorado!! Começam na pública, se mudam para uma universidade particular e se formam sem conseguir nem falar direito!

Isso que você disse dos professores é correto, aliás, isso existe em qualquer lugar, não só nas escolas públicas. Aluno interessado, curioso, enfim, que quer aprender e está desempenhando seu papel como deve ser, é considerado chato, perguntador e afobado. Infelizmente, as pessoas muitas vezes se esquecem para que estão ali, e tb que não é só para ficar reclamando de salário (Que me parece não ser tão ruim, já que vários andam com carro importado), enquanto que os alunos tem que lutar contra vários contratempos para conseguirem o objetivo.

2007-06-16 15:48:22 · answer #3 · answered by ghjgjhgjhjhfvdfdgf 4 · 1 1

fedest.com, questions and answers