Oi Estrela
Leia atentamente este texto escrito pelo Don Reche no Orkut
na Comunidade SAIBA MAIS SOBRE AS PLANTAS.
Tópico = Desabafo
Apesar de estar escrito numa forma bastante descontraida, ele é altamente didático com uma descrição perfeita sobre a biologia da minhoca.
Bom Divertimento!
"Estou carente. Carente por não haver nenhum reconhecimento por tudo que faço a favor dos verdólatras.Talvez seja minha a culpa por não divulgar à todos quem sou e o que faço. Hoje tomei coragem e estou disposto a contar tudo à meu respeito. Não fiquem chocados; não omitirei nada! De início devo confessar que sou hermafrodita. Assim quis o Criador e para mim não há problema algum, pelo contrário; livro-me de muitos aborrecimentos de natureza sexual!
Chego a ser chamado pejorativamente de verme! Tenho orgulho de possuir um "cérebro" e, ao contrário dos normais, tenho cinco pares de "corações"! Se a essência do amor reside no coração, como dizem os poetas, tenho melhores condições para amar.
As vezes encontro pela frente "coisas" difíceis de serem digeridas mas isso não chega a ser um problema. Meu sistema digestivo é especial e pronto para qualquer situação. Sou cego (ou cega?) e não tenho condições para ver o alimento antes de ser ingerido. Consigo apenas discernir quando é noite ou dia. Minha boca permite a entrada de alimentos que são levados para uma cavidade bucal. Em minha faringe existem glândulas para lubrificar e fibras musculares para impulsionar os alimentos. Depois, já no esôfago, estão minhas glândulas calcíferas que secretam carbonato de cálcio afim de neutralizar os ácidos orgânicos presentes naquilo que como. Posteriormente meu alimento é armazenado no papo para mais tarde ser triturado por uma moela muscular com a ajuda de grãos de areia ali presentes .No meu trato digestivo ocorre uma secreção de enzimas incluindo a pepsina e a tripsina que desdobram as proteínas, lipase age sobre as gorduras, celulase desdobra a celulose e finalmente a amilase que desdobra os carboidratos.
O material assim digerido é absorvido pelo meu intestino e os resíduos eliminados pelo ânus. Aproveito qualquer alimento contido na terra e ingerido enquanto cavo. A terra que passa pelo meu tubo digestivo é depositada na superfície do solo como pequenas bolotas de fezes denominadas "castings".
Não tenho pulmões. Respiro através da pele. A hemoglobina existente em meu sangue permite o transporte do oxigênio. Tenho condições de viver em quase todas as partes do mundo; inclusive em ilhas oceânicas. Alguns parentes meus chegam medir 2 metros! Neutralizando a acidez do solo torno mais fácil a absorção dos elementos que as plantas necessitam. Os túneis por mim cavados permitem melhor aeração e penetração da água. Alem disso devolvo à terra uma quantidade muito grande de nitrogênio, cálcio e magnésio.
Agora estou sendo vítima de trabalho escravo produzindo húmus em grandes quantidades para a jardinagem!
Minha maior mágoa é não haver em nenhum jardim um busto em minha homenagem. Concordo que ficaria um pouco estranho..., mas bastaria ter uns 5 metros de altura!!!
Minhoca, minhoca
Me dá uma beijóca?
Minhôco, minhôco
Tu tá ficando lôco?
Tu tá tão tarado
Fazendo tudo errado
A boca é no outro lado!!!"
.
2007-06-14 04:11:30
·
answer #1
·
answered by Xulliann 6
·
3⤊
0⤋
as minhocas sao otimas , elas arejam o terreno com os buracos que fazem e suas fezes é um otimo adubo para as plantas. onde ha minhoca o terreno é bom
2007-06-14 12:08:32
·
answer #2
·
answered by sschulzz 2
·
0⤊
0⤋
Elas fazem parte da produção do humos, que alimenta a planta...
2007-06-14 03:41:59
·
answer #3
·
answered by ~Elvis Did Not Die~ 5
·
0⤊
0⤋
elas cuidam da raiz das plantas...
mas tbm servem como isca de pesca...kkkk
2007-06-14 03:39:22
·
answer #4
·
answered by orlando_sfc 6
·
0⤊
3⤋