English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo o pensamento do filósofo David Hume...

nem a nossa razão,nem as nossas experiências podiam estabelecer a diferença entre o certo e o errado.Para ele,isto era tarefa exclusiva dos nossos sentimentos.

=====================

Segundo o pensamento de outro filósofo Immanuel Kant...

Este fundamento de Hume era muito frágil...
Desde o início, Kant tinha a forte impressão de que a diferença entre certo e errado tinha de ser mais do que uma questão de sentimento.Para ele todas as pessoas sabem o que é certo e o que é errado;e não o sabem porque aprenderam, e sim porque isto é algo inerente à nossa razão.Kant acreditava que todos os homens possuem uma razão prática,que diz a cada um o que é certo e o que é errado no campo da moral.

==========

para vc,qual destes dois filósofos está certo?
qual é a sua opinião?
vc concorda com Hume ou com kant ou com nenhum dos dois?

me diga o que vc pensa...


e um bom dia a todos!!!

2007-06-13 06:02:14 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Filosofia

11 respostas

Acho sinceramente que David Hume, está 50% correto, pois de alguma forma, nossos sentimentos nos ajuda a saber o certo e o errado, mas nas questões em que os sentimentos entram...
Creio eu, que a experiência e as coisas vividas, nos mostra com mais certesa o bom e o ruim, o certo e o errado, pois muitas vezes devemos nos flagelar, nos desdobrar, apanhar da vida para aprender algo que a experiencia poderia ter nos ajudado, e é ai, que os sentimentos atrapalham.

Agora concordo plenamente com a idéia de Kant, pois realmente, uma criança de alguns minimos anos de vida, sabe que se botar a mão no fogo vai queimar....
Não precisa de sentimentos para isso.
O sentimento envolverá o aprendizado, que é a dor, o amor, e tudo mais!

Abraços, eu apoio Kant.

2007-06-15 01:57:40 · answer #1 · answered by Phelipe Baixista 7 · 0 0

Você SENTE através do corpo e tem o JUÍZO através da alma, da RAZÃO. Todavia, aquilo que é certo e errado faz parte da metafísica da linguagem , estando portanto, em atributos de Deus. E são pertinentes ao ser humano antes da aquisição da linguagem. Kant está certo, segundo minha observação.

2007-06-13 09:55:11 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Eu concordo com Kant, os homens possuem uma razão prática,que diz a cada um o que é certo e o que é errado no campo da moral.
Porém esta razão prática define os homens em:
Pequenos homens, que procuram e fazem o que lhe é vantajoso
Grandes homens, que procuram e fazem o que é justo
E os homens Sábio, que sabem separar o vantajoso do justo, o moral e a ética da lei imoral e antiética, o joio do trigo.
Também acho que a filosofia posta em prática, na vida cotidiana, não é uma coisa simplista, logo vamos ter que decidir se o aborto é um problema da mulher e de saúde pública, ou um problema de sobrevivência do embrião.
Beijos, ótimo fim de semana.

2007-06-16 03:07:33 · answer #3 · answered by Romildo 6 · 0 0

KANT ESTÁ CERTO. CADA UM QUE RESPONDA POR SI.

2007-06-14 11:07:48 · answer #4 · answered by LILITH IN FUGA 7 · 0 0

Minha amiga não concordo com nenhum dos dois, devido a que os seres humanos possuírem o próprio espírito, onde é gerado por ele os sentidos de união, virtudes e valores, então este ultimo período dos sentidos que se chama valores é que classifica e ordena todos os argumentos existente, para que possamos através deste período entender o certo e o errado, devido a que ele por classificar e ordenar os argumentos nos dão esta visão de qual argumento nos levara aos objetivos de realizações existentes. Sei que tens uma mente flexível para perceber os argumentos e ainda entender que apenas escrevi sobre um período dos sentidos, porque os três em expressão formam os objetivos de realizações tridimensionais ou unidos em uma tridimensionalidade de expressão.
Um abraço

2007-06-13 17:29:01 · answer #5 · answered by filosofo 6 · 0 0

Fico com Kant. A nossa razão prática determina em nós o que é certo e errado, pois se assim não fosse, não haveria entre nós criminosos. Ao que parece, criminoso algum se critica. Acham-se eivados de justificativas para seus atos, ao mesmo tempo em que se sentem injustiçados, pondo suas frustrações nas diferenças sócio-econômicas, ou qualquer outra muleta.
O pensamento é inerente so ser humano, mas não o conceito. Isso quer dizer que o que é certo, moral e ético em uma determinada sociedade, pode não sê-lo em outra.

Felicidades.

2007-06-13 08:41:37 · answer #6 · answered by Chester 6 · 0 0

silmara,

Eu concordo com Socrates que afirmava que era guiado por uma voz interior divina, e que essa "consciência" lhe dizia que ele estava certo.

Ele disse: "Aquele que conhece o bem faz o bem". Com isso, queria dizer que o entendimento justo leva à ação justa. E só o justo pode ser um "homem virtuoso".

Quando agimos erradamente é porque nada sabemos. Sócrates estava interessado em descobrir definições claras e universalmente válidas para o certo e o errado.

Ao contrário dos sofistas, ele achava que a capacidade de distinguir o certo do errado está na razão das pessoas e não na sociedade.

Portanto acho que Kant tem o pensamento correto, que é igual ao de Sócrates!!

Um abraço, Helda.

2007-06-13 08:31:28 · answer #7 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Bom eu concordo com ambos, eu acredito que há um pouco de sentimentalismo no que é certo e errado, mas eu creio que o racionalismo também estaja no meio, o que é certo e o que é errado, não é definivel, todos pensamos diferente, muitas vezes o que ocorre é uma grande parcela da população por gostarem de algo conciderarem ele certo,porém se alguem discorda eles acham aquilo errado, mas certo e errado parte dos principios morais de cada um, e obvil que com um pouco de sentimentalismo + racionalismo,...

Gabi

2007-06-13 06:45:01 · answer #8 · answered by Gabi Lima 6 · 0 0

O certo e o errado não existem, o que existe é a vontade do seu inconsciente em determinado momento. Você é dirigida pela emoção e não pela razão.

2007-06-13 06:27:06 · answer #9 · answered by Psicotecnic 4 · 0 0

Eu penso que o ser humano não nasce mais cresce absorvendo as regras e sabendo que carater e moral definem numa sociedade ;o que é certo;isso pouco tem a ver com sentimento (ao meu ver) ;ja que são regras e condutas tem mais a ver com praticicdade ;principios e FILOSOFIA de vida de cada!

Dentro da minha o que me permite dicernir o certo do errado é minha consciencia que ja ministrou dentro da minha cabeça;tudo a cerca deste assunto ;desde que meu Pai e minha mãe começaram a me educar ...até os tempos atuais com as regras que conduzem nossa sociedade!!!

@braço""""""""""""""""""""""""""""""

2007-06-13 06:26:22 · answer #10 · answered by Filosofo ou Poeta... 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers