Químicos e biológos chamam a isso de bioluminescência. "Esse fenômeno resulta da oxidação de uma substância combustível produzida pelo próprio animal: a luciferina", afirma Etelvino Bechara, do Instituto de Química da USP. A luciferina reage com o oxigênio que o animal inspira, auxiliada por uma enzima batizada de luciferase. A energia é fornecida pela substância adenosina trifosfato (ATP), principal fonte energética usada pelo metabolismo das células, mas, nesse caso, o resultado é a emissão de luz. Há três espécies de besouros luminosos: os vaga-lumes, da família dos lampirídeos, com luz que varia entre o verde e o amarelo; os tectecs ou salta-martins, dos elaterídeos, que emitem luz entre o verde e o laranja; e os trenzinhos, dos fengodídeos, capazes de mais tonalidades: verde, amarelo, laranja ou vermelho.
A reação da luciferina com oxigênio na presença da luciferase e da ATP ocorre em células especiais (os fotócitos) que formam um tecido chamado lanterna. Esse tecido está ligado à traquéia e ao cérebro, permitindo assim o controle da iluminação. Ou seja: o inseto só se acende quando tem vontade.
Farolete voador
1. O oxigênio inalado pelo vaga-lume é enviado para o tecido chamado lanterna, onde reage com duas substâncias: luciferina e luciferase
2. A substância ATP fornece energia e o resultado da reação é a oxiluciferina, que libera energia em forma de luz
2007-06-06 15:44:28
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Eu sei porque ele emite luz, para atrair as fêmeas para o acasalamento.Tipo assim tô na área.
2007-06-07 13:22:35
·
answer #2
·
answered by dinoricardo 4
·
0⤊
0⤋
atraves de reaçoes qimicas no seu interior.. normalmente quando estao em epoca de acasalamento. lamento nao pode axplica melhor x)
2007-06-07 12:34:35
·
answer #3
·
answered by Alex... 4
·
0⤊
0⤋
O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem devido a reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.
Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução podendo até serem extintos.
2007-06-06 22:38:14
·
answer #4
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋
De uma olhada nesse link, boa sorte.
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/98/keila.html
2007-06-06 22:12:41
·
answer #5
·
answered by ? 7
·
0⤊
0⤋
boa pergunta....
^^
2007-06-06 22:10:04
·
answer #6
·
answered by >.< 2
·
0⤊
0⤋