English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-06-06 11:00:45 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Outras - Educação

6 respostas

Querido amigo, espero que goste do artigo que separei para você ler.

A doutrina que João pregou no deserto já era conhecida dois séculos antes. Alguns judeus particularmente piedosos (os Hassidim) admitiam estar próximo o fim do mundo, por acreditarem no que dizia o livro dos Macabeus (I. Mac. 1,2).

Os judeus tiveram sempre pouca sorte com os estrangeiros. Depois do exílio da Babilónia vieram os Persas. Alexandre venceu-os em 333 a. C. e repartiu o Império. Duzentos anos antes da era cristã os Sírios conquistaram o poder na Judeia.

Os Hassidim protestaram contra a impiedade do seu tempo. Perseguidos, abandonaram as aldeias e refugiaram-se no deserto, entre Jerusalém e o Mar Morto, num local chamado Qumram. São os antepassados dos Essénios. Alguns desses Essénios separaram-se do movimento, cheios de cepticismo. Deram origem à seita dos Fariseus.

Jar with Lid



O estudo comparado dos manuscritos do Mar Morto, como ficaram conhecidas as produções literárias dos Essénios, e do Novo Testamento, estabelece a existência, não de simples coincidência, mas de uma evidente dependência directa deste, no que toca às palavras, às ideias e às próprias doutrinas.

Estes manuscritos, descobertos entre 1947 e 1956 foram, na sua maioria, escritos antes da era cristã e guardados em rolos, dentro de vasilhas de barro. Só alguns foram redigidos depois da morte de Jesus. São a relíquia religiosa mais importante depois de se ter provado que o "Santo Sudário", supostamente a mortalha do corpo de Jesus, tinha sido tecido 1300 anos depois da sua morte.

A maior parte dos manuscritos do Mar Morto foram escritos com tinta sobre pele de carneiro. Geza Vermes, um estudioso bíblico da Universidade inglesa de Oxford, considera ser "Um escândalo académico que aproximadamente 300 rolos, dos cerca de 1000 que foram descobertos, ainda não tenham sido revelados".

The Phylactery Scroll



Muitos destes manuscritos estão guardados em diversas universidades, em Israel, Estados Unidos, França e Inglaterra.

A língua usada nos manuscritos é o aramaico, uma língua morta. No trabalho de tradução recorre-se ao computador, que dispensa o manuseio (e a consequente deterioração) das peças originais. As dificuldades são muitas. Para se formar um rolo é preciso juntar-se grande número de fragmentos, porque as "folhas" originais estão ressequidas e partidas.

A crescente ansiedade dos estudiosos bíblico relaciona-se com a desejada prova da ligação de Jesus à Ordem dos Essénios, particularmente depois dos 13 anos, a identificação histórica de Jesus e a confirmação da dependência do Novo Testamento desses manuscritos. A sua divulgação tem sido dificultada por razões não exclusivamente técnicas.

O ano originalmente combinado para a divulgação do conteúdo dos manuscritos era 1970. Depois, os israelitas prometeram a sua publicação para 1997. As justificações para esta demora são essencialmente três:

Conteúdo espectacular para a fé judaico-cristã, abalando eventualmente as estruturas hierárquicas religiosas. O escritor americano Edmund Wilson fundamentava esta hipótese referindo a conhecida tentativa de minimizar a importância dos manuscritos.

Muitas felicidades!

Luz___Amar-Al

2007-06-06 13:17:25 · answer #1 · answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7 · 1 0

Na primavera de 1947, alguns beduínos pastoreando suas ovelhas, na margem noroeste do Mar Morto, a 25 km de Jerusalém, encontraram manuscritos antiquíssimos numa gruta perto da vila de Qumrân, que foram se revelando importantíssimos sobre uma comunidade cristã primitiva. E revelando alguma coisa sobre a história do cristianismo,ainda cercado de lendas. E que ainda são motivo de estudos: sobre os essênios,uma comunidade mística; os zelotas, os fariseus, os saduceus,etc...

06.06.07

2007-06-06 18:26:03 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Raticlei,..Nada , absolutamente nada, está certo, comprovado,...mas ..diz-se que esses manuscritos(Quram)estão trazendo á tona algumas respostas a respeito do "buraco negro" que existe na vida de Jesus entre os doze e os trinta anos!!..por exemplo.!!!
Segundo ainda esses manuscritos, uma dissidência dos judeus,os essênios, que não aceitavam o politeismo romano, não aceitavam o domínio romano, foi quem "orientou" um Garoto (*sim , com G maiúsculo) com idéias consideradas "subversivas" à época..!!
Não é preciso dizer quem era esse Garôto!!!
Repito: Nada, absolutamente nada foi comprovado a respeito desses manuscritos!!!

2007-06-06 18:21:55 · answer #3 · answered by bachelor 7 · 1 0

Eu ia dar um resposta científica para sua pergunta, mas optei por uma abordagem mais leve. Os manuscritos da mar morto são o maior mico da arqueologia. São os textos mais antigos até hoje encontrados da Bíblia. Foram uma revolução de mídia à época, em casa tenho 3 livros que tratam do assunto. Foi uma confusão desde o início, porque havia problemas de quem deveria participar de sua tradução. Foi formada duas comissões que ficaram se enfrentando, era erudito contra erudito. Houve uma época que eles anunciaram que a tradução traria revelações revolucionárias. Não trouxe coisa nenhuma. A parte mais vistosa dos manuscritos é um estatuto de uma comunidade, chamada de essênios, que era uma das muitas comunidade de fé radical, existentes à época em que Jesus viveu. Se vc se interessa em erudição existe uma tradução dos manuscritos na internet, fragmento por fragmento.

2007-06-06 18:20:02 · answer #4 · answered by dinoricardo 4 · 1 0

São os manuscritos de Khunram, falam a respeito do evangélio de Pedro, não é segredo, mas vai dar uma baita dor de cabeça para os Evangélicos e o Vaticano. Pois conta a verdadeira face da Bíblia, para os Cristãos e Judeus. Não é segredo teve até uma história na Tv a cabo. É que o tema é polêmico, pois contradiz em muito a Bíbila e o Talmut- Bíblia judaica do primeiro testamento.

2007-06-06 18:14:12 · answer #5 · answered by Professor 6 · 1 0

manuscritos ou papiros do mar morto dizem ser o evangelho escrito por Jesus, porém, o seu conteúdo está guardado a sete chaves no vaticano e seu conteúdo nunca foi divulgado...

2007-06-06 18:08:29 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers