A queda do muro de Berlim e a derrocada do ex-império soviético propiciaram um terreno fértil para que surgisse a tese de F. Fukuyama sobre “O fim da História”, da luta de classes e das contradição entre o mercado e o Estado. Decorrida pouco mais de uma década, os vaticínios de Fukuyama e seus adeptos não deixam de ser ridículos, sobretudo à luz dos permanentes confrontos internos à imensa maioria das sociedades e as guerras travadas em todos os continentes.
......
2007-06-06 12:41:12
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
1⤊
0⤋
investiu muito em armamentos e tecnologia aeroespacial e deixou a relento a qualidade da população; saúde, educação.
2007-06-06 10:45:33
·
answer #2
·
answered by Quimera 3
·
1⤊
0⤋
Quis competir com a maior potencia do planeta,em armamentos e tecnologia,enquanto pode,até obteve sucessos em alguns setores,mas todas as demais necessidade do povo,ficou a descoberto,veio dai o colápso!
2007-06-06 11:49:41
·
answer #3
·
answered by Dionysio 7
·
0⤊
0⤋
Matar um recém nascido é fácil, ainda que seja grande!
Depois da revolução bolchevique, a Rússia mergulhou no caos social e político. O comunismo Marxista carregava a bandeira da igualdade das classes sociais que produziam a riqueza. A morte de 20 milhões de russos nas 2 primeiras décadas fortaleceram o regime e o consolidaram, tanto que nesses 20 anos a Rússia das pequenas propriedades rurais e da monarquia chupin e inútil se transformou numa potência bélica mundial! Depois da Alemanha do pós-guerra, a Rússia foi o país que mais cresceu! Não fossem eles na 2° Guerra e teríamos dançado.
Os EUA, desde aquela época (começo do século XX) já se qualificavam a ser os donos do mundo! Depois da derrota da Alemanha nazista com mais de 20 milhões de soldados russos mortos contra 5 milhões de alemães, 400 mil americanos, 500 mil franceses, 250 mil ingleses, parece que o mundo esqueceu o sacrifício da URSS como principal agente da vitória contra o nazismo! A explosão da bomba sobre o Japão foi uma forma de amedrontar a URSS. Porém 3 anos depois de Alamogordo, a URSS explodia sua 1° bomba de urânio! A necessidade de os EUA derrubar o poderio militar assustador da URSS dependia, para ter sucesso, de não ter mais nenhum aliado deles na parte ocidental do mundo! Cuba foi uma pulga na orelha dos EUA!
A evolução solitária dos países da cortina de ferro que tinham suas relações econômicas bloqueadas em relação ao bloco econõmico ocidental do mundo, foi criando gradativamente um desgaste que juntamente com a propaganda negativa contra a URSS culminou co sua dissolução! As sabotagens, os monopólios, as escaramuças, os bloqueios econõmicos, a propaganda macartista anti-soviética, fucionaram como um travesseiro sobre o rosto da crainça que lutava desde o nascimento contra a opressão do capitalismo. A mentira capitalista e a ação agressiva que causou a própria ineficácia do sistema comunista parece ter se saído como verdade em função da derrota dos oponentes! Pintar a figura do saudável e sofrido povo soviético como quem comia criancinhas, foi apenas um dos recursos de propaganda mentirosa que os EUA sempre usou, muito longe do escrúpulo considerável mínimo!
A luta dos países fechados por detrás da cortina de ferro foi heróica, pois enquanto os EUA e seus aliados capitalistas europeus e o Japão, além da exploração da África e América latina, póssuíam uma variedade tecnológica mais ampla!
só por curiosidade;
Quando os americanos chegaram na Alemanha, a equipe de Werner von Braun se entregou espontaneamente a eles! Poucos técnicos restaram, pessoas do 2° escalão que foram para nas mãos do soviéticos. porém a inteligência russa não tardou em superar os mestres, colocando o Sputinik no espaço antes dos americanos!
Pena que o modelo eqüitativo caiu em detrimento do modelo egoísta da mentira! Parece que o mundo está predestinado a escolher sempre o pior !
Desde Barrabás, em função da ignorância e ambição, o homem se entrega a propaganda enganosa do mal, que faz sucumbir a igualdade, liberdade e fraternidade da Revolução Francesa!
2007-06-06 11:20:01
·
answer #4
·
answered by Nero 4
·
0⤊
0⤋
Karla,...Mikail Gorbachev às vésperas da derrocada,..dizia:
"Na URSS o govêrno finge que governa e o povo finge que trabalha"!!
Na década de 60, Nikita Kruschev, visitando os Estados Unidos(o presidente americano era J.Kenedy) admitiu: "Não há o que esconder..
o operário americano vive melhor que o operário russo"..
Não sou economista,sociólogo,...mas no mundo em que vivemos já não se admite censura,...controles,de quaisquer espécies,..tanto á esquerda(??) como à direita(??) ...Veja o que acontece na China(você acha que "aquilo" é comunismo?)..Veja..Cuba,...!!
Por sua vez, tem ressurgido na América do Sul algum boçal,algum histriônico..que decididamente perdeu o senso do ridículo!!
2007-06-06 11:08:21
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋