English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

(Hoje): Alex e Alan Teixeira da Cunha, 18 anos, filhos de pai negro e de mãe branca, não tiveram a mesma sorte ao se inscrever no sistema de cotas do vestibular de inverno da Universidade de Brasília (UnB). Ao contrário do irmão, Alex não foi aceito pelos critérios da universidade e decidiu recorrer da decisão.

Na UnB, a seleção de alunos para o sistema de cotas analisa a cor do vestibulando. Os candidatos devem se dirigir a um posto de atendimento da universidade e tiram fotos no Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), responsável pela aplicação da prova.

As fotos são anexadas à ficha de inscrição e passam pela avaliação de uma banca, que decide quem é ou não negro. Caso o vestibulando não seja aceito para concorrer no sistema de cotas, ele é transferido para a concorrência universal do vestibular.

2007-05-29 14:49:34 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Participação Civil

A assessoria de imprensa da UnB informou que o recurso de Alex está sendo avaliado pela banca responsável pela análise das fotografias e que o resultado final será anunciado no dia 6 de junho. A prova do vestibular do meio do ano da UnB ocorre nos dias 16 e 17 de junho.

Esta é a terceira vez que os irmãos Alan e Alex se inscrevem para o vestibular da UnB, mas é a primeira vez que eles optam pelo sistema de cotas. Alan pretende estudar educação física e Alex, nutrição.

Fonte(s): Redação Terra

2007-05-29 14:50:01 · update #1

Qual a sua opinião a respeito desse caso?

2007-05-29 14:50:43 · update #2

11 respostas

O fato é comum, ocorre entretanto que o pessoal, faz uma tremenda confusão e exige direitos que não têm. O processo de quotas estipulddo pelo atual Governo preve um certo percentual das vagas das Faculdades ou Universidades para os Negros, e não os pardos ou mulatos. Daí a razão da negação da UNB.
Não confundamos a raça negra, com pardos e mulatos que são variantes, nem a raça branca, com jambo e cafuso que tambem são variantes. Variantes raciais, não têm direito a cotas e nem estão previstas alguma penalidade a esse tipo de preconceito, pois deixar de cumprir as cotas por motivo racial, só passa a ser crime, quando a negação refere-se á cor e não á tonalidade de pele que varia de indivíduo para indivíduo ou grupo social de mesma origem. Do contrário a pessoa possui uma tonalidade de pele mais escura que a outra vai querer vantagens que não têm, quando então a Lei refere-se á cor de origem da raça e nunca a suas variantes.

2007-05-30 09:32:34 · answer #1 · answered by Professor 6 · 1 0

Isso é a prova da grande besteira que é o sistema de cotas. O ingresso deve ser por capacidade e não por raça. O sistema de cotas só faz ampliar a discriminação. Se eu fosse negra, recusaria a ofensiva chance de ingressar em uma universidade por outros meios que não o do conhecimento. Se eles se sentem inferiores e aceitam tal situação ou tiram partido de uma suposta inferioridade, é algo que deveria ser combatido em nome do orgulho racial e da consciência negra. Não é por serem descendentes de escravos, que o país tem dívida para com eles. Muitos nesse país têm um histórico de miséria em suas origens e nem por isso estão reivindicando mais do que a oportunidade de crescer, trabalhar, estudar em iguais condições com os demais. Iguais quer dizer: sem constrangimentos. Se fosse por origem, deveria eu pedir indenização ao governo brasileiro, uma vez que meu bisavô veio para este país fugido da Espanha aos onze anos, escondido num navio, por ter brigado com o pai, homem riquíssimo e austero. Foi largado no porto de Santos e aí ficou, morrendo cego e pobre aos trinta anos sem nunca ter tido a oportunidade de voltar a sua terra. Não acha que me deve esse país uma indenização por ter acolhido e esquecido uma criança sem tentar um repatriamento? Vou tentar um sistema de cotas para descendentes de menores estrangeiros abandonados neste solo!!

2007-05-29 22:20:41 · answer #2 · answered by Keila 6 · 1 0

A culpa não é da Universidade. É do racista que criou esse sistema de cotas por cor de pele. Ele não tem idéia do mal que ele fez pra igualdade racial nesse país. Só quem tem acesso direto ao pessoal que está prestando vestibular é que tem idéia do mal que essa porcaria de idéia tá fazendo. Agora talvez não se perceba, mas no futuro..................

2007-06-03 21:07:03 · answer #3 · answered by HAVENGAR 6 · 0 0

nese paísacontece de tudo, um foi considerado branco e outro não. sinceramente não sei o que pensar

2007-06-01 11:30:15 · answer #4 · answered by lininhaferraro 3 · 0 0

Na minha opinião é que é muito difícil estabelecer critérios raciais num nível de alta miscelânea como que ocorre no nosso país. Ou se redefina o conceito de cotas para as pessoas de fenótipos raciais característicos, ou haverá sempre casos como este dos gêmeos.

2007-05-30 15:41:45 · answer #5 · answered by duardomaria 3 · 0 0

As mais de mil palavras que uma imagem pode dizer incluem essa mentira que é o processo de cotas - remedinho demagogo característico dos governos e povos subdesenvolvido...

2007-05-30 04:53:22 · answer #6 · answered by Gills 5 · 0 0

Se eles são gêmeos a pessoa que estava fazendo a análise deve ter pensado que o primeiro candidato era o mesmo que o segundo e que tivesse sido feito duas fichas para o mesmo candidato e por isso decidiu ignorar uma das fichas.

2007-05-29 23:34:45 · answer #7 · answered by abbade.rosa 5 · 0 0

Essa tal de cotas é um desrespeito com o cidadão brasileiro.
É a verdadeira discriminação contra descendentes de outra raça que não seja negra.
Ou no país da impunidade só negro é pobre?
A maioria da população é contrario a esse tipo de coisa, mas o povo é masoquista, leva um tapa e oferece a outra face.

2007-05-29 23:27:39 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Problema da máquina ou do fotógrafo...
Mas vai dar tudo certo.
O importante é que há o sistema de cotas...
Tomara que eles consigam acompanhar a turma, possam comprar o material necessário e tenha o dinheiro para pagar a passagem diariamente até a faculdade.

2007-05-29 22:33:24 · answer #9 · answered by Catia C 5 · 0 0

.
Caicasso
Se o pai é Negro (MINORIA) e a mãe é Branca (MINORIA), os filhos não podem ser Negros e nem Brancos.
São Pardos e merecem respeito, afinal, Pardos são a maioria neste país!
Agora se maioria tem direito a vaga ou não, você pergunte para o pt e para o lula!
.
.

2007-05-29 22:15:06 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers