Que pergunta?!
Toda importância, pois o Latim é a Língua-mãe do Português. Se estudássemos latim no colégio erraríamos menos ao escrever...
Puxa, como tem erro neste Yahoo!
Abraços!
2007-05-29 14:47:47
·
answer #1
·
answered by fdemenezes 6
·
0⤊
1⤋
nara rubia g,
o Latim foi e é fundamental para todas as línguas nascidas a partir dele, é como se fosse uma árvore tendo o Latim como raiz e os galhos como as línguas derivadas ou línguas latinas (francês, português, italiano, espanhol, castelhano etc), na atualidade a importância do Latim continua viva pois é a partir dele que vemos a etimologia da maioria de nossos verbetes e hoje é fundamental para a descrição de novas espécies, doenças e descorbetas em geral. Uma pena e um prejuízo enorme terem tirada o Latim de nossas escolas fundamentais.
Abraços e vivas à flor do Lácio.
2007-06-01 11:48:53
·
answer #2
·
answered by munchausen 7
·
0⤊
0⤋
De um lado temos a rica literatura deixada pelo mundo romano, que estende seu alcance por outras áreas de conhecimento: pela historiografia, antropologia, filosofia, teoria literária, ciência e teatro, dentre outras. De outro, há o interesse lingüístico pelo Latim, sendo uma das mais antigas línguas indo-européias, de acordo com o registro escrito, oferece-nos a solução referente ao conhecimento das línguas; sendo, por fim, a língua mãe dos idiomas românicos, fornecendo explicações para fenômenos aparentemente inexplicáveis do português e das línguas irmãs: o Espanhol, o Italiano, o Romeno, o Francês.
Por um paradoxo curioso, esse idioma, que não o é de nenhum povo e desconhece fronteiras, pois é ensinado, falado e escrito em toda a Europa, sem falar dos outros continentes, dá à luz uma literatura não brotada de solos étnicos, mas que supera em quantidade e qualidade qualquer uma das literaturas nacionais durante o mesmo período. Bastará lembrar as grandes obras da teologia e do hinário, as coletâneas de lendas cristãs, e, também, no lado profano, nomes como os de Dante, Petrarca, Boccaccio, Erasmo, Bacon, Descartes, Newton...
O latim serve-nos de trampolim para mergulhos mais profundos na nossa visão de mundo, no nosso modo de pensar, na nossa vida. Aquele que entende bem a mensagem que o latim passa em seus textos se questionará melhor e verá que antes de nossos valores, havia outros, muito distintos, mas perfeitamente coerentes, que merecem nossa admiração e respeito.
Então, por que não estudar o latim? De língua morta o latim não tem nada. Vejam, por exemplo, quantas expressões são usadas em Direito. Quem nunca ouviu falar de habeas corpus?De alibi? De data venia? O latim não está de forma alguma morto, está no nosso dia-a-dia: quem nunca mandou um curriculum vitae? Quem nunca ouviu falar de renda per capita? Ou pensou em fazer uma pós-graduação lato sensu? Ou ouviu que alguém é doutor honoris causa?
Essa antiga língua de Roma está nas tecnologias mais modernas, está na fecundação in vitro, nas invenções mais recentes: está, por exemplo, no fax (abreviação de fac simile, que significa "faça de maneira semelhante", não é isso que faz o fax?). Mesmo muitas palavras importadas do inglês remontam ao latim: na Informática usa-se o verbo deletar, do inglês to delete, que vem, por sua vez, do verbo deleo em latim, que significa "eu destruo". De tão entranhado na nossa língua, o latim até se confunde com ela: idem é latim, o supra summum, o et caetera...
2007-05-29 22:03:19
·
answer #3
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋
O português, assim como o francês, o espanhol, o italiano,....é uma língua latina, isto é, uma derivação do latim.Atualmente, o latim é usado principalmente em termos jurídicos
AD JUDICIA" e "AD NEGOTIA
AD REFERENDUM"
2007-05-29 21:55:14
·
answer #4
·
answered by Erica 5
·
0⤊
0⤋
O latim originou a lÃngua dos povos da nossa américa chamada então de América Latina: o português, o espanhol e o francês (dentre outras)são derivados do Latim falado pelos romanos que foram povos que se espalharam pelo mundo conquistando terras e impondo sua lÃngua. A diversidade de lÃnguas se deve ao fato que ao conquistar um povo, os romanos incorporavam o Latim à lÃngua que já falavam, dando origem a uma outra lÃngua misturada.
O latim é formado por casos que funcionam como funções sintáticas. Assim, por exemplo a mesma palavra termina diferente dependendo da sua função na frase.
rosa (adjunto adnominal)
rosae (sujeito0
rosarum ( complemento nominal)
"Além disso, de lÃngua morta o latim não tem nada. Vejam, por exemplo, quantas expressões são usadas em Direito. Quem nunca ouviu falar de habeas corpus? de alibi? dedata venia? O latim não está de forma alguma morto, está no nosso dia-a-dia: quem nunca mandou um curriculum vitae? Quem nunca ouviu falar de renda per capita? Ou pensou em fazer uma pós-graduação lato sensu? Ou ouviu que alguém é doutor honoris causa? Quem nunca fez um P.S. ao fim de uma carta? Ora, isso também é latim: post scriptum. Essa antiga lÃngua de Roma está nas tecnologias mais modernas, está na fecundação in vitro, nas invenções mais recentes: está, por exemplo, no fax (abreviação de fac simile, que significa“faça de maneira semelhante”, não é isso que faz o fax?)."
2007-05-29 21:52:14
·
answer #5
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
E sempre importante conhecer as origens e tudo o q se possa saber sobre o passado. A lingua latina e a base de nossa lingua portuguesa, se ainda existisse como disciplina nas escolas, aposto que as pessoas iriam falar e escrever melhor, ja que entenderiam a origem e o porque de certas expressoes, palavras e regras.
2007-05-29 21:39:22
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋