Todas as moléculas de gás estão em um movimento aleatório contínuo. Quando há um movimento de escoamento do volume, ele é sobreposto por movimentos aleatórios e, depois, distribuído através do fluido por colisões moleculares. Quanto mais forte for o movimento aleatório, como o causado pelo aumento da temperatura, mais forte será a resistência ao movimento de escoamento do volume. As análises teóricas baseadas nessas considerações simples prevêem que a Viscosidade do Gás é proporcional à raiz quadrada da Temperatura Absoluta do gás.
O fenômeno da transferência de impulso por colisões de moléculas de líquidos parece ofuscado pelos efeitos dos campos de força interagentes entre as moléculas de líquidos estreitamente agrupadas. Dessa forma, a temperatura possui efeitos opostos sobre as viscosidades de gás e líquido.
A temperatura influencia no volume do gás carreador, causa efeitos sobre os materiais de construção do coletor, afeta a viscosidade, a densidade e o rendimento de coleta.
Com o aumento da viscosidade há a necessidade de aumento da potência requerida e haverá alterações na eficiência de coleta de material particulado.
Na absorção de gases e vapores o gás ou vapor é colocado em íntimo contato com um líquido no qual ele é solúvel. Com isso, ocorre a transferência de massa do gás para o líquido. Há possibilidade em alguns casos, de além de ocorrer o mencionado anteriormente, ocorrer a reação do gás com o líquido. Quando ocorre a absorção com reação química aumenta-se a eficiência de coleta.
2007-05-29 11:33:20
·
answer #1
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋