Capitalista, se no Brasil o capitalismo é corrupto, imagine se fosse socialismo, com tudo debaixo dos panos, estaríamos na tábua da beirada.
Sou capitalista!
2007-05-29 09:30:24
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
SOCIALISTA!!!
A diferença fundamental entre os dois sistemas está na prioridade de cada um. A própria nomenclatura já faz esta definição: SOCIALISMO: Prioridade: O social. Tem o ser como seu cerne. CAPITALISMO: Prioridade: O capital. Seu deus é o ter. Qualquer um que TENHA é um grande isso ou aquilo. Mesmo que se trate de um grande pulha. Mas se o indivíduo acumulou bens e capital, então até sua opinião passa a ter importância. Citarei um exemplo que marcou minha juventude. A ciência fez uma grande descoberta na área de cardiologia e a grande estrela do Diário Oficial da União ( a Vênus Platinada) era, nada mais, nada menos que a sumidade XUXA. Pois creiam-me, senhores e senhoras: Exatamente este enorme cabedal de conhecimentos foi entrevistada a respeito do assunto. Não foram procurar especialistas da área, mas a inteligentíssima XUXA. Porque? Por que o sistema capitalista assim determina. Não interessa a forma com que se acumula. O que interessa é que se tenha acumulado. Se um advogado competente não fica rico, jamais o reconhecerão. Mas o inverso é real.
Algum dos que responderam insinuou que se no capitalismo já ocorre tudo o que vemos, como não seria então no socialismo, que segundo sua curtíssima visão, só empurra as coisas para baixo do tapete.
Bem, primeiramente, em raríssimos lugares o socialismo foi aplicado conforme idealizado. Há muitos regimes personalistas que são rotulados de isso ou aquilo, mas que na verdade não passam de cacequismos.
Segundo: Ignora o opinante que no capitalismo há enchurradas de informações que acabam por substituir o tapete. Um escândalo nem foi noticiado inteiramente e já há outros tantos enfileirados, com o que, sequer o cidadão consegue se ater a algum.
Terceiro: Se distribuíssemos melhor a renda (objetivo precípuo do socialismo), não haveria melhoria considerável em valores realmente imprescindíveis ao ser humano, tais como segurança, cultura, laser e outros afins? Vejam que os grandes acumuladores reclamam de ter de pagar salários e impostos, mas gastam fortunas com sistemas de segurança que os mantém presos. Se a diferença de poder aquisitivo não fosse tão profunda, haveria necessidade de tanto aparato? Isso fica muito claro no seguinte adágio: Mais escola, menos cadeia.
Quarto, e ficarei por aqui, pois poderia enumerar laudas apontando vantagens de um sistema sobre o outro, mas ficaria muito enfadonho. Nenhum país socialista fica a boicotar os diferentes, mas a recíproca não é verdadeira, portanto, não há exemplos que possam ser analisados com a devida isenção. E o aquecimento global, é resultante de que sistema? Não foi a irresponsabilidade do "produzir e lucrar" a qualquer custo que nos trouxe a este quadro?
Com sinceras e cordiais saudações áureo-cerúleas e socialistas,
Gladimir
2007-05-29 10:05:42
·
answer #2
·
answered by gladimir g 4
·
0⤊
0⤋
Sou Social Democrata!
Sou pelo Capitalismo, porem dou ao social sua real importancia.
2007-05-29 09:59:42
·
answer #3
·
answered by Androide 3
·
0⤊
0⤋
O Capitalismo já existe desde à época da Primeira Revolução Industrial que surgiu na Inglaterra, na década de XIX, onde já houve queda do feudalismo onde havia os servos que trabalhavam para os senhores feudais e para a propria Igreja, que era poderosa naquela época. Os servos sofriam muito porque não tinham terras, mas adquiriam arrendamento enquanto no capitalismo, com a aceleração das indústrias no século XIX, os trabalhadores eram explorados e a sua mão-de-obra ou força-de-trabalho, único instrumento que o trabalhador possuía era vendido aos capitalistas que compravam, onde, em troca, os trabalhadores ganhavam o salário que não correspondia ao tempo necessário para sua produção, ou seja trabalhavam muito e ganhavam pouco, o que ocorre até hoje. Isto chama-se, segundo Karl Marx, a mais-valia, onde o trabalho é pago e não pago, a metade do tempo produzido no trabalho não era pago e a outra era, portanto, o capitalista ficava com a boa parte do ganho chamado LUCRO, que é o essencial para o capitalismo. Portanto, não sou capitalista, já que hoje há grande taxa de desemprego, fome, miséria etc., graças à Globalização e Neoliberalismo que permitiram isto. Quanto ao socialismo, a economia é planificada, tendo a igualdade para todos, mas só que havia controle rigorosamente quanto ao consumo alimentar e os objetos de usos como carros, imóveis etc., todos controlados por governo. O carro por exemplo era para a família toda, a casa também etc., Mas conforme vimos que o socialismo caiu na URSS, desde à época do Perestroika, na Presidência de Mikhail Gorbachev (década de 1990), também houve queda do muro de Berlim na Alemanha, nesta mesma década, caindo ao mesmo tempo o regime socialista que não deu certo. O Socialismo ou comunismo foi implantado em alguns países, mas com controle rígido que não deveria ter ocorrido e estava totalmente contrário à teoria marxista. Portanto, não deu certo este regime também. Se bem que a Cuba, único país latino-americano, continua com este regime e o governo dos EUA está planejando derrubar e dominar a economia cubana, que é socialista. Lá o controle não é rígido. Mas também não sou socialista. Sou centrista.
2007-05-29 09:56:48
·
answer #4
·
answered by Flavão 2
·
0⤊
0⤋
Essa história de Capítalismo e Socialismo surgiu no meio acadêmico. Não existe oficialmente uma forma de Governo Capitalista, todo Governo seja ele qual for é capitalista ou monetarista diferindo só em aplicar as teorias de Keinet ou Galbrait. Fora disso não há definição oficial.
Na China por exemplo é um misto de capitalismo e Monetarismo, aonde o capital é usado como insumo dos bens de capitais e o monetarismo como forma de aplicações dos insumos.
O mesmo ocorre na Rússia, já no Brasil é o inverso um Governo Democrata em tese, aplica teorias socialistas, com tendências capitalista e sem nenhum princípio monetarista o que causa severas discrepâncias e falhas no sistema econômico.
2007-05-29 09:42:01
·
answer #5
·
answered by Professor 6
·
1⤊
1⤋
Capitalismo não é forma de governo, é forma de organização econômica. No capitalismo existem várias formas de governo: parlamentarismo, tirania, presidencialismo, ect.
Socialismo é uma forma de governo que emprega o modo de produção comunista para, com o tempo, atingir a forma de governo comunismo.
Capitalismo se contrapõe ao comunismo, enquanto que socialismo se contrapõe a presidencialismo, tirania, ditadura, parlamentarismo, monarquia e outras formas de governo.
Em um tema muito complexo para expor bem aqui, mas acho que consegui passar alguns conceitos básicos. Se quiser se aprofundar, recomendo a leitura de textos teóricos fundadores, como:
Adam Smith - A riquesa das nações
Karl Marx - Manifesto do partido comunista
Karl Marx - O capital
Boa sorte em seus estudos! :D
2007-05-29 09:35:22
·
answer #6
·
answered by Antônio Hezir 5
·
0⤊
0⤋
Capitalista - Capitalista não é só o dono do capital, e sim um sistema econômico em que o capital faz as coisas andarem, é através desse sistema que as pessoas conseguem sobressair com seus talentos e suas habilidades.
Os demais sistemas já deram provas no mundo todo que não funcionam.
A teoria do socialismo é muito boa até que o individuo adquira um nível econômico considerado a média da população, depois disso ele passa a ter que dividir e seus ganhos passam a diminuírem para que outros possam alcançá-lo e quando isso acontece o individuo vira bicho e começa a criticar tudo em torno de si.
Já que o dinheiro existe e ele foi feito para recompensar serviços, talentos e comprar o que se vende, é ele que deve fazer a diferença econômica entre as pessoas.
Não se pode avaliar o capitalismo pelo que ocorre no Brasil, aqui o regime é CORRUPTOCRACIA e o dinheiro é para ser roubado e não para recompensar serviços e talentos.
Podes crer, só os incompetentes reclamam do capitalismo, para eles é mais fácil imaginar dividir a fortuna dos outros do que conquistar com trabalho e inteligência a sua própria.
Um grande abraço.
2007-05-29 09:35:06
·
answer #7
·
answered by wanderleyfreitas 5
·
1⤊
1⤋
socialista... apesar de ser dificil demais no dias de hoje... o capitalismo corre solto!
Che Guevara morreu tentando e acredito que algm ainda consiga!
\o/
2007-05-29 09:30:46
·
answer #8
·
answered by Princess Armstrong 3
·
1⤊
1⤋
Eu sou capitalista socialista. Pode não acreditar, mas é possível!
2007-05-29 09:27:07
·
answer #9
·
answered by Euzinnho 5
·
0⤊
0⤋
capitalista é quem tem capital.
alguém pode não ser socialista, mas não ter capital nenhum.... e aí? qual rótulo vc cola nessa pessoa?
2007-05-29 09:23:28
·
answer #10
·
answered by Betinha 7
·
0⤊
0⤋
TATAH, BOA TARDE!
Não vejo nada de bom no socialismol Acho que socialismo é aquele refrão "divida o que é dos outros e deixe o meu inteiro". Até hoje, não vi diferente disto. Empobrecem a classe média, fala que vieram debaixo, não sei de que, ficam ricos e continuam se apresentando como pobres para os eleitores. Votam em ricos achando que votaram em pobres.É muito falso e demagógico. O Brasil há dezesseis anos é governado por socialistas. Itamar, FHC e Lula, tire as suas conclusões.
Itamar foi muito honesto! deixou tudo arrumadinho e acabou com a inflação, no entanto, não sei como seria o seu governo em quatro anos. Em dois fez bastante. Comunica-se mal, e não tem demagogia. O FHC E LULA aproveitaram dos seus méritos e não são capazes de exalta-lo.
Queria que aparecesse um candidato e dissesse:
"SOU RICO, SOU HONESTO, ABRO O MEU SIGILO BANCÁRIO E TELEFÔNICO" PRETENDO DÁ OPORTUNIDADE A TODOS, EMPREGOS, ETC. AUMENTAREI A APOSENTADORIA, URBANIZAREI INTERIOR E FAVELAS, O POBRE TEM VEZ, BASTA VER QUE, HOJE, QUEM ESTÁ NO PODER É SÓ EX POBRES.
Privatizarei mais estradas, saude, proporei aos médicos uma cooperativa, onde todos pagarão 50 reais ao médico, ele e os colegas arcarão com o bom funcionamento dos hospitais e consultórios. Haverá o lugar onde os clientes terão livre acesso as reclamações.
Quero um governo rico e que entenda que devemos levar as pessoas para cima e não ficar felizes porque a classe média ou outra ficou pobre. Socialismo é a inveja pura! É sempre, de olho no que o outro tem.
Para quem interessar, ando numa luta danada, era classe média que estudou, trabalhou, idém, marido e filhos. NInguém atóa.
Se capitalismo organiza, faz estradas, etc. é tudo de bom.
Falam nas tragédias nos países ricos, isto prova que nunca houve e nem haverá esta falsa igualdade que o socialismo apregoa.
Gosto do capitalismo, gosto de dinheiro, não sei o que podemos fazer sem dinheiro.
2007-05-29 09:47:46
·
answer #11
·
answered by Luz e sombra 7
·
0⤊
1⤋