English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Milímetros

Quem já viveu próximo ao poder conhece o tamanho da encrenca a que remete a Operação Navalha. A relação incestuosa entre políticos e empreiteiras de obras públicas não é de hoje. Em quase todos os escândalos recentes e antigos, esta marca sempre esteve presente.

Foi assim nos anos 80, durante a administração de certo governador de certo grande estado do país, que chegou a dizer a bombástica frase: “quebrei o estado, mas elegi meu sucessor”. A quebradeira, claro, tinha tudo a ver com obras superfaturadas. O mesmo repetiu-se na vida política de Maluf, e os escândalos são tão recentes que economizo espaço em citá-los.



Nos casos da Sudene e Sudam, durante o governo FHC, a história marcou a mesma e repetitiva cena: obras e mais obras, todas elas com um empreiteiro por trás, um político na ponta, e muita verba pública sendo desperdiçada no meio.



A política brasileira é movida a hipocrisia. Muita hipocrisia. Para começar, a idiotice de afirmar que dinheiro de campanha é arrecadado de forma honesta.



Não fossem os cofres generosos das empreiteiras de obras públicas e campanha no Brasil não teria os custos milionários que conhecemos. Não fossem as emendas de deputados, e não se veria tanto luxo e riqueza nas noites de Brasília.



A conclusão é simples: empreiteiros generosos cobram reciprocidade dos donos do poder. E para se garantir, fazem doações a todos, não importando o cunho ideológico.



O que a operação da PF conseguiu foi apontar ao resto do país o que poucos já sabiam, mas sempre duvidaram que pudesse vir à tona.



O pânico instaurado entre políticos de vários partidos e matizes apenas confirma que o escândalo é muito maior do que nos foi dado a saber. A empreiteira Gautama, numa comparação vulgar, pode ser vista apenas como o estrume do cavalo do bandido.

As grandes, estas já puseram suas barbas de molho, enquanto seus protegidos avançam para conter a derrama. O dilema que acenam, apocalípticos, é o risco da governabilidade.



No fundo, o medo dos políticos está na profundidade do corte da navalha. Uma investigação alguns milímetros mais funda mostrará que temos pouquíssimos políticos sérios, raríssimos executivos idôneos, e praticamente nenhum poder soberano.

2007-05-28 05:30:35 · 17 respostas · perguntado por ninja 1 em Governo e Política Política

17 respostas

= Embora vc tenha escrito UM JORNAL, eu te respondo assim:-
= Vai mais uma vez acabar em PIZZA, com o apoio descarado desde já, do lula. Veja as declarações do mesmo e a resposta já é conhecida.
= Abraços.

2007-05-28 06:36:56 · answer #1 · answered by 1000TON 5 · 0 0

A operação navalha quando começou tinha um rumo de investigar alguns integrantes da Policia Federal, por isso o termo Navalha, seria cortar na própria carne
Porem ela desvendou além do que imaginávamos
Descobriu setores públicos diferente
Chegou a políticos,empresa, e pasmem vai chegar a algo mais.

Não é atoa que a Rede Globo estar todos os dias colocando em duvida a operação da Policia Federal
Infelizmente essa quadrilha conta com o apoio daqueles que deveriam combater o crime.
Essa operação demonstra a fragilidade de nosso povo

Infelizmente devido a tantas coisas o povo Brasileiro se acomodou preferem culpar os políticos.
Deixaram as ruas, não se mobilizam mais como antes
Acredito que não vai demorar muito uma revolta popular
O povo estar começando a perceber que o nosso judiciário estar quase falido,o parlamento passa por uma crise nunca mostrada antes.
Digo nunca mostrada porque a quadrilha de alguns políticos estão no congresso a mais de 20 anos.
Sempre tiveram o apoio de governos anteriores
Agora é diferente,
O Governo Lula tem mostrado quem é quem
Ainda que as investigações apontem integrantes do governo federal.

Eu ainda acredito no Brasil
Somos um povo guerreiro
Só nos falta a mobilização popular
Mais isso logo vai se concretizar

2007-05-28 07:46:50 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Estás de parabéns,com sua colocação.
Quem paga mais ganha.
Sempre houve essa barganha em todos os negócios a diferença é que agora,eles não estão conseguindo esconder a cara do pilantra,coisa que nos governos anteriores,não aparecia de modo algum.

2007-05-28 05:58:29 · answer #3 · answered by otaliti 3 · 1 0

Rodízio eterno de Pizza !

2007-05-28 19:29:58 · answer #4 · answered by Paul Zèp. 4 · 0 0

Político sério!!!Só essa frase já dar para uma ótima piada.
A alguns anos atrás,no Para exatamente em Porto Trombetas,explorava-se" bauxita"(matéria para o alumínio),tinham várias empreiteiras como Andrade Gutierrez,Tecnti,Montreal Eng.etc... eram muitas que agora não estou lembrando.O que **** de dinheiro entre elas era um absurdo.Nesse rolo todo que não sei explicar surgiu a Alunorte e logo depois tínhamos a Àlbras que exportava o alumínio,o desvio era muito grande,até hoje ninguém foi delatado,citado ou sei la´o que.
Acredito que mesmo acabando em pizza,o que está acontecendo hoje,já é um grande passo,pois tomamos conhecimento de nomes dos vigaristas e o voto depende de nós.

2007-05-28 06:18:58 · answer #5 · answered by tanialacerdal 6 · 0 0

Operação navalha veio para sangrar ..mas não vai dar em nada temos certeza absoluta disto ..esta operação esta mais parecendo propaganda politica do presidente do crime organizado.

2007-05-28 06:01:02 · answer #6 · answered by Nao subestime minha inteligencia 5 · 0 0

Pode ser que n dê em nada, e tudo se repita navamente, mas não se esqueçam que a democracia venceu os chefões na Itália, o que não se pode fazer é entregar os pontos, parar de trabalhar contra a injustiça.

2007-05-28 05:57:50 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Amigo "Ninja", você coloca muito bem a questão das empreiteiras. E eu digo mais: enquanto não houver modificações drásticas no que concerne a licitações, teremos que conviver com essas execráveis atitudes dos empreiteiros brasileiros, notamente os maiores (tipo Andrade Gutierrez, Norberto Odebrecht, Camargo Corrêa, Mendes Junior, etc). Essas empreiteiras, pelo poder que têm e pela "influência" (melhor dizer: propina) que exercem sobre os políticos de miolo mole e ganância financeira, continuarão dando as cartas, e ouso dizer que ainda há muitas sujeiras escondidas, talvez ainda maiores e mais escandalosas do que as recentemente reveladas.
Assim sendo, e ressalvando-se a atuação da justiça (diga-se Ministério Público, STF, etc.), acho que a Operação Navalha realmente começará a cortar fundo êsse câncer apodrecido e fétido da corrupção. Assim esperamos.

2007-05-28 05:52:22 · answer #8 · answered by CARVALHO Estou "de olho"!... 7 · 0 0

Responder o que??? a não ser assinar embaixo de tudo que dissertes. E pode aparacer "n" operações. Nada vai mudar. Tudo vai terminar em pizza. Como se apaga fogo com pólvora. Todos estão mancomunados, todos tem furos, se um quiser bater o martelo, o outro chegará pra colocar a fedentina no ventilador.
O mais interessante até agora, foi o fuxico de uma provável lista com nome de políticos. Isso me faz dar risada, visualizando a cena que estes antros estarão vivendo. Acredito eu que deve ter muitos com uma baita diarréia como medo da lista aparecer. ekkkkkkk
Tenho certeza, que nenhum ( não estou exagerando) que todos estão com a "cloaca" que não passa uma agulha. kkkkk

2007-05-28 05:47:02 · answer #9 · answered by Drica Lopes 3 · 0 0

Parabéns pela colocação. Mas aqui de baixo vejo uma enorme, e nojenta pizza na fornalha... eu tô meio enjoada de pizza! E voces?

2007-05-28 05:39:30 · answer #10 · answered by ella68 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers