Fica difícil responder porque o referencial é móvel, e o conceito de embaixo e acima também são relativos no espaço, teríamos que considerar em qual ponto da superfície lunar estaria o observador e em qual ponto da trajetória de sua translação estaria a lua.
Acho que para conferir o que fica embaixo do planeta terra, ou seja na direção dos pés do observador seria olhar para cima 12 horas depois quando a terra completar meia volta, mas isto só seria perfeitamente válido para quem se posiciona no equador terrestre.
Para quem não está posicionado no equador teria que mudar para mesma latitude do hemisfério (Norte-sul) inverso.
Ex. quem está posicionado no trópico de Capricórnio teria que mudar para o trópico de Câncer.(sem mudar de longitude).
2007-05-27 12:48:11
·
answer #1
·
answered by Mastodonte 5
·
2⤊
0⤋
No espaço não existe este refencial de em baixo em cima e do lado,
o q existe em ´´baixo´´ é a mesma coisa q em cima
o vacuo e bilhões de estrelas e corpos flutuando na imencidão do espaço.
2007-05-28 18:17:19
·
answer #2
·
answered by Sydney 6
·
1⤊
0⤋
Para baixo e para cima são conceitos bidimensionais. Nosso universo é tridimensional, além disto tudo está em movimento.
2007-05-28 12:18:37
·
answer #3
·
answered by ? 5
·
1⤊
0⤋
Não há "em cima" ou "em baixo" no espaço.
Estas noções só existem onde há uma orientação gravitacional, onde as coisas "caem" "para baixo", onde um esforço contra a gravidade é sempre "para cima", mas se você está em uma nave, nada disso faz mais sentido. Você se encontra flutuando, não há uma força gravitacional resultante perceptível, algum lugar para onde você estaria "caindo".
Respondendo à tua pergunta, olhe para a Lua e me diz, qual o lado de baixo da Lua? Não existe. Se você se deitar no chão para olhar a Lua, o "lado de baixo" será para onde os teus pés estiverem apontando, bastando girar o corpo para mudar a posição do "de baixo".
É a mesma coisa se você estiver na Lua, olhando para a Terra: não há um lado "de baixo".
Sobre os planetas, eles estão todos aproximadamente no mesmo plano, chamado de eclíptica. Isto não acontece por acaso, mas por que todos eles se originaram de um mesmo disco de matéria que sofreu processos de aglomeração ou acreção de matéria: partículas pequenas se associavam para formar partículas maiores, e estas se associavam para formar partículas ainda maiores, até que todas as partículas livres da redondeza estavam capturadas, e o planeta estava formado.
2007-05-28 08:57:25
·
answer #4
·
answered by Sr Americo 7
·
1⤊
0⤋
Se você estiver na Lua, seu pequeno campo gravitacional se encarregará de informar ao seu sistema vestibular (seu sistema de equilíbrio) que o centro da Lua está para "baixo" e você verá a Terra flutuando acima de você no espaço.
2007-05-28 07:39:15
·
answer #5
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
1⤊
0⤋
No espaço não temos mais a noção de para cima, para baixo, subir, descer, horizontal, vertical. Isso tudo só vale onde existe gravidade evidente, como por exemplo, na superfície da Terra ou da Lua. Se você olhar o Sistema Solar a partir do espaço, você é quem vai decidir como quer perceber os planos das órbitas planetárias: horizontais, verticais ou inclinados. Tudo depende de como você estiver olhando. Basta girar seu corpo adequadamente para poder dizer que aqueles planos mudaram de horizontais para verticais, por exemplo (pela sua opinião, somente na aparência, não de fato).
Desenhe o Sistema Solar sobre uma mesa. Você quase que pode fazer isso com perfeição, porque os planos orbitais dos oito planetas são próximos entre si (a órbita de Plutão já fica bem fora da mesa). Considerando a mesa na horizontal, imagino que você esteja querendo dizer que "abaixo" da Terra seja abaixo da mesa. É isso? Se for, você não vai encontrar os planetas por lá, porque eles estão rolando praticamente na mesa, nem muito acima nem muito abaixo dela. Você encontrará alguns asteróides e cometas com órbitas bem fora da mesa. Muito mais longe da mesa, você encontrará as estrelas, em todas as direções. De acordo com essa idéia, as estrelas que ficam "abaixo" da Terra são as das constelações do Hemisfério Sul.
Na verdade, para quem está na Terra, para baixo significa para dentro da Terra e para cima significa para fora da Terra. Sendo assim, poderíamos dizer que a parte de baixo da Terra é a parte de dentro, enquanto a parte de cima é a superfície onde vivemos. Acima da superfície (fora da Terra) temos o espaço sideral.
.
2007-05-28 20:50:05
·
answer #6
·
answered by Tau Ceti 5
·
0⤊
0⤋
Já que não responderam o que você perguntou, eu tomei a liberdade.
Se você estiver na lua e olhar para a Terra verá as mesmas estrelas e astros que costuma ver daqui pois a Terra e a lua giram uma em volta da outra no mesmo plano, acompanhando o deslocamento do sol na Galáxia.
2007-05-28 20:07:26
·
answer #7
·
answered by jp 7
·
0⤊
0⤋