.
Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos ou jardineiras, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que a Fortuna cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.
Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em Fósforo ( 4-14-8), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.
A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.
Mesmo não estando florida, a Fortuna é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.
Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de Fortunas, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.
2007-05-27 03:51:33
·
answer #1
·
answered by Xulliann 6
·
0⤊
0⤋
Escolha um canto da sua jardineira, e coloque as cascas de legumes e frutas que vc consome emcasa, misture sempre com a terra que já estiver lá, depois de têes meses essa terra estar´adubada de forma excelente.
Você pode ir misturando essa terra em porções no seu jardim, olha suas flores vão ficar lindas, esse processo demora um pouco, mas depois q vc começar, vai fazer disso um habito sua terra vai ficar sempre muito bem adubada.
2007-05-27 13:28:06
·
answer #2
·
answered by Regina R 6
·
0⤊
0⤋