Como também não sabia te explicar, dei uma pesquisada:
"Ele (obs: Sócrates) achava que o filósofo é aquele que admite não entender inúmera coisas, e que se aflige com isso. Nesse sentido, o filósofo ainda é mais sábio do que aqueles que se orgulham do conhecimento que têm das coisas sobre as quais, na verdade, nada sabem. Sócrates declarou: 'Só sei que nada sei'."
"Partindo da consciência da própria ignorância ("Só sei que nada sei"), utilizava como método não a exposição, mas a dialética (aqui com o sentido de arte do diálogo e da discussão), que podia assumir duas formas distintas:
-a ironia socrática, com a qual alegava ignorância em assuntos de que os outros se julgavam profundos conhecedores, apenas para demolir suas opiniões, levando o interlocutor à contradição e, desse modo, a purificar o espírito de idéias falsas e preconceitos. Ao se passar por ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usar o senso comum. Ele não hesitava em agir desse modo na praça da cidade;
-e a maiêutica (arte de partejar os espíritos, numa alusão à profissão materna), pela qual Sócrates auxiliava o interlocutor a encontrar a resposta por meio de um trabalho de reflexão; em outras palavras, Sócrates via como sua tarefa ajudar as pessoas a "dar à luz" a compreensão correta, uma vez que o verdadeiro entendimento deve vir do interior. Ele não pode ser transmitido por outra pessoa. E só o entendimento que vem de dentro pode levar ao verdadeiro conhecimento.
2007-05-21 13:25:27
·
answer #1
·
answered by Amy Hsu 3
·
0⤊
0⤋
Acho que ele quis dizer que mesmo com tudo o que ele sabia, faltava muito.ele ainda tinha muito pra aprender, e ele sabia disso.
=D
2007-05-22 12:34:30
·
answer #2
·
answered by _Beatriz_ 2
·
0⤊
0⤋
Não significa que ele não soubesse nada, mas sim que o seu conhecimento era muito pouco em relação ao que é possível conhecer.( o nada significa quase nada) Ele tinha consciência de que o conhecimento é inesgotável. Ninguem jamais conseguirá um dia saber tudo perfeitamente sobre o mundo em geral.
2007-05-21 22:56:19
·
answer #3
·
answered by melao3 7
·
0⤊
0⤋
Ele quis comunicar que nós, os seres humanos, nada sabemos em relação às principais coisas de nossa existência.
Isto há mais de 2000 anos!
E continuamos na mesma: não sabemos, com certeza, de onde viemos e para onde vamos, ou nem se vamos realmente; não conseguimos saber exatamente o que representa os nossos sonhos (quando estamos dormindo); não sabemos, com certeza, se somos uma evolução das espécies ou se fomos criados; não sabemos se existe um Criador de Todas as Coisas ou se o mundo é obra do acaso; etc, etc, etc.
2007-05-21 21:18:20
·
answer #4
·
answered by Eliphas C. Castro 5
·
0⤊
0⤋
Que todo o conhecimento que ele tinha, e todo o conhecimento que ainda poderia adquirir ao longo da sua vida, era fatalmente tão pouco em relação à totalidade das coisas que haviam para serem aprendidas, que torna-se quase nada... ou realmente... nada!
2007-05-21 21:07:49
·
answer #5
·
answered by T.a.T.y. 7
·
1⤊
1⤋
Um resumo pra você:
Partindo da consciência da própria ignorância ("Só sei que nada sei"), utilizava como método não a exposição, mas a dialética (aqui com o sentido de arte do diálogo e da discussão), que podia assumir duas formas distintas:
a ironia socrática, com a qual alegava ignorância em assuntos de que os outros se julgavam profundos conhecedores, apenas para demolir suas opiniões, levando o interlocutor à contradição e, desse modo, a purificar o espírito de idéias falsas e preconceitos. Ao se passar por ignorante, Sócrates obrigava as pessoas a usar o senso comum. Ele não hesitava em agir desse modo na praça da cidade;
e a maiêutica (arte de partejar os espíritos, numa alusão à profissão materna), pela qual Sócrates auxiliava o interlocutor a encontrar a resposta por meio de um trabalho de reflexão; em outras palavras, Sócrates via como sua tarefa ajudar as pessoas a "dar à luz" a compreensão correta, uma vez que o verdadeiro entendimento deve vir do interior. Ele não pode ser transmitido por outra pessoa. E só o entendimento que vem de dentro pode levar ao verdadeiro conhecimento.
Veja a história dessa frase na íntegra no site
http://www.geocities.com/philosophiaonline/800x600/pensadores/socrates.htm
Ou então em
www.espacoacademico.com.br
Ou ainda:
www.consciencia.org/socrates.shtml
www.filosofiavirtual.pro.br/socrates.htm
Espero ter ajudado
Beijão e Té+
2007-05-21 20:43:52
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ele disse isso porque mesmo tendo um nível elevado de cultura, ainda tinha muita coisa para aprender.
2007-05-21 20:34:15
·
answer #7
·
answered by Anildo 6
·
0⤊
0⤋
Era uma maneira de iniciar as suas aulas demonstrando que embora fosse ele tido como grande sábio, para que seus alunos entendessem que seus conhecimentos embora maiores que da maioria, diante do mundo que havia e há para ser descoberto e entendido, tudo que ele sabia era nada.
2007-05-21 20:31:27
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ele como grande erudito que era apenas reconheceu a sua ignorancia. viu que quanto mais buiscava o conehcimento, mais limitado como ser jhumano ele era. assim, reconhceeu que nada sabia e ests era a sua unica certeza.
2007-05-21 20:29:38
·
answer #9
·
answered by Braga Rei 4
·
0⤊
0⤋
ele quis dizer que mesmo sendo um filósofo muito importante e inteligente eu não tinha respostas pra todas as perguntas,não sabia todas as coisas.
na opnião dele as pessoas tinham que pensar mais,tentar resolver seus problemas sem incomodar a vida alheia,seria como um incentivo pars as outras pessoas.
2007-05-21 20:24:34
·
answer #10
·
answered by vanessa parker 2
·
0⤊
0⤋