.
A Phalaenopsis se adapta bem em substratos ricos em casca de madeira e xaxim (este último, proibido por lei. Está sendo feito atualmente o uso de fibra da casca do coco). O carvão vegetal e os musgos (ou espumas artificias para reter a umidade) também estão presentes. Uma vez ao mês, pode ser feito uso de fertilizante NPK 10:10:10, numa pequena porção em uma colher de café para um litro de água.
Plantas floridas ou com suas raízes ainda não adaptadas ao vaso não devem receber estes fertilizantes. A Phalaenopsis deve ter sua haste cortada acima do terceiro "nó", após as flores murcharem. Esta poda deve ser realizada com tesoura esterilizada.
A poda deve ser feita na haste, após o terceiro nó, numa altura aproximada de 20 centímetros. Uma vez ao a Phalaenopsis emite cachos de até 12 flores, se bem cuidada. Suas flores têm muita durabilidade e resistência, persistindo por três ou cinco semanas antes de murcharem. Após a poda da haste, a Phalaenopsis pode voltar a dar novos cachos ainda no mesmo ano, numa ramificação.
2007-05-25 06:46:39
·
answer #1
·
answered by Xulliann 6
·
0⤊
0⤋
Luminosidade
Ao receber sua planta, retire-a da embalagem plástica e coloque-a em um local bem iluminado e bem ventilado, de preferência onde a planta possa receber o sol da manhã. Quando a planta está sem flores, é preferível deixá-la na área ou no jardim num lugar bem protegido do sol do meio dia (por exemplo: de baixo de uma árvore).
Quando a terra do vaso se decompuser totalmente e ficar fina, as raízes não terão como se desenvolver no interior do vaso, fazendo com que a planta fique solta. Neste caso pode ser interessante replantá-la dentro de um vaso do mesmo tamanho (por exemplo: vaso de xaxim) ou então colocar a sua orquídea no tronco de uma árvore. Lembramos que para isso é preciso amarrá-la junto ao tronco usando musgo ou xaxim, até que se formem novas raízes que se prendam à árvore. Este processo e fixação pode demorar até um ano.
Irrigação e Adubação
A Phalaenopsis em seu habitat natural só recebe água de chuva, orvalho e minerais que descem da casca da árvore, ou são liberados pela decomposição de folhas e outras matérias orgânicas que ficam por perto da planta. Isto significa que na natureza a planta recebe pouco adubo; por esta razão, não necessita de muita adubação nem muita água em cultivo doméstico. A rega deve ser feita a cada 15 dias quando o vaso está bem leve. Colocá-la na chuva é um processo de rega mais natural. Depois de regar retire o excesso de água do pratinho da planta para que as raízes não fiquem danificadas ou até mesmo venham a apodrecer.
Recomendamos adubar uma vez por mês, da seguinte forma:
1 colher (café) de adubo mineral dissolvida em 1 litro de água de chuva ou mineral; em caso da água clorada , ferver para eliminar o excesso de cloro e deixar esfriar.
Pode ser dado também adubo orgânico, como torta de mamona, que pode ser colocado sobre o vaso 1 vez por ano (1 colher de chá de adubo por vaso). Cuidado com a torta de mamona caso tenha animais domésticos em casa ou crianças pequenas, pois é prejudicial à saúde caso ingerida.. Assim sendo coloque a torta de mamona abaixo de uma camada de terra.
Quando observamos a Phalaenopsis, podemos ver que ela possui raízes grossas e esverdeadas, compostas por uma parte fina interna que transporta a água e outra externa formada por um material espongiforme, que, mesmo estando quebrado, não prejudica o funcionamento da raíz; sua cor verde serve para absorver luz e auxiliar as folhas na fotossíntese. Este material tem a capacidade de absorver rapidamente a água em caso de chuva ou orvalho forte, para depois aos poucos passá-la para a planta.
Florada
Quando as flores murcharem, corte a haste deixando uns 20 cm na planta: pode sair outro cacho de flores na haste, ainda no mesmo ano. Também pode sair da planta outra haste no próximo ano.
Pragas e Doenças
A Phapaenopsis é uma orquídea muito resistente, porém pode ser atacada por vários tipos de pragas ou doenças. Uma praga muito comum é a cochonilha. Existem muitos tipos de cochonilhas e sua descrição varia de manchas brancas , parecendo pedacinhos de algodão, até pequenas cascas de 2 a 3 mm de diâmetro. Estas cascas servem como proteção para os bichinhos; por isso as cochonilhas são difíceis de combater. Uma receita caseira muito simples é a aplicação de álcool puro diretamente nas cascas. Para isto utilize um pincel e passe apenas no local infestado uma vez por semana até eliminar totalmente a praga. Para saber se os bichos ainda estão vivos, basta apertar levemente com a unha sobre a casca.
Existem vários fungos e bactérias que podem afetar a orquídea. Alguns apenas provocam manchas nas folhas, outros atacam as raízes ou o caule da planta. Geralmente não é possível curar estas doenças, porém existem várias maneiras de prevenção, sendo que uma das mais importantes e eficazes é não exagerar na água.
2007-05-21 09:27:30
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
2⤊
1⤋
Encontrei este curso completo de como cultivar orquideas,veja ai se te ajuda:
http://bit.ly/2hMXtpQ
2017-01-03 14:46:38
·
answer #3
·
answered by claudio 1
·
0⤊
0⤋
eu gosto de usar adubo foliar quando eu quero flores eu as coloco na sala debaixo do arcondicionado temperatura de 16 a 18 graus por tres meses e elas dao flores muito exuberantes o proceso deve ser feito a noite se quiser coloque as dentro da geladeira na parte das verduras
2014-12-18 09:35:16
·
answer #4
·
answered by Felipe 1
·
0⤊
0⤋
Arcanja, tenho dessa orquídea, e muitas outras espécies. Eu
as coloco no tronco de uma árvore que tenho no jardim. A Phalaenópsis está quase sempre com flores. Costumo cortar o caule bem perto de um nó, e logo em seguida ela solta outro cacho de flores. As orquídeas não gostam de sol direto e nem de muita água.
2007-05-23 15:23:31
·
answer #5
·
answered by Joanna 5
·
1⤊
1⤋