Bom, posso esclarecer um pouco as coisas aqui?
Primeiro, a reivindicação principal não é sobre as moradias, e sim sobre o decreto do Serra.
quanto a fazer greve, isso não é uma reivindicação para aumentar salário, e alunos da usp não podem ser "demitidos" por fazer greve.
A ocupação da reitoria aconteceu pelos reitores não comparecerem às reuniões com os alunos, não dando oportunidade a eles de se manifestar de algum modo. Sendo assim se viu mais viável causar alguma repercussão na mídia, para tentar atingir a reitoria e o governo. Nada do que eles estão fazendo foi na base da pancadaria, e nada feito foi um crime.
Os alunos ainda estão deixando os funcionários essenciais para o funcionamento da universidade entrar na reitoria, mas infelizmente eles não estão indo trabalhar, para que assim os alunos fossem mal vistos.
a Globo, Veja, e a mídia em geral está manipulando todas as informações que saem da universidade, dando aos alunos a impressão de vilões da história.
agora, o ponto mais importante, o decreto:
O decreto prevê que o governo precisa assinar para aprovar onde o dinheiro da usp será usado, e prevê também que o dinheiro aplicado em pesquisas deverão ser apenas para o que é chamado de Pesquisa Operacional, ou seja, será aplicado apenas em pesquisas que retornam dinheiro imediatamente.
E onde isso afeta?
isso afeta os alunos e professores da biomedicina, biologia, matemática, estatística, física, etc... etc.... que fazem pesquisas normais, na própria área de estudo, mas que não pode ser aplicado imediatamente, prejudicando as suas pesquisas e todo o meio acadêmico.
tá, e que o Brasil tem a ver com isso?
Simples, essa medida faz com que tenhamos mais dinheiro imediatamente, mas fará com que no futuro fiquemos tecnologicamente atrasados, nosso conhecimento acadêmico será ridículo perto dos outros países, tendo que estar sempre comprando tecnologia dos outros países... Ou seja, voltaremos à condição de colônia, onde exportaremos os gênios que eventualmente nascem no Brasil (matéria prima) e compraremos o produto feito por eles!
acredito que o povo que diz ser contra a ocupação da reitoria não tem muita noção do que está acontecendo.
Se o governo e a reitoria não querem ouvir os alunos, apoio sim os meios tomados para chamar atenção, pois se trata de um assunto muito importante para ser assim deixado para fazer de qualquer jeito. Só para conseguir um pouco mais de dinheiro.
2007-05-22 10:19:10
·
answer #1
·
answered by tadashi m 3
·
1⤊
0⤋
Pelo que ouço na tv, net e no jornal acredito que a greve é justa sim, que a vergonha é ser somente poucos os estudantes a lutarem pelos seus direitos, muitos entram na universidade e acham que ela é so sala de aula, a universidade serve para forma cidadãos.
Quanto ao controle dos gastos da universidade, para isso existe o Tribunal de Contas da União ou o Tribunal de Contas do Estado que fiscalizam os gastos públicos, além de ter o Ministério Público que pode agir caso seja denunciado alguma irregularidade.
So acho que essa luta esta mostrando a força dos estudantes que não calam ao verem injustiças e poderes ditatoriais que agem sem perguntar a parte interessada o que ela tem a opinar sobre o assunto, que nesse caso é os estudantes.
Vergonhoso a FALTA das entidades estudantis nacionais que so sabem vender carteirinha não estar junto nesse ato.
2007-05-25 00:53:57
·
answer #2
·
answered by Procopio 1
·
1⤊
0⤋
sou a favor de que as coisas devam ser resolvidas pra não chegar a esse ponto. as universidades deveriam estar lutando por ranking não por cadeiradas na reitoria
2007-05-25 00:28:33
·
answer #3
·
answered by didi_767 6
·
1⤊
0⤋
A favor da corrupção? Eles estão lutando pela independência da Universidade e sua qualidade.
Se você se sente insultado por corrupção, procure no orçamento de obras públicas e reclame, ou nos deputados que aprovam um singelo aumento de 28% em um salário já inflado, para não trabalhar todos os dias (isso sem falar nos benefícios que recebem), ou quem sabe com o filho do nosso presidente que passou de monitor de zoológico para milionário repentinamente, não professores que querem um aumento de 3% no salário infímo que recebem para trabalhar o triplo do que os deputados.
A Universidade só quer ter a independência de poder gastar seu dinheiro sem ter que dar ouvidos à interesses do governo, o que prejudicaria a pesquisa. Se quiser achar algum lugar para gritar corrupção tem muito nesse país, procure um legítimo para chatear.
Estudantes em prol da corrupção? Tenha dó! Em prol da Universidade, da qualidade de ensino e da independência da pesquisa.
2007-05-24 07:46:05
·
answer #4
·
answered by Bruno A 1
·
1⤊
0⤋
Sim, não concordamos com o decreto do Governador, que entre outras coisas, restringe o apoio ao financiamento de pesquisas acadêmicas na área social, priorizando apenas o produto tecnológico.
Quanto às revoltas, a repressão feita aos alunos é explícita.
Se a Universidade Pública deixar de fomentar o pensamento crítico, qual a razão de ser Pública?
2007-05-24 05:50:54
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Apoio em gênero, número e grau, eles estão certíssimos, os estudantes precisam lutar por um futuro de qualidade e isso começa com educação livre e pública. Acho ótimo a paralisação dos professores no mesmo momento, isso aproxima os movimentos sociais e engrandece o debate... O povo precisa dizer não a política medíocre do governador José Serra e a essa corja de Tucanos que inferniza a cidade... Viva a liberdade e a informação...
2007-05-24 05:34:33
·
answer #6
·
answered by hannahb_oliveira 1
·
1⤊
0⤋
SIM, esta é uma resposta merecida por este governo sem rumo que tem como líder alguém que não pensa no Estado mas sim nas próximas eleições presidenciais, José Serra é um mentiroso e engana todo povo paulista, como Alckimin que sucateou as Unesp's o Serra quer sucatear a USP e depois a UNICAMP e depois vende-las ao capital estrangeiro ou entrega-las de presente aos tucanos que cobrarão altas mensalidades como se fez com o ensino médio e fundamental, tem deputado tucano que acabou com as escolas públicas e hoje é um dos maiores donos de escolas particulares.
Resistam até a morte nobres estudantes, se não este novo Médici que é o Serra vai começar prender e torturar estudantes e não sigam seu vergonhoso exemplo não se escondam no CHILE, resistam no Brasil.Até a vitória sempre!!!!
2007-05-24 04:11:56
·
answer #7
·
answered by Renato C 2
·
1⤊
0⤋
Concordo com nosso amigo tadashi. E dou voto aos alunos da USP que estão lutando pelo que é direito deles, independente se são de classe media ou não. A luta para conseguir um lugar melhor no trabalho ou faculdade é igual pra todos, a grande diferença é a determinação que cada um tem dentro de si. Generalizar dizendo que os alunos não poderiam fazer dessa maneira, que são um bando de desocupados, é a mesma coisa de dizer que nosso país é um lixo. Visto que, em toda a historia da humanidade ouve momentos em que só a ação violenta conseguiu mudar um país ou uma situação. O modo violento que eles encontraram foi utilizando a mídia, que é simplesmente a melhor arma hoje em dia para desarticular uma sociedade inteira, ou até mesmo causar pânico em larga escala, um exemplo que temos é o próprio ataque do PCC. Estes alunos estão agindo de forma inteligente, pena que o interesse esta sempre do lado de quem tem dinheiro e poder
2007-05-24 04:11:44
·
answer #8
·
answered by Thiago D 2
·
1⤊
0⤋
Eu não acho certo qualquer tipo de invasão, pois há outras formas de fazer reenvidicação,no caso da Usp até funcioná-
rios estão participando e fazendo barricadas com moveis da
própria Universidade também cabe aos nosso governantes
dotar melhor as nossas Universidades.
2007-05-22 09:34:20
·
answer #9
·
answered by Tadeu Fernando 1
·
1⤊
0⤋
Abel tu tem cara que faz USP ou uma Universidade Pública.
n/ estou acompanhando de perto + acho que se estão reivindicando algo é justo.Respeito essa turma da USP, e se é justo o que estão pedindo, tenham fé em Deus que será concedido.Até + e boas aulas aluno de Univ. Pública( tem cara).
2007-05-20 17:39:57
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋