Surfactantes são substâncias que atuam à superfície do líquido reduzindo-lhe a tensão superficial; (a tensão superficial é devida ao balanço de forças entre moléculas na superfície do líquido).
O surfactante pulmonar é uma mistura de substâncias, principalmente fosfolípides e proteínas específicas, que reveste a camada interna dos alvéolos e com capacidade de diminuir a tensão superficial do pulmão. Esta atividade que diminui a tensão superficial é essencial para estabilizar os alvéolos e evitar o colabamento ao final da expiração, de tal forma que é possível a manutenção adequada da troca gasosa durante o ciclo ventilatório.
A deficiência de surfactante pulmonar, seja qual for a causa, acarreta insuficiência respiratória grave em crianças pré-termo e é conhecida como Síndrome do Desconforto Respiratório (Respiratory Distress Syndrome – SDR) ou Doença da Membrana Hialina (Hyaline Membrane Disease – HMD). A SDR é a causa principal da mortalidade e morbidade aguda no recém-nascido pré-termo e pode ser responsável por seqüelas respiratórias e neurológicas a longo prazo.
2007-05-19 01:38:22
·
answer #1
·
answered by #CURIOSA# 3
·
2⤊
0⤋
sabao
2007-05-24 13:25:19
·
answer #2
·
answered by Leon 7
·
0⤊
0⤋
Os surfactantes são substâncias tensoativas, compostas por moléculas grandes, ligeiramente solúveis na água. Causam espuma nos corpos de água onde são lançadas, tendendo a manter-se na interface ar-água. Até 1965, os surfactantes presentes nos detergentes sintéticos não eram biodegradávéis. Depois dessa data, iniciou-se o desenvolvimento de substâncias biodegradáveis que diminuem o impacto de seus resíduos no meio ambiente.
São exemplos dessa categoria o Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio e o Dodecilbenzeno Sulfonato de Sódio, bastante utilizados em detergentes líquidos e limpadores multiuso.
Segundo o executivo da Kosmocience embora, evidencia-se a agressividade desses insumos para a pele humana, tanto que seu uso é indicado para segmento institucional, como pisos, vidros e móveis, eles também são utilizados em menor quantidade em sabonetes líquidos, creme dental e xampus.
2007-05-21 14:57:42
·
answer #3
·
answered by angel 3
·
0⤊
0⤋
Os surfactantes((do inglês surface active agents) são moléculas anfipáticas constituídas de uma porção hidrofóbica e uma porção hidrofílica. A porção apolar e freqüentemente uma cadeia hidrocarbonada enquanto a porção polar pode ser iônica (aniônica ou catiônica), não-iônica ou anfóterica. A presença de grupos hidrofílicos e hidrofóbicos na mesma molécula, os surfactantes tendem a se distribuir nas interfaces entre fases fluidas com diferentes graus de polaridade (água/óleo e óleo/água). A formação de um filme molecular, ordenado nas interfaces, reduz a tensão interfacial e superficial sendo responsável pelas propriedades únicas dos surfactantes. Estas propriedades fazem os surfactantes serem adequados para um grande número de aplicações industriais entre elas destaca-se: detergência, emulsificação, lubrificação, capacidade espumante, capacidade molhante, solubilização e dispersão de fases.
A maior utilização dos surfactantes é na indústria de produtos de limpeza sabão e detergentes), petróleo, cosméticos e de produtos de higiene.
Vários compostos com propriedades tensoativos são sintetizados por organismos vivos: plantas, microorganismos, organismos humanos, sendo considerados surfactantes naturais.
Bjs.
2007-05-19 04:09:00
·
answer #4
·
answered by ♫♫ A Eremita ♫♫ 7
·
0⤊
0⤋
Surfactantes ou tensoativos são compostos orgânicos, constituídos por moléculas anfifílicas contendo partes polares (cabeça) e apolares (cauda), com propriedades de
atividade superficial, resultado da adsorção destes compostos na superfície de líquidos ou na interface entre dois líquidos imiscíveis.
2007-05-19 03:47:16
·
answer #5
·
answered by *ღ Déa ღ* 6
·
0⤊
0⤋
baghs
2007-05-19 01:16:13
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋