English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

A orquestra filarmônica é sustentda por uma empresa privada e a sinfônica é sustentada por uma instituição pública.
Isso não faz diferença nas músicas

2007-05-15 06:49:20 · answer #1 · answered by Joutmaster 2 · 0 0

Boa pergunta.
Philarmônica é patrocinada por uma instituição privada, particular, como a Philarmônica de Berlim (diga-se de passagem é a melhor orquestra do mundo).

E a orquestra Sinfônica é patrocinada por orgãos públicos,governo, como por exemplo a orquestra sinfônica de São Paulo, que a melhor do Brasil!

Um abraço!

2007-05-15 13:56:31 · answer #2 · answered by Ana 3 · 0 0

A origem da palavra orquestra está no vocabulário grego. ORKHESTRA queria dizer "lugar destinado à dança".
No século V a.c., os espetáculos eram encenados em anfiteatros ao ar livre e "orquestra" era o espaço situado imediatamente em frente à área principal de representação, que se destinava às evoluções do coro, que cantava e dançava. Também nesta área ficavam os músicos instrumentistas.
Séculos depois, mais propriamente no início do século XVII, na Itália, as primeiras óperas começaram a ser executadas. Como eram imitações dos dramas gregos, o espaço entre o palco e o público, destinado aos músicos instrumentistas, também ficou conhecido como "orquestra". Daí a se batizar o grupo de músicos como ORQUESTRA não demorou muito.
Nos dias de hoje, usamos a palavra ORQUESTRA para designar um grupo de instrumentos que tocam juntos. O número de instrumentos pode variar entre um grande número (ORQUESTRA SINFÔNICA) e um grupo reduzido (ORQUESTRA DE CÂMARA).
O que determina o número de instrumentos é a combinação orquestral pensada pelo compositor para expressar suas idéias musicais e podem ser as mais variadas possíveis.


E a filarmônica?

Bem, uma orquestra FILARMÔNICA, na sua origem, em nada difere de uma SINFÔNICA quanto à quantidade de instrumentistas. As duas se diferem apenas na sua natureza, pois as FILARMÔNICAS eram orquestras mantidas por grupos de admiradores, enquanto as SINFÔNICAS são orquestras mantidas pela iniciativa privada ou governamental.
Sinceramente, hoje não se pode dizer no Brasil que haja uma orquestra filarmônica, pois todas, sem exceção, dependem do auxílio seja da iniciativa privada, seja dos governos municipal, estadual ou federal.

2007-05-15 13:55:07 · answer #3 · answered by Jsanca 6 · 0 0

Na prática nenhuma, mas oficialmente a orquestra filarmonica tem patrocinio de empresas ou pessoas, enquanto a sinfônica é totalmente estatal, ou seja os músicos e maestros são funcionários do Estado

2007-05-15 13:53:42 · answer #4 · answered by Fernando Messina 7 · 0 0

Uma orquestra é um agrupamento instrumental utilizado sobretudo para a reprodução de música erudita. A pequenas orquestras dá-se o nome de orquestras de câmara.


A grande orquestraA orquestras completas dá-se o nome de orquestras sinfónicas ou orquestras filarmónicas; embora estes sufixos não especifiquem nenhuma diferença no que toca à constituição instrumental ou ao papel da mesma, podem revelar-se úteis para distinguir orquestras de uma mesma cidade. Na verdade, esses sufixos denotam a maneira que é sustentada a orquestra. A orquestra filarmônica é sustentada por uma instituição privada, ficando assim a sinfônica mantida por uma intituição pública. Uma orquestra terá, tipicamente, mais de oitenta músicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuação esse número seja ajustado em função da obra reproduzida. Nalguns casos, uma orquestra pode incluir músicos freelancers para tocar instrumentos específicos que não compõem o conjunto oficial: por exemplo, nem todas as orquestras têm um harpista.

Uma orquestra sinfónica dispõe quatro grupos de instrumentos:

as cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas, piano)
as madeiras (flautas, flautins, oboés, corne-inglês, clarinetes, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes)
os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas)
a percussão (tímpanos, triângulo, caixas, bumbo, pratos, carrilhão sinfonico, etc.)

Entre estes grupos de instrumentos e em cada um deles existe uma hierarquia implicitamente aceita. Cada secção (ou grupo de instrumentos) provê um solista (ou principal) que será o protagonista dos solos e da liderança do grupo. Os violinos são divididos em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos — o que pressupõe dois principais. O principal dos primeiros violinos é designado como líder, não só de toda a secção de cordas mas de toda a orquestra, subordinado unicamente ao maestro. Nos metais, o principal dos trombones é o líder, enquanto que nas madeiras é o principal do oboé.





A orquestra de câmaraActualmente, as orquestras são conduzidas por um maestro, embora não fosse assim com as orquestras originais, sendo a condução responsabilidade do líder de orquestra. Também noutros casos não existe maestro: em orquestras pequenas, ou em reproduções realistas de música barroca.

2007-05-15 13:53:04 · answer #5 · answered by Vaan 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers