Você tem todo o DIREITO à sua história e à história do país em que nasceu. Conhecer a história passada é evitar repetir os erros. Por isso TODOS os arquivos da ditadura militar devem ser urgentemente abertos, um direito do povo.
Eu denunciaria, sim, um vizinho que tenha sido um torturador e assassino, fosse ele um militar ou fosse um dos médicos que ajudaram na tortura, como o Almicar Lobo, por exemplo. É um direito.
E as pessoas tem que fazer uso dos seus direitos e do que está na Constituição.
Não ligue para as respostas dos direitistas e dos reacionários, são pessoas desesperadas daqui do YR, eles estão morrendo de medo da abertura dos arquivos, que ocorrerá, basta uma canetada do Lula. Há excelentes recentes filmes, além do Pra Frente Brasil, que você deveria ver:
"Batismo de Sangue"
"O Dia em que meus pais sairam de férias"
"Hércules 56" e vários outros. A família dos Desaparecidos Políticos tem direitos aos restos mortais dos seus filhos e filhas e de indenização. Veja também os seguintes e excelentes sites:
http://www.torturanuncamais.org.br/mtnm_tes/tes.htm
http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/ceciliacoimbra/cecilia.html
http://www.desaparecidospoliticos.org.br/
e leia o excelente e esclarecedor livro de Jacob Goronder -
Combate nas Trevas - A Esquerda Brasileira: das ilusões perdidas a luta armada
Não acredite também nessa visão da Anistia. A Lei da Anistia NUNCA colocou que torturadores e assassinos militares estariam impunes! Essa é uma visão errada e atrasada. Portanto, é perfeitamente cabivel ações na Justiça pedindo reparações e indenizações, bem como é perfeitamente justo e é um Direito seu saber a sua história e ensinar os seus filhos a não serem os torturadores do futuro.
Toda impunidade tem que ser combatida duramente.Obrigado!
2007-05-14 23:58:20
·
answer #1
·
answered by aguieiras2002 5
·
1⤊
1⤋
Brasileiro é tão bonzinho, por isso que esse país está na mão da bandidagem, eu vivi naquela época e estou vivo, não sofri nenhuma represália, por que não me meti a besta,fiquei na minha. Se tivesse um vizinho torturador, lhe daria uma medalha com todo o louvor, por ter eliminado um monte de sem vergonha, os sobreviventes estão aí, enchendo o nosso saco, até hoje.
2007-05-15 07:39:51
·
answer #2
·
answered by bacana 5
·
3⤊
0⤋
primeiro eu denunciaria (em anonimato),e se caso naum prendessem eu mudaria de casa!
2007-05-15 03:58:26
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
O que voce faria se souber que o seu vizinho e' viciado em drogas, comercializa drogas, rouba e pode ser ate' um assassino?
Falar e' facil! Agora esse povo tem agora uma geracao covarde onde a bandidagem tomou conta do pais e ninguem faz nada. A nao ser as milicias que foram super criticadas.
2007-05-15 03:26:20
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
eu denunciaria,mas me parece que não adiantaria,porque quando foi dada a anistia foram incluídos os torturadores, a anistia foi elaborada de forma ampla,geral e irrestrita na época,tipo o ""pau que dá em Chico dá em Francisco"" entendeu.Se os torturadores fossem julgados os torturados também teriam que ser por terrorismo,seqüestro etc,foi essa a visão passada pelo governo na época ok........inclusive o governo que concedeu a anistia ainda era militar,talvez por isso tenha sido dessa forma......
2007-05-14 21:53:24
·
answer #5
·
answered by chuva 6
·
2⤊
0⤋
Não dá para fazer nada todos os criminosos daquela época foram anistiados, de ambos os lados, sendo alguns até eleitos, recebendo aposentadorias bastante polpudas; enquanto o povo em geral e principalmente os mais idosos precisam se CADASTRAR no INSS para eventualmente poderem REQUERER a graça de TALVEZ receberem um salário mínimo, DAQUI A ALGUNS ANOS.
Me refiro aos que por lei completaram 60 anos para mulheres e 65 para os homens, e têm o direito de receber a aposentadoria por idade.
2007-05-15 01:26:45
·
answer #6
·
answered by EBAS 6
·
1⤊
0⤋
Existe uma lei chamada ANISTIA que superou e perdoou esta fase do pais,existem ex torturadores soltos e ex terroristas no poder,como dizia minha avó aguas passadas não movem o moinho.
2007-05-15 00:43:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sou do pensamento de nunca julgar ninguém pelo seu passado, o importante é o que a pessoa é no presente, como se comporta e como convive em sociedade.
2007-05-14 21:38:49
·
answer #8
·
answered by elibethkel 7
·
1⤊
0⤋
Meu caro Soneca.
A tua revolta decorrente das atrocidades do passado é louvável e te imputa compaixão pelos sofrimentos daquelss que se manifestaram politicamente contrários ao regime de ditadura e exceção.
Não tenha a menor dúvida que é lastimável o ocorrido e que se repete por várias vezes em nossa história.
Porém, nãok se esqueça, houve uma anistia geral para os que cometeram crimes políticos e para todos aqueles que violaram as regras de comportamento militar.
Em suma, nada você tem a fazer a não ser procurar esquecer o passado e não querer assumir um comportamento inadequado e precondeituoso diante de teus vizinhos militares.
Os torturadores foram poucos diante da imensa maioria. Além disso, se houve uma anistia ampla e irrestrita, acabou!
O julgamento da história existe sim, não se pode aceitar, mas, as penas já se foram.
Eles de certo já se sentem castigados se tiverem um mínimo de escrúpulo e compaixão pelo sofrimento daqueles que lutaram por nós.
E com essa lição no passado, vamos procurar fortalecer a democracia praticando de modo responsável as nossas atribuições não levando para as casas legislativas e administrativas qualquer pessoa. Assim como aconteceu nas elições últimas. Pessoas nefastas pra a democracia como Clodovil, Maluf, corruptos de toda ordem estão lá e isso não poderia mais acontecer.
Um Congresso frágil e nos moldes em que estamos vendo é passível de extinção e o aparecimento de poderosas forças que possam nos levar ao estado de ditadura. E ninguém quer isso.
Um abraço.
2007-05-14 20:53:21
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O que foi feito passou não trará aquelas vidas que se foram de volta o remorso estará dentro deles se fosse meus vizinhos cumprimentaria por educação simplesmente
2007-05-14 20:15:45
·
answer #10
·
answered by vera lucia b 6
·
1⤊
0⤋
Se eu tivesse certeza de q meu vizinho ou qq pessoa, velhinha ou mocinha, torturou alguém, passaria a ignorar sua existência.
Mas e daí q seus vizinhos são velhinhos militares? A imensa maioria dos velhinhos militares não torturou ninguém! Boa parte deles era a favor do governo voltar para as mãos dos civis!
2007-05-14 20:07:34
·
answer #11
·
answered by Betinha 7
·
1⤊
0⤋