Bela,
tente encontrar algum site de animais, pet de preferência. Procure lá se eles têm informações sobre o Canário do Reino... se não houver explicações prá isso, tente se comunicar com o Fale Conosco do site e explique... se tudo isso der errado, coooorra a um veterinário (acho que eles cuidam de aves tb, será?) Coitadinho do animal... Para fazer a busca, entre no www.google.com.br
Beijos e boa sorte!
2007-05-13 03:55:08
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ou esse pássaro está muito estressado pr estar prêso ou com alguma doença incomodando , leve- a uma consulta com veterinário de pássaros, isso com certeza está causando dores ao canário.
2007-05-14 02:44:47
·
answer #2
·
answered by Vilma 7
·
0⤊
0⤋
Este é um sintoma de extremo estresse, leve-o a um veterinário urgente ou a uma loja de pássaros em sua cidade rápido.
Leia:
AUTO-MUTILAÇÃO EM AVES
Resumidamente, iremos abordar as causas, prognóstico, tratamento e a prevenção da auto-mutilação em aves de cativeiro.
A auto-mutilação não é uma doença exclusiva das aves, pelo contrário, ela ocorre em outras espécies e normalmente está relacionada com transtornos psicológicos. No homem, por exemplo, ela se manifesta através do hábito de roer unhas; nos cães, a dermatite por lambedura é um bom exemplo de auto-mutilação. Auto-mutilação é uma doença bastante comum em aves, principalmente nos psitaciformes (araras, papagaios, agapornis, etc). Ela se caracteriza, como o próprio nome diz, pelo fato do animal se mutilar, principalmente com o bico, a princípio arrancando as próprias penas e posteriormente retirando pedaços da pele e da musculatura.
A causas da doença são: carências nutricionais, presença de ectoparasitas (piolho), estress (condições inadequadas de vida, solidão, perda de companheiro de longa data, morte do proprietário, mudança de ambiente, ansiedade, etc) além de outras causas, bastante discutidas, tais como: frustração sexual e processos alérgicos.
O prognóstico e o tratamento dependem, obviamente, da principal causa envolvida, visto que é uma doença multifatorial. No geral, o prognóstico é de bom a reservado, quando inicia-se o tratamento no começo do processo e de reservado a desfavorável quando animal já esta literalmente comendo pedaços do seu próprio corpo.
Com relação ao tratamento, o protocolo consiste em: correção alimentar e uso de polivitamínico, verificação de ectoparasitas (em caso positivo fazer tratamento; normalmente para piolhos, utiliza-se produtos à base de piretróides), uso de antibiótico de amplo espectro caso ocorrram dermatites ou soluções de continuidade na pele, se necessário. O uso de anti-histamínicos também é indicado.
O próximo passo do tratamento é verificar alterações psicológicos que levem o animal ao quadro de estress, patologia muito comum nas aves e animais silvestres, e de difícil tratamento visto que o estress é uma doença que está relacionado ao próprio encarceramento do animal.
Outra boa opção seria a colocação de colares elizabetanos (imobilização) no pescoço da ave, dificultando seu acesso às áreas afetadas. Esse colar permanece no pescoço do animal até a cura das feridas e do crescimento das penas, além do uso de medicamentos tópicos (locais) que inibam a auto-mutilação, como por exemplo, a aplicacão nas áreas afetadas de extrato de babosa (aloe vera), que por ser bastante amargo inibe o animal de se comer.
A última tentativa de melhora do processo de auto-mutilação, seria a utilização de fármacos psicotrópicos.
Enfim, é uma doença delicada, pois normalmente não tem causa física e sim psicológica. Prevenir ainda é o melhor caminho, por isso o correto é dar uma vida digna, na medida do possível, para a ave encarcerada. Temos que pensar na qualidade de vida destes animais.
2007-05-13 13:16:43
·
answer #3
·
answered by Andréa 3
·
0⤊
0⤋
Amiguinho, o seu passaro está se suicidando de tristeza devolva-lhe liberdade e ele vai ser muito mais feliz!!!!
2007-05-13 05:16:30
·
answer #4
·
answered by JOana 5
·
0⤊
0⤋
Coloque uma faicha no pé dele e depois coloque uma coisa durra para que ele não temte tirar a faixa.Mais para ele comer o pé dele tenqueter augum motivo, pode ser pulga, se for pulga deixa ele comer o pé dele é ele que vai ficar sem pé não vc, é ele que vai sentir fauta do pé dele.
2007-05-13 04:06:19
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ele pode estar com mico se vá na casa de rações que eles indicam o remédio para você passar nos pés dele
2007-05-13 03:58:23
·
answer #6
·
answered by vera lucia b 6
·
0⤊
0⤋
Que é q vc tá esperando?
Corre pra um veterinario!
2007-05-13 03:56:37
·
answer #7
·
answered by Rachel 2
·
0⤊
0⤋
Já pensou em dar comida pra ele,se continuar assim daqui há pouco ele vai se comer todinho,vai sobrar só o bico.
Coloca um pardal junto com ele,assim ele vai poder comer o pé do pardal e vai esquecer o dele.
2007-05-13 03:55:42
·
answer #8
·
answered by ====== 6
·
0⤊
0⤋
Sabe, é por diversos motivos que moro numa pequena cidade do interior. Não preciso ENGAIOLAR PÁSSAROS para poder admirá-los. Em lugar disso, posso ACOMPANHÁ-LOS da janela do meu quarto, do quintal e de tantos outros lugares.
Mas já que você e um número considerável de pessoas egoístas curtem ter um pássaro trancafiado (verdadeiro pecado! já que o habitat desses bichos é a imensidão do céu), DICA GRÁTIS: LEVE AO VETERINÁRIO
2007-05-13 03:53:20
·
answer #9
·
answered by Vicente 3
·
0⤊
0⤋
tem que dar um remedio que tem nas casa veterinarias proprio para o assunto! ou dar uma carne pra ele!
2007-05-13 03:51:13
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋