English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Depois do finito da dimensão do Universo?

2007-05-12 16:34:30 · 3 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

3 respostas

Oscar, deixa eu apresentar o Tarcisio Brito, o cara que acha que a Terra gira por que recebe energia negativa do espaço e energia positiva do Sol e por isto gira, que as estrelas são reflexos da luz do Sol, assim como as nebulosas, que as galáxias distantes são na verdade nebulosas próximas e os cientistas não sabem a diferença entre uma e outra.

E agora, parece que andou lendo Sir Francis Bacon. Mas ainda não apreendeu o espírito dos escritos de Bacon, e continua defendendo idéias absurdas sem nenhum dado empírico para embasá-las, nem mesmo com uma teoria sólida para ser falseada. Aliás, ele tem o péssimo costume de se expressar de forma dúbia e incompleta, ou talvez seja assim que ele pense mesmo: "nada que existe depois do infinito da dimensão do Universo"? Que significa isto? Que há um nada "fora" do Universo e que o homem não o compreende? E ele não compreende por causa da "acatalepsia"? Em outras palavras, ele não compreende por causa da incompreensibilidade? É isto?

Bom, esta é uma das coisas que Bacon desprezava, as discussões inúteis de semântica que acabavam resultando dos conceitos "racionais" de filosofia natural que vigoravam até então. O que ele acreditava e que acabou sendo o fundamento da ciência nos séculos seguintes era que qualquer filosofia natural deveria se basear não apenas na "racionalidade", mas na observação da natureza, na teorização e na experimentação, na formulação de hipóteses e na verificação das mesmas em laboratório ou em observação na natureza. Era o início da escola dos empíricos. Não por acaso em sua época brilharam Galileu Galilei e, mais tarde, Isaac Newton, dois gigantes da física.

2007-05-13 05:32:00 · answer #1 · answered by Sr Americo 7 · 0 0

catalepsia nao eh aquela doença q a gente pensa q ta morto?

2007-05-15 12:35:17 · answer #2 · answered by ㋡ Idioteque 3 · 0 0

Até onde eu entendo, sim, mas de forma ampla... Acontece que a acatalepsia pode explicar, por exemplo porque um cara respondendo uma pergunta usando elementos de álgebra não será compreendido por quem não tem noções de álgebra... Para compreender o nada é necessário abstrair da base do nosso conhecimento lógico. O NADA é um elemento da lógica, ma não é um elemento compreendido intimamente nem empiricamente, assim como números extraordináriamente grandes... Só temos a compreensão integral de fenômenos perceptíveis pelo nosso mundo sensorial. Conclusãoes lógicas podem ser aceitas, mas se não conseguimos abstrair das limitações da nossa própria percepção essa aceitação nunca será autêntica para nõs... Vai ser declamada como um teorema que aprendemos, aplicamos, mas não temos a experiência da vivenciação, que é o que confere a maior validação possível a um aprendizado...

2007-05-13 00:15:31 · answer #3 · answered by Oscar Luís F 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers