English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-05-08 12:12:51 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Botânica

4 respostas

.
Têm a mesma importância que as Gimnospermas.
Para nossa sobrevivência não dependemos apenas dos frutos.

2007-05-12 11:45:52 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 0 0

As Angiospermas ou angiospérmicas (das palavras gregas que significam sementes escondidas), plantas cujo nome mais atual é magnoliófitas, são parte do grupo das plantas com flores (Fanerógamas) - agrupadas na Divisão Magnoliophyta ou Anthophyta, do grupo das Espermatófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.

Observação: os termos fanerógama e espermatófita referem-se ambos às angiospermas e gimnospermas, mas o primeiro designa a presença de flor e o segundo, presença de semente. É importante olhar no último subtítulo abaixo a nomenclatura dos grupos relacionada à classificação das plantas (Reino Plantae em geral).

As principais características das Angiospermas incluem óvulos e grãos de pólen encerrados em folhas modificadas inteiramente fechadas sobre eles, respectivamente o carpelo e a antera. Estes órgãos podem encontrar-se juntos ou separados em estruturas especializadas, as flores. Estas por sua vez são normalmente providas de um cálice (as sépalas) e uma corola (as pétalas), que têm a função de proteger os órgãos reprodutivos, ao mesmo tempo que podem atrair insetos polinizadores pelo seu colorido intenso, seu perfume, ou suas formas diferenciadas.

Quando a oosfera é fecundada, o óvulo desenvolve-se para a semente e as paredes do ovário da flor se desenvolvem dando origem ao fruto. Os frutos podem ser secos e capsulares, ou carnosos, e sua estrutura está ligada ao tipo de dispersão a que as sementes são submetidas. Pode também ocorrer a formação do fruto sem a fecundação do óvulo em algumas plantas, processo denominado de partenocarpia. Angio significa proteção, e sperma significa semente. Desta forma, as Angiospermas são aquelas plantas cujas sementes estão protegidas, encerradas em um fruto pelo menos até o momento da sua maturação.

As Angiospermas dividem-se tradicionalmente em duas grandes classes:

Dicotiledôneas (ou Dicotyledoneae, ou Magnoliopsida), representada por uma imensa variedade de vegetais, inclusive as leguminosas, magnólias, margaridas e ipês.
Monocotiledóneas (ou Monocotyledoneae, ou Liliopsida), que incluem lírios, bromélias, palmeiras e orquídeas.

2007-05-11 14:25:36 · answer #2 · answered by =) 4 · 0 0

As angiospermas constituem o mais diverso grupo de organismos depois dos artrópodes. Apresentam uma importância fundamental para a vida nos ambientes terrestres, onde são os principais produtores de matéria orgânica e, pela predominância de diferentes formas de vida, definem os tipos de vegetação que hoje recobrem a superfície terrestre. As angiospermas também representam a principal fonte de recursos para as populações humanas, incluindo aquelas que habitam a região do Semi-árido brasileiro, fornecendo alimento, produtos medicinais, material de construção, combustível e forragem.

O Nordeste do Brasil é freqüentemente visto como uma Região de diversidade florística baixa. Isso resulta da forte impressão provocada pela imagem da caatinga (Introdução) – o tipo de vegetação predominante no espaço nordestino – no auge da estação seca, quando a vegetação é composta por árvores e arbustos raquíticos e desfolhados, dando a desoladora impressão de uma vegetação morta. No entanto, o Nordeste abriga mais tipos de vegetação do que qualquer outra Região brasileira. Podemos encontrar a Mata Atlântica, florestas estacionais e montanas no interior, restingas e dunas litorâneas, manguezais, cerrado e campos rupestres, além da já citada caatinga. Além disso, estudos recentes indicaram que a caatinga apresenta uma biota bastante diversa.

Na região do Semi-árido, os principais tipos de vegetação são a caatinga, as florestas estacionais, os campos rupestres e o cerrado. Esses tipos de vegetação podem ser caracterizados por diferentes conjuntos de grupos taxonômicos de angiospermas. A flora do cerrado e de florestas estacionais representa a continuidade das floras do Brasil Central e da Região Sudeste, respectivamente. No entanto, as floras da caatinga e dos campos rupestres apresentam muitos elementos autóctones.

2007-05-08 19:27:41 · answer #3 · answered by Alê louco 1 · 0 0

Porque produzem a maior parte das frutas comestíveis, principais fontes de vitaminas, minerais e anti-oxidantes.

2007-05-08 19:24:21 · answer #4 · answered by Antonio Vicente 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers