English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Imagino que seria algo colossal! estupendo! grandioso! se a Lua "caísse" numa área coberta pelo oceano,este com certeza iria "espirrar" para o espaço com toda a força,como quando pisamos numa pequena poça de água! a profundidade máxima do oceano é muito pequenininha,se comparada com o diâmetro da Lua!!! E quanto ao imenso tremor,que se seguiria imediatamente à colisão? FARIA TODOS NÓS PULARMOS DO CHÃO! e o estrondo causado pela colisão? ENSURDECEDOR! ECOARIA POR TODA A TERRA! Alguém por acaso conseguiria prever o que aconteceria caso a pancada fosse em uma área habitada pelas pessoas,em algum continente? EU NÃO CONSIGO PREVER!


Obrigado.

2007-05-07 03:18:52 · 14 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

14 respostas

Anikilação total dos 2 corpos

2007-05-07 04:07:53 · answer #1 · answered by boiler_viewer 6 · 6 2

Melhor não ter nome do que escrever palhaçada!

2007-05-08 12:50:44 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 2

Esse evento (nossa LUA cair sobre a terra) é totalmente improvável pois a Lua está se afastando da Terra gradualmente na taxa (atual) de 3,8 cm por ano.

A Lua quando se formou há 4,5 bilhões de anos a partir do choque de um planeta errante do tamanho de Marte estava a cerca de 25.000 km da Terra. Hoje a distância média é superior a 350.000 km e continua aumentando.

Agora, modificando um pouco sua pergunta, se "um corpo similar a nossa Lua caísse sobre Terra" as consequências seriam terríveis como a evaporação dos oceanos e esterilização total do planeta (fim da vida na Terra).

COLISÃO?

Basta olharmos o grande número de crateras que encontramos na superfície da Terra, algumas delas com quilômetros de diâmetro, oriundas de colisões de asteróides e cometas com nosso planeta, para reconhecermos a possibilidade de catástrofes provenientes de tais colisões.

A extinção dos dinossauros, por exemplo, é creditada á colisão com a Terra de um asteróide de aproximadamente 10 km de diâmetro. Esse asteróide haveria caído na região do golfo do México a 65 milhões de anos e em sua queda levantou uma nuvem de poeira tão grande que se espalhou por toda a atmosfera e ficou suspensa durante séculos, mudando o clima do planeta e diminuindo sensivelmente a vegetação existente, levando gradativamente os dinossauros à extinção. Em 1908 um asteróide de aproximadamente 50 metros de diâmetro haveria "explodido" no ar sobre o rio Tunguska, na Sibéria, devastando mais de 2.000 quilômetros quadrados de densa floresta.

Para um corpo colidir com a Terra é necessário que ele passe por onde a Terra passa, ou seja, é necessário que a sua órbita cruze a órbita da Terra. Estimamos que existam cerca de 2.000 asteróides e cometas cujas órbitas cruzam a órbita da Terra; desses apenas 200 são conhecidos e constantemente monitorados. Com toda segurança podemos afirmar que nenhum dos objetos conhecidos colidirá com a Terra, pelo menos nos próximos 100 anos. Resta contudo a possibilidade de virmos a descobrir um objeto em rota de colisão com nosso planeta, para daqui, digamos, algumas poucas dezenas de anos.



PROBABILIDADES e CONSEQÜÊNCIAS



O número de corpos do sistema solar diminui muito à medida que seus tamanhos aumentam; ou seja: existem muitos corpos pequenos, porém poucos corpos grandes. Isso faz com que a probabilidade de colisões com nosso planeta diminua com o aumento do tamanho dos corpos. Entretanto, devido à grande velocidade desses corpos, mesmo um cometa ou asteróide "pequeno" que cair na Terra, poderá liberar uma quantidade muito grande de energia.

Objetos de 10 a 30 metros de diâmetro, colidindo com a Terra, seriam capazes de liberar uma energia de 3 a 1.000 megatons (equivalente a centenas de bombas de Hiroshima). Estimamos que a freqüência de colisões de corpos dessa faixa de tamanho com a Terra deva ser de 1 a 100 anos. Objetos de 30 a 200 metros de diâmetro liberariam uma energia de 1.000 a 10.000 megatons e devem cair na Terra com uma freqüência de 100 a 10.000 anos. O asteróide que caiu em Tunguska no início do século se encontra nessa faixa de tamanho.

Objetos de 200 metros a 2 quilômetros de diâmetro liberariam uma energia de 10.000 a 100.000 megatons e devem cair na Terra com uma freqüência de 10.000 a 1 milhão de anos. Seriam capazes de devastar áreas equivalentes a um continente.

Objetos de 2 a 10 quilômetros de diâmetro liberariam uma energia de 100 mil a 1 milhão de megatons e devem cair na Terra com uma freqüência de 1 milhão a 100 milhões de anos. O asteróide que provocou a extinção dos dinossauros se encontra dentro dessa faixa de tamanho.

Objetos com mais de 10 quilômetros de diâmetro seriam capazes de extinguir a vida em nosso planeta e devem cair na Terra com uma freqüência de 100 milhões a 1 bilhão de anos.

O objeto similar a Lua teria muito mais que 10 quilômetros de diâmetro, ou seja, 3 470 km. O impacto seria um verdadeiro apocalipse.

Ressalto que a probabilidade disso acontecer é praticamente ZERO.

2007-05-07 16:05:38 · answer #3 · answered by ЯОСА 7 · 1 1

Bem, considerando a pequena distância entre os dois corpos celestes, a lua não "cairia" sobre a terra, mas aconteceria uma "fusao" entre os dois corpos.

Imagine que a lua e a terra continuam se movimentando, de repente, por uma causa desconhecida, a força de gravidade da terra passa a atuar mais fortemente sobre seu satélite, diminuindo consideravelmente a distância e, causando em conseqüência, um desequilibrio na órbita do mesmo.

A lua irá se aproximar mais e mais, a uma velocidade baixa, algumas centenas de quilometros por minuto, modificando o ponto gravitacional da terra. A uma certa distância, este ponto de gravidade será deslocado para o espaço, em um ponto entre os dois corpos celestes. Tudo o que houver na superfície da terra e da lua serão sugados para o espaço, buscando o ponto de equilíbrio gravitacional, atmosfera, água, pedras, pássaros, árvores, seres humanos, tudo se concentraria neste ponto até a união ou choque, dos dois corpos se complementar. Como a terra é muito maior e somente a camada superior é sólida, a lua penetraria na terra, rachando esta camada superior e sendo "absorvida" por ela. Pouco antes, toda a matéria que foi "jogada" para o espaço já teria caído novamente sobre a superfície deste novo corpo. A água e o ar iriam novamente buscar seu ponto de equilibrio e resfriariam o magma que escorre pelas fendas, criando novas cordilheiras, mares e continentes e dando uma nova forma ao planeta, a imensa maioria dos seres vivos já estaria aniquilada, deixando apenas alguns privilegiados para a continuação das espécies...

Fala pro Spielberg. Dá um filmão.

2007-05-07 12:53:30 · answer #4 · answered by Walter_neves 3 · 1 1

É claro que uma coisa dessas ninguém pode saber ou simular. Provavelmente o planeta e o satélite virariam um amontoado de detritos e meteoros vagando pelo espaço.
É claro que a vida na terra seria dizimada muito antes da Lua atingir o planeta, pois a gravidade e a atmosfera respirável seriam extintas antes do impacto.

Agora me diga você: Porque a Lua não é atraída pela gravidade da Terra, que é muito maior que a gravidade da Lua ?

abs
JERO

2007-05-07 11:22:58 · answer #5 · answered by JERO 7 · 0 1

Tanto a terra como a lua,seriam despedaçadas,e transformariam em uma nuvem cósmica a voltear pelo universo afora.É fácil de prever isso,porque se apenas um meteoro gigante,digamos de uns 200 kilometros quadrados,seria o suficiente para extinguir toda a vida na terra,imagine a lua,que não sei o tamanho,mas deve possuir muitas dezenas de milhões de kilometros quadrados!

2007-05-07 10:39:19 · answer #6 · answered by Dionysio 7 · 1 2

Tendo por base que ela é 49 vezes menor do que a terra, isso daria para fazer um estrago muito grande, dizimar toda a raça de animais, plantas e seres humanos....

2007-05-07 10:25:22 · answer #7 · answered by raulzito1945 3 · 1 2

A lua não pode cair sobre a terra porque não existe gravidade no espaço. O que poderia acontecer, seria a lua sofrer um deslocamento brusco de seu campo gravitacional.

E, considerando que a terra e a lua estão muito próximos em medidas astronômicas (anos-luz), não haveria um forte impacto. Mas as diferenças entre as atmosferas dos dois corpos levaria à uma reação dos gases provocando explosões e terrível modificação da temperatura. Ambos ficariam envoltos em círculos de chamas.

As calotas polares derreteriam mais rápido e o nível do mar aumentaria. Cidades e países desapareceriam inundados por águas com temperaturas altíssimas. O calor comprometeria os núcleos dos dois astros e os solos destes também ferveriam. Uma hecatombe!

2007-05-10 16:27:45 · answer #8 · answered by NetMan 3 · 0 2

Não sobraria nada,nem ninguém para contar o fato.

2007-05-07 22:36:27 · answer #9 · answered by NEOSHET 6 · 1 3

Voce não precisa se preocupar com isto, se a lua viesse a "cair" na terra, não sobrariam seres humanos para contar a história.

2007-05-08 17:41:44 · answer #10 · answered by Paulo M G C 6 · 0 3

fedest.com, questions and answers