Andréia, sua pergunta está difícil de entender. Veja, Para você trocar um transistor por outro equivalente preocupe-se primeiro com a potência, depois frequência, tensão e corrente iguais ao transistor que você está substituindo ou pelo menos o mais próximo possível. Para isso você deve recorrer aos catálogos de caracteristicas dos transistores. (datasheet)
2007-05-05 17:11:09
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá amiga,
Sou técnico e carioca.
Acho que vc quer saber o seguinte. Quando vc não encontra o transistor original e quer o substituto.
Vc tem no transistor base, coletor e emissor, vc terá que saber se o transistor é Pnp ou Npn. O Pnp quando vc vai medir se o transistor está bom, a ponteira positiva do aparelho é colocada na base do transistor e a negativa no coletor, vc vai ver uma medição e, quando vc inverte a ponteita negativa na base e a positiva no coletor não vai medir nada, aí o transistor está bom nessa junção.
Na mesma forma é base e emissor.
Quando vc coloca a ponteira positiva na base e a negativa no emissor vai marcar uma medição e quando inverter não vai marcar nada.
NPN, a ponteira negativa na base e a positiva no coletor vai marcar uma medição e a ponteira positiva na base e a ponteira negativa no coletor não vai matrcar nada.
Na hora de substituir o transistor original, e não conseguindo o equivalente, eu coloco um que tenha a mesma polaridade, que é Pnp, ou Npn.
Espero ter ajudado, isso é o básico.
2007-05-06 23:07:27
·
answer #2
·
answered by NELSON BASTOS 5
·
0⤊
0⤋
Depende do transístor e da função que ele executa. De um modo geral, o ganho é uma das principais características caso ele seja usado em circuitos de pré e amplificação ou de rádio-frequência.
Já em circuitos que lidem com grande amplificação de potência, a corrente com a qual pode lidar é um dos mais importantes.
E transístores que trabalhem especificamente com RF na função de osciladores a faixa de operação é a mais observada.
Isso depende pelo seguinte: imagine um Tip31 (transístor de potência) ou Tip 32 na função de amplificação de potência. Como são componentes de potência, não servem para circuitos de oscilação (por serem lentos para a função) ou em circuitos de pré-amplificação (que precisam de componentes com alto ganho), assim como um BF 494 (transístor de RF) não serve como amplificador de potência ou o BC 548 (transístor de ganho alto) não funciona muito bem em RF e menos ainda em amplificação de potência.
2007-05-06 16:30:17
·
answer #3
·
answered by ZikZira 7
·
0⤊
0⤋
Isso depende da função que ele está exercendo, se for num circuito como amplificador tem que manter além da corrente e tensão o ganho igual ao substituido, mas se ele estiver trabalhando como chave não precisa se preocupar com o ganho, mas o correto é substituir por um de mesma referência, se não tem experiência.
2007-05-06 06:07:02
·
answer #4
·
answered by valmir_msantos 4
·
0⤊
0⤋
Todos os valores devem ser mantidos, preferencialmente. Existem tabelas de equivalência que utilizamos caso não encontre o transistor original.
2007-05-06 00:45:55
·
answer #5
·
answered by Vicktor_jand 4
·
0⤊
0⤋