English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ele foi um dos personagens mais famosos da história do quadrinho mundial. Os desenhos de Alex Raymond serviram até para resolver problemas nos foguetes de verdade! E o personagem foi uma das fontes de inspiração para George Lucas e sua "Guerra nas Estrelas". Porém, não sei muito sobre a trajetória desse personagem, antes e depois da morte de Raymond. Será que vocês podem me dar algumas informações sobre a trajetória de Flash Gordon nos quadrinhos? Quanto mais informações, maiores as chances de ganhar dez pontinhos!

2007-05-02 04:00:32 · 2 respostas · perguntado por Rafael G 4 em Entretenimento e Música Quadrinhos e Animação

2 respostas

A resposta do Julio acertou em tudo, a não ser por uma coisa: Flash Gordon não foi o primeiro dos heróis espaciais a surgir nos quadrinhos. Na verdade, ele foi encomendado pelo King Features Syndicate, em 1934, a Alex Raymond pra competir com "Buck Rogers", assim como "Agent X-9", como concorrente de Dick Tracy e "Jungle Jim" (Jim das Selvas) pra competir com Tarzan, os dois também criações de Raymond. A princípio, ele foi publicado nos jornais, em forma de páginas dominicais, de 1934 a 1944, pelo próprio Raymond, de 1944 a 48, por seu assistente Austin Briggs, e de 48 a 67, por Mac Raboy; e em tiras diárias, a partir de maio de 1940, pelo mesmo Austin Briggs, e a partir de novembro de 1951, pelas mãos de Dan Barry, (cujo irmão mais jovem, Sy Barry, é conhecido como um dos grandes desenhistas do Fantasma, que também chegou a trabalhar, ao lado do irmão, com FG). Inclusive, essa fase de Barry nas tiras de jornal é considerada uma das melhores da fase clássica do personagem, em que o autor teve liberdade para renovar o personagem, onde a temática pendia mais para o realismo de um possível tempo futurista, quando a conquista do espaço já se tornara um fato concreto, deixando um pouco de lado aquele clima fantasioso das aventuras originais, que não tinham muito compromisso com a ciência e a coerência tecnológica. Já na 1ª seqüência desse novo Flash Gordon, Barry mostrou que procurava um certo rompimento com o passado da obra. O planeta Mongo foi esquecido e Zarkov só entraria em cena dois anos após o início dessa fase. Nos primeiros quadrinhos da 1ª tira de novembro de 1951, Flash, Dale e uma tripulação de cientistas partiam para Júpiter, mas logo são obrigados a um pouso de emergência num satélite-prisão, onde ocorre uma rebelião em massa. Após a morte de Raboy, em 1967, as páginas dominicais também passaram para Barry que, a essa altura, empregava vários assistentes não-creditados, o que colaborou para uma desfiguração da obra e a perda da homogeneidade visual e narrativa, e que provavelmente foi o que levou os leitores a começarem a perder o interesse pela obra. Em janeiro de 1977, Robert Fujitani, que já trabalhava como assistente de Barry há algum tempo, tenta uma renovação na obra, dando um estilo mais pessoal aos desenhos, evitando aquela repetição visual que vinha se arrastando por anos, o que imprimiu uma nova vida ao herói na década de 80. Fujitani deixa as páginas dominicais em março de 1983 e as tiras, em maio de 1986. A partir daí, Flash Gordon entrou em vertiginosa decadência, perdido nas mãos de diversos desenhistas, quando em 1990, terminava a longa associação de quase 40 anos de Flash Gordon com Dan Barry e seu estúdio. O personagem chegou a estrelar uma série em quadrinhos pela DC, em 1988, por Dan Jurgens (roteiro) e Bruce Patterson (arte), numa roupagem bem ao estilo dos "comics", que nem de longe lembrava suas origens.

2007-05-06 09:50:47 · answer #1 · answered by eduarthmaul 7 · 1 0

Flash Gordon foi criado pelo desenhista Alex Raymond em 1934, ele foi o primeiro de uma série de aventureiros espaciais do mundo dos Quadrinhos.
A História é a seguinte: Num futuro próximo um Planeta desconhecido entra na rota de colisão com o Planeta Terra;
um cientista Russo, o Dr. Zarkov; trabalha em um foguete espacial para tirar o planeta da órbita da Terra.
Um avião caí perto do laboratório do cientista e nele se salvam do acidente o capitão Flash Gordon, ex-jogador de futebol famoso e oficial da força aérea e a aeromoça Dale Arden.
Zarkov descobre que tudo não passa de um plano do Tirano Ming para conquistar o planeta Terra.
atraí Flash e Dale com um subterfúgio para dentro de sua nave e embarcam para o Planeta Mongo para derrrubar o Tirano.
mas isso só se vc comprar os 12 livros da Coleção "Flash Gordon" que devem estar na faixa de uns 100 reais cada, que a antiga editora ebal comercializava.
e sim, a NASA resolveu os problemas para o primeiro vôo a Lua, vendo os croquis das Naves desenhadas por Raymond.

2007-05-03 01:46:00 · answer #2 · answered by julio brito 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers