Filosoficamente correta a premissa, nãoleva em consideração que as leis da sociedade são as leis de Igualdade, fraternidade e liberdade, nem sempre tidas na natureza, ponde prevalece a "lei do mais forte" e a lei de "quem pode mais chora menos".
O livre arbitrio do homem, e a evolução da sociedade nos fez superar os instintos naturais, podendo mudar o rumo da história, podendo sim haver na sociedade, igualdade, já que a sociedade humana é dependente da natureza, ma não lhe é sempre submissa ou escrava.
2007-05-01 18:00:52
·
answer #1
·
answered by Carlos M 7
·
1⤊
0⤋
Nunca seremos uma sociedade igual já que o exemplo esta bem aqui ,cada um de nos respondeu de uma forma , e cada um vai defender sua ideia com unhas e dentes ,como na natureza.
2007-05-05 12:41:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá, Tyno! Realmente o homem não é naturalmente igual, tem talentos, aptidões, atributos físicos distintos. A idéia de igualdade só passa a ter sentido a partir da dimensão política. Disso estavam conscientes os gregos, pais da Política, que sabiam perfeitamente que a igualdade entre os cidadãos era uma criação artificial, como destaca a filósofa alemã Hannah Arendt. O conceito de isonomia criado pelos gregos antigos expressa essa igualdade não natural: os homens somente são iguais perante à lei. Está explícita a idéia de que a Política é um campo distinto do reino da natureza, já que este diz respeito à necessidade, segundo suas leis próprias, e as criações humanas não fazem parte desse universo, têm, portanto, leis estabelecidas pelos homens.
O argumento que toma como base a natureza para justificar a impossibilidade da igualdade social não se sustenta, porque, mesmo no liberalismo mais extremado, há a idéia de que os homens são iguais em liberdades. Parte-se, assim, do pressuposto de que há um denominador comum entre os humanos, que não está inscrito em sua própria fisiologia, mas que se constituí como valor extraposto ao mundo natural. Se as diferenças físicas entre os homens não sobredeterminam a constituição do poder - em sentido político - elas são irrelevantes na legitimação deste mesmo poder. E mesmo o herói grego, exemplo vivo dos atributos físicos esperados do cidadão, encarnava em si as virtudes da pólis, eis porque era reverenciado pelos homens (e muitas vezes pelos próprios deuses).
Entender a igualdade como conceito político é entendê-lo como criação do homem, e como tal, possível de ser realizado por seus criadores.
Um grande abraço!
2007-05-02 04:32:50
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Essa igualdade não é desejável,embora esteja nos anseios de quase todos.O comunismo nos provou,que a igualdade ,tolhe a criatividade e o crescimento de todos os homens .A vida é luta constante,e cada um de nós tem seu desejos,pois somos únicos e queremos coisas diferentes.A luta pela sobrecivência,começa nos microrganismos,e o mais forte chega mais rápido.Por mais que nos pareça uma luta desigual,ela tem sempre os vencidos e os vencedoresEssa é a eterna pergunta...Por que?
2007-05-02 01:46:27
·
answer #4
·
answered by marinamorena@yahoo.com.br 6
·
0⤊
0⤋
Com a diferença que,na natureza essas diferenças não se afetam entre si,existe o respeito ao ciclo da vida, mas na sociedade causam injustiças e desrespeito com outros seres.
2007-05-02 01:00:36
·
answer #5
·
answered by sany 5
·
0⤊
0⤋
É na diferença que podemos contruir a igualdade. Sem diferenças estamos condenados à destruição.
2007-05-02 00:21:08
·
answer #6
·
answered by padrejorgeribeiro 4
·
0⤊
0⤋
Tyno, a desejada igualdade pode e deve existir na sociedade, desde que sejamos livre para fazer as conquistas desejadas, depende de cada pessoa, almejar um futuro e, correr até alcança-lo, também fazemos parte da natureza. Não sei se respondi bem tua pergunta, minhas desculpas... Até a próxima.
2007-05-01 20:01:07
·
answer #7
·
answered by maira 4
·
0⤊
0⤋
Náo meu amigo
Na verdade a natureza sobrevive exatamente de suas desigualdades, ou na verdade biodiversidade
2007-05-01 18:18:02
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋