Em Iracema era necessário um narrador onisciente pela natureza da obra. Apesar de ter sido inventada por Alencar, Iracema é uma lenda(história incerta contada com base em uma fato real), como ele próprio diz. Sendo uma lenda o autor precisa conhecer todos os fatos e fazer a história parecer verídica. Para isso a objetividade é revelada com o uso da terceira pessoa e o conhecimento de todos os fatos.
2007-05-02 12:05:28
·
answer #1
·
answered by jeh_do_circo 2
·
0⤊
0⤋
Foco narrativo
A obra é escrita em terceira pessoa, temos um narrador-observador, isto é, um narrador que caracteriza as personagens apenas a partir do que pode observar de seus sentimentos e de seu comportamento, como se percebe no trecho: "O sentimento que ele (Martim) pôs nos olhos e no rosto não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara." (Capítulo 2), especialmente no momento em que o narrador coloca em dúvida a reação emocional de Martim, flechado por Iracema. O narrador conta a história do ponto de vista de Iracema, isto é, do índio, privilegiando os seus sentimentos e não os de Martim, que representa o branco colonizador.
2007-05-01 16:07:23
·
answer #2
·
answered by stella p 4
·
1⤊
0⤋
Porque precisava dar à obra um toque hierosorumbático.
2007-05-01 10:02:21
·
answer #3
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
O narrador poderia até integrar a estória, por exemplo como nos romances polifônicos de Dostoiévski, como um narrador/personagem integrado em um círculo de personagens próximos aos protagonistas, sem provocar influência direta importante para o desenlace da trama, porém sendo o narrador heterodiegético ele deixa os protagonistas agirem por si, com mais liberdade na estória, por outro lado, adquire maior força para si, com um discurso mais identificado com o autor.
2007-05-02 05:50:50
·
answer #4
·
answered by ? 6
·
0⤊
0⤋
Narrador heterodiegético é o portavoz do autor implícito.
José Alencar faria 178 anos hoje
O autor imortalizou a personagem índia Iracema no romance de mesmo nome. TV Verdes Mares Estátua de José Alencar E hoje, 1º de maio, também são comemorados os 178 anos de nascimento de José de Alencar, o romancista que imortalizou a personagem da índia Iracema. Pois a única estátua do escritor em Fortaleza, que fica na Praça José de Alencar também está sem nenhuma manutenção. Parece abandonada. José de Alencar é um dos filhos mais ilustres da terra do sol. Autor de alguns dos maiores clássicos da literatura brasileira, como o romance Iracema. No Centro da cidade, uma praça e um teatro foram construídos em homenagem ao escritor cearense. No meio da praça, a única estátua do escritor em Fortaleza
Ele foi um autor extremamente narrativo.
2007-05-01 09:13:32
·
answer #5
·
answered by Ycleg 4
·
0⤊
0⤋
Seria interessante vc explicar o q significa heterodiegético primeiro!!!!
2007-05-01 09:05:56
·
answer #6
·
answered by Erika 3
·
0⤊
1⤋