Os países em desenvolvimento são aqueles que, principalmente a partir do término da 2ªGuerra Mundial, passaram a realizar maior esforço interno e receberam ajuda internacional para superarem os obstáculos ao seu desenvolvimento. Esse esforço tinha como apoio o governo, o setor privado nacional e o capital estrangeiro. Assim, costuma-se designar como emergentes os países que passaram a apresentar taxas mais elevadas de crescimento econômico, bem como melhoria em geral dos indicadores econômicos, tais como desemprego, inflação, poupança, saldos das contas do governo e do balanço de pagamentos, de tal modo que se tornaram atraentes em relação a oportunidades de investimentos privados, tanto nacionais como estrangeiros. Certamente que, para atingir esse nível, os países emergentes tiveram de fazer mudanças estruturais em suas economias, procurando diminuir a excessiva presença do Estado e remover obstáculos à entrada do capital externo. Os emergentes são caracterizados por serem mais receptivos ao setor privado. Na América do Sul, o Chile foi pioneiro em programas de desestatização e desregulamentação, que propiciaram uma maior liberdade à atividade privada. O Brasil destacou-se no combate à inflação, abertura econômica e desestatização.
Terceiro Mundo de acordo com a Teoria dos Mundos é uma designação genérica usada para designar nações de economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento. Aplica-se, geralmente às nações pobres da América Latina, da África e da Ásia. Atualmente está em desuso esse termo, com o fim da União Soviética, preferindo-se usar o termo "países em desenvolvimento", evidenciando o caráter econômico e social do povo.
2007-05-01 01:48:27
·
answer #1
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋
Terceiro Mundo de acordo com a Teoria dos Mundos é uma designação genérica usada para designar nações de economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento. Aplica-se, geralmente às nações pobres da América Latina, da África e da Ásia.
Os chamados Primeiro e Segundo mundo surgiram de uma interpretação errônea por parte principalmente da mídia, que não entendeu a mensagem de Sauvy. Como consequencia disso, hoje, muitos atribuem o nome a chamada "Velha Ordem Mundial", a divisão geopolítica de poderes e blocos de influência durante o período da Guerra Fria (1945-1989). O "Primeiro Mundo" seria o dos países capitalistas desenvolvidos, enquanto o "Segundo Mundo" seria o dos países socialistas industrializados. Restariam no "Terceiro Mundo" os países capitalistas economicamente subdesenvolvidos e geopoliticamente não-alinhados. Essa idéia surgiu de uma interpretação desatenta das afirmações de Sauvy.
Atualmente está em desuso esse termo, com o fim da União Soviética, preferindo-se usar o termo "países em desenvolvimento", evidenciando o caráter econômico e social do povo. Ressalvas são feitas com relação a alguns países latino-americanos como Brasil e México, que são industrializados e têm regimes de governo democráticos.
Portanto, costuma-se chamar de países emergentes aqueles que passaram a apresentar taxas mais elevadas de crescimento econômico e/ou melhora de indicadores econômicos, tornando-se mais atraentes em relação a oportunidades de investimentos privados, tanto nacionais como estrangeiros.
Abraço!
2007-05-01 11:47:19
·
answer #2
·
answered by Marko 6
·
0⤊
0⤋