Nome científico: Kalanchöe blossfeldiana
Família: Crassuláceas
Origem: África e Madagascar
Características: Planta suculenta, também conhecida como "gordinha" em virtude de suas folhas carnudas. Planta rústica que produz abundante floração, com as pequenas flores agrupadas em buquês, nas cores rosa, laranja, amarela e vermelha, dependendo da variedade. Ideal para formar maciços e bordaduras nos jardins, mas também dá ótimos resultados em vasos e floreiras. É uma planta que precisa de muita luminosidade. Quando adulta, alcança até 30 cm de altura.
Época de floração: entre o final do outono e início da primavera.
Reprodução: Para obter novas plantas a partir de um vaso de kalanchoe, é só usar os brotos que surgem nas bordas das folhas adultas.
Solo: O ideal é o solo solto, poroso, drenado e rico em matéria orgânica. Para o plantio em vasos, recomenda-se a seguinte mistura: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia.
Cultivo: O clima adequado para o cultivo é o quente e úmido. Pode ser cultivada à meia-sombra, desde que receba luz solar direta algumas horas por dia. As regas no inverno devem ser espaçadas, pois o excesso pode provocar o apodrecimento das raízes. Para que o kalanchoe cresça forte e produza folhas com um leve tom avermelhado, devemos tentar reproduzir as condições de seu ambiente de origem, ou seja, colocar o vaso onde possa receber sol e vento.
Adubação: Para estimular a floração, recomenda-se uma adubação anual com farinha de osso, torta de mamona e um fertilizante de fórmula NPK, com porcentagem maior em P (fósforo), todos podem ser encontrados em lojas de produtos para jardinagem e gardens centers.
Podas: A planta não exige podas complicadas, mas para manter o visual decorativo, retire as hastes à medida que as flores vão murchando.
Num ambiente domiciliar podemos ter várias fontes de calor, correntes de ar, gases de combustão, luz direta e pontos de passagem constante, que devem ser evitados na hora de colocar as plantas. Evite colocar o kalanchoe em lugares muito escuros, pois as folhas amarelecem e as flores murcham. Lugares bem iluminados, como varandas e jardins, são bastante indicados, pois a planta é bastante resistente.
Dicas: Mesmo não estando florido, o kalanchoe é de grande valor ornamental, pois não suas folhas permanecem bonitas durante todo o ano e, recebendo boas doses de luz solar direta, adquirem um tom avermelhado, criando um efeito interessante em jardins ou floreiras.
.
2007-04-30 06:55:11
·
answer #1
·
answered by Xulliann 6
·
1⤊
0⤋
Olha para mim o cultivo do Kalanchoe é muito fácil, vc deve rega-la só três meses por semana, nunca molhando folhas e flores, e menos regas no inverno.
As tmb não gostam muito de sol, no mais na parte da manha ou tardezinha, mas preferem o da manha e luz indireta, sempre faça podas nas hastes murchas ou estragadas e nas que tiverem flores secas, pois facilita os brotos...
O motivo pode ter sido sol ou agua em excesso ou falta, ou então ataque de fungos...
2007-04-30 14:44:07
·
answer #2
·
answered by gisinha 2
·
0⤊
0⤋