English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em sua opinião, POR QUÊ os roteiristas dos filmes de ficção científica CONSEGUEM fazer previsões CADA VEZ MAIS ACERTADAS, enquanto documentários e reportagens sensacionalistas FREQUENTEMENTE RIDICULARIZAM OU IGNORAM SOLENEMENTE as mais graves denúncias das ameaças que a exploração irresponsável dos recursos naturais do planeta POR MINORIA RICA CRIMINOSAMENTE GANANCIOSA E SOCIALMENTE IRRESPONSÁVEL?

2007-04-29 13:43:52 · 9 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Entretenimento e Música Cinema

9 respostas

Como você pediu uma opinião pessoal, ai vai:
os roteiristas se baseiam em estudos e em livros para criar os filmes (no caso de Blade Runner, no livro de ficção científica de Philip K.Dick). Eles costumam acertar mais porque não têm medo das conseqüências do que dizem ou do alarde que podem causar, eles podem simplesmente alegar que é só um filme !!
Já no caso dos documentários, os cientistas são mais cuidadosos com as previsões, porque se não acontecer como o previsto, eles vão ser ridicularizados na sociedade.
Conclusão: os roteiristas são pessimistas e os cientistas otimistas.

2007-05-07 09:53:14 · answer #1 · answered by nelmadenise 2 · 0 0

Apesar de ser um dos maiores filmes da história do cinema e um marco da ficção científica (talvez só perdendo pra "2001: Uma Odisséia no Espaço", mas isso é só uma opinião), quanto a essa questão do alerta ao desenvolvimento desgovernado da civilização e todos os males que isso representa, o maior mérito de "Blade Runner - O Caçador de Andróides" provavelmente seja o de levantar essa questão para as grandes massas, e não prevê-las, uma vez que o filme é baseado em um romance de Philip K. Dick, um dos maiores autores de sci-fi da literatura, ou seja, o verdadeiro papel de premonitor seria dele e não dos roteiristas do filme. Por outro lado, o cinema e a TV também são conhecidos por antecipar muitas das inovações tecnológicas e, até mesmo, comportamentais em suas obras, tais como Star Trek, Laranja Mecânica, Mad Max e tantas outras. Minha opinião é de que as mentes daqueles que trabalham na indústria do entretenimento sempre foram mais abertas e, por conseguinte, mais visionárias, mesmo que seus produtos, no final, visem apenas o famigerado lucro. A ironia é que uma boa parte dessa minoria criminosamente rica e gananciosa e socialmente irresponsável que você menciona também está presente na indústria do entretenimento e patrocina esses "filmes de alerta". Será que eles não são tão irresponsáveis assim, ou o fazem sem se dar conta disso? Eis a questão...

2007-05-06 18:56:26 · answer #2 · answered by eduarthmaul 7 · 1 0

Somente a clonagem é abordada neste filme...e erra aquela que diz que com ele inicia-se a ficção científica...George Meliés, pioneiro como os irmãos Lumière,faz o primeiro filminho de ficção com aquela cabeça que explode, e com uma rápida viagem à lua,bem estrambótica...Lumière, com a chegada de um trem à estação,inaugurou o documentário...você já viu? hoje mesmo,a gente afasta a cabeça quando o trem vem se aproximando... Proponho que se reveja Blade Runner...
03.05.07

2007-05-03 11:11:26 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Não sei se o filme é tão "new age" quanto faz parecer a sua pergunta-resposta; ao contrário, a mentalidade dele me parece até bastante conservadora, xenófoba, mesmo—por exemplo, quando veste os personagens principais no rigor da moda dos anos 1950 e quando, em contraponto, caracteriza a "gentalha" (na palavra de um dos personagens), como judeus ortodoxos, hare krishnas, egípcios, chineses etc. (O roteiro original previa, inclusive, índios do Mato Grosso!) Nada que Fritjof Capra ou Pierre Weil assinassem embaixo, portanto, mas tampouco nada que empane o seu fascínio.

2007-05-01 01:23:01 · answer #4 · answered by Bardo 3 · 1 0

eu diria que sim

2007-04-30 15:54:54 · answer #5 · answered by Helder O 3 · 1 0

BLADE RUNNER foi considerado por Hollywood e pelos críticos como o marco do cinema no que se refere à criação de uma nova era: a da ficção científica, a cibernética, onde o homem se defrontaria com a criação e evolução das máquinas. Mas o mais impressionante foi o final do filme quando o andróide se deteriora, morrendo aos poucos, chorando na chuva, sendo observado pelo "runner" (caçador) Harrison Ford...mostrando que o homem não chegara à perfeição das máquinas. Gostei que mencionasse esse filme: vale a pena ver de novo!

2007-04-30 14:34:48 · answer #6 · answered by Pretória2006 3 · 1 0

Tenho a impressao que eh facil prever catastrofes, ou mesmo projetar como sera nosso futuro ( Ja assistiu um dia depois de amnha?) Mas o fato de ser um filme, geralmente pura ficçao faz as pessoas desacreditarem nessas previsoes. Seria otimo que as pessoas, inclusive as ricas e gananciosas, pensagem globalmente e agissem localmente.

2007-04-29 21:02:27 · answer #7 · answered by Anonymous · 1 0

naum sei

2007-05-07 18:22:06 · answer #8 · answered by Lucas Zug 2 · 0 0

Assisti esse filme mas não me lembro. bjs

2007-04-29 20:50:55 · answer #9 · answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers