As fábricas trabalham com parâmetros medianos na produção de componentes eletrônicos. Assim, qdo determinado parâmetro máximo diz que é determinado valor, na verdade esse máximo éde 75% da capacidade do componente e não o 100% dele, justamente para se ter uma margem de segurança de operação.
Em processadores, por exemplo, determinado lote é fabricado para operar numa velocidade X e são testados para esse parâmetro. Os componentes que passam no teste de estabilidade são marcados como tal e o resto que não passou é passado pra outro lote e testado em velocidades inferiores.
Assim, o overclock só funciona com componentes cujo lote original para o qual foi desenhado funciona de verdade e não nos lotes ditos secundários. Qdo isso acontece há uma designação de fábrica que só eles mesmos entendem. Assim, processadores feitos para o clock de 3,2GHz e que funcionam nesse clock de primeira são mais confiáveis no overclock do que processadores feitos tb para os mesmos 3,2 GHz mas não passaram nos testes de desempenho e posteriormente relegados à clocks menores, como 3,0GHz ou mesmo 2,8GHz.
Mas lembre-se que o overclock aumenta tanto a velocidade do processador qto a de outras partes da placa-mãe e, consequentemente, a produção de calor (a dissipação) e o calor afeta o desempenho do sistema e tb a saúde do mesmo, que perde a vida útil normal.
Entre arriscar um overclock e acabar perdendo a máquina, é preferível comprar algo mais 'possante' do que fazer um processador trabalhar no talo da capacidade dele.
2007-04-29 04:55:20
·
answer #1
·
answered by ZikZira 7
·
0⤊
0⤋
http://www.clubedohardware.com.br/
pergunte no club e saiba melhor
mas vou adiantar que ela vai morrer mais cedo
2007-04-29 11:38:18
·
answer #2
·
answered by paceyr 7
·
1⤊
0⤋
Os riscos reais de um overclock são os seguintes:
- Por funcionar em uma velocidade acima do especificado pelo fabricante, o processador irá gerar mais calor. Se a temperatura do processador ultrapassar o limite imposto pelo fabricante (a AMD, por exemplo, diz que o limite é 90 graus celsius) o processador será danificado permanentemente. Em situações normais a temperatura se manterá estável, mas você deve monitorá-la para o caso do cooler falhar ou ficar sujo demais e não conseguir funcionar (e isso acontece...).
- Você também pode danificar o processador se no processo do overclock você usar uma voltagem muito acima ou muito abaixo do especificado.
- Algumas configurações de overclock fazem com que o computador fique instável. Depois de fazer o overclock, você deve executar programas que utilizem constantemente a CPU (como um programa de renderização de vídeos) e fazer diversos testes para saber se a CPU está estável. Se a CPU estiver instável, o Windows travará aleatoriamente ou poderá haver corrupção de dados.
- Quanto à vida útil do processador: não vejo outros motivos para que a vida útil seja reduzida, mas overclock ainda é uma operação arriscada e obviamente não coberta pela garantia.
2007-04-29 12:40:05
·
answer #3
·
answered by denisgomes 7
·
0⤊
0⤋
Existem diversas razões para que os engenheiros que projetaram o processador tenham fixado limite máximo de clock, dentre os quais harmônicos, cross-talk, efeito skin, superaquecimento, etc... O acúmulo de harmônicos pode ser mortal para os delicados circuitos da CPU. Não arrisque, se quer um computador mais rápido compre mais memória RAM.
2007-04-29 11:49:32
·
answer #4
·
answered by Paulo C 5
·
0⤊
0⤋
vc passará a forçar mais o processador, com isso ele pode queimar, mas se o seu pc estiver em local fresco e bem ventilado e com os coolers funcionando acredito que não irá acontecer nada.
2007-04-29 11:42:57
·
answer #5
·
answered by webmaster 3
·
0⤊
0⤋
Possibilidade existe, tranquilamente. Até de queimar o processador.
Se você ainda não notou nenhum comportamente estranho no funcionamento do seu PC, isso significa que o seu overclock foi feito com sucesso. Mas para ter certeza disso você deve executar algo que faça forte uso do processador. Um jogo 3D é uma boa pedida. Se não travar ou não começar a aparecer lixo na tela durante o jogo, seu overclock está ok.
Agora quanto a ir para o cemitério mais cedo, com certeza irá. Mas isso levando-se em conta que todo componente tem o seu tempo de vida útil.
Um overclock certamente abrevia esse tempo. Dizer se vale a pena ou não, só com uma bola de cristal ;-)
2007-04-29 11:42:56
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋