No processo de fotorrespiração das plantas podem ser observados três tipos de metabolismo para a fixação de carbono: C3, C4 e CAM (ou MAC). A fixação de carbono é totalmente dependente do processo de abertura dos estômatos. As plantas C3 e as C4 abrem seus estômatos durante o dia o que implica em maior perda de água. Isso faz com que a eficiência da planta para a captura de carbono seja baixa porque a abertura dos estômatos vai ser regulada pela quantidade de água que a planta perde. Em dias mui quentes, a perda de água é maior e essas plantas tem um contole rígido da abertura. As plantas CAM, no entanto, têm ujm mecanismo de fixação de abertuira que envolve rotas intermediárias. Essas platas conseguem armazenar carbono sob a forma de compostos intermediários durante a noite, e porteriormente, quando em presença de luz, processar esses compostos e utilizar o CO2. Essa captura é feita à noite. Como as temperaturas são bem mais baixas a noite, a perda de água é infima. Logo, elas permanecem com estômatos abertos por mais tempo, capturam maior quantidade de carbono, e durante o dia mantêm os estômatos praticamente fechados. Necessariamente as plnatas MAC são mais adequadas. Aliado a isso, plantas que crescem mais rápido e com grande biovolume apresentam grande eficiência na captura de CO2. Deve-se associar os dois fatores: MAC e desenvolvimento rápido.
Muito me preocupa, no entanto, a recomendação de espécies não nativas para recomposição de área. Muitas vezes não se conhece a interação dessas espécies com aquelas as quais sãonativas e pouco desenvolvidas. O Eucalipto, por exemplo, é uma espécie altamente competidora com a produção de substâncias alelopáticas que inibem substâncialmente o crescimento de outras espécies, afim de favorecer o seu desenvolvimento. Paremos pra pensar então: "Resolvemos um problema causando outro, que talvez será ainda maior?"
2007-04-29 19:11:54
·
answer #1
·
answered by Weliton 2
·
0⤊
0⤋
Não há relação em função do tamanho da folha ou do caule.
Asmelhores espécies para reflorestamento com essa finalidade é o Eucalipto e o Pinus. Apresentam crescimento rápido e a madeira produzida tem inúmeras aplicações.
O reflorestamento é muito importante porque as árvores em crescimento absorvem gás carbônico e liberam oxigênio em maior quantidade do que as florestas já estabelecidas.
Isto quer dizer que florestas em crescimento são fundamentais para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre porque apresentam maior assimilação do CO² através da fotossíntese possibilitando a transformação do CO² em açucares (sacarose, glucose, frutose e amido) e
também a síntese e acúmulo da celulose. A conseqüência direta do acoplamento desses três mecanismos é o crescimento vegetal, que é o parâmetro principal que determina o desenvolvimento e dinâmica das florestas.
Atualmente uma espécie que está sendo muito estudada é o Jatobá porque se desenvolve bem sob a sombra de outras árvores chegando a viver até aproximadamente 100 anos. Em virtude de efetuar acúmulo lento e contínuo de biomassa por muitos anos faz com que o Jatobá seja uma das espécies importantes no processo de seqüestro de carbono pelas florestas. Uma outra conseqüência importante do crescimento lento é que a madeira do Jatobá pode ser utilizada na construção de móveis e pisos.
Resumindo e satisfazendo sua pergunta, as melhores espécies são aquelas de crescimento rápido e que a madeira possa ser aproveitada. As duas principais espécies são o Eucalipto e o Pinus embora muitas outras estejam sendo pesquisadas.
Informação adicional:
Eucalipto = 10 t/ha/ano
Remove CO2da atmosfera (1,8 t CO2/t madeira seca)
Libera O2para atmosfera (1,3 t O2/t madeira seca)
Retem e aumenta o estoque de carbono (20 kg CO2/árvore/ano)
2007-04-28 14:55:25
·
answer #2
·
answered by Xulliann 6
·
4⤊
0⤋
As de crescimento mais rápido ,com ciclo vegetativo constante ,tipo aquapé.
2007-04-28 13:54:42
·
answer #3
·
answered by Atanásio 6
·
0⤊
0⤋
eucalipto pau brasil trepadeira e outros monti
2007-04-28 13:49:45
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O importante não é só captar gás carbônico, é produzir oxigênio, neste caso as melhores plantas são aquelas que respiram menos do que produzem liberando um saldo positivo para a atmosfera, bom exemplo são as algas. É um erro falar que a Amazônia é o pulmão do mundo, já que ela consome 97% de todo o oxigênio que produz.
2007-04-28 15:22:47
·
answer #5
·
answered by fenrrir 2
·
0⤊
1⤋