English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A situação da indústria cinematográfica brasileira esteve em debate. Se, por um lado, há cineastas que reconhecem que o setor vai bem e não depende da subvenção do estado, outros criticam a concentração de recursos oficiais para produções do eixo Rio- São Paulo e alegam que, sem essa "ajuda", não conseguem penetrar no mercado.
Filmes, principalmente de pequenos produtores, não saem sequer das prateleiras. Já as produções - que contam com o apoio da grande mídia - detém a maior fatia do bolo (segundo estimativas, 92% do mercado de filmes nacionais estão com a Globo Fillmes).
Outra questão a ser discutida é a necessidade de incentivos ou não para que os filmes brasileiros conquistem o mercado externo. A exportação do cinema nacional está nos planos do governo? Quais as mudanças em estudo para acabar com privilégios e estimular a indústria cinematográfica fora do eixo Rio-São Paulo? O cinema deve dispensar a subvenção do Estado e "caminhar com as próprias pernas" ou ainda depende do apoio financeiro do governo para sobreviver?

2007-04-27 17:38:41 · 4 respostas · perguntado por Luisa Letecia P 1 em Entretenimento e Música Cinema

4 respostas

Gostei muito da pergunta realmente é um assunto polêmico que merece se discutido com muita seriedade!Na minha opinião acho que o cinema nacional esta em uns dos seus melhores momentos e em grande evolução,mas ainda faltam muitas barreiras para enfrentamos e mídia tem ajudado bastante nesta questão.

2007-04-27 17:51:25 · answer #1 · answered by Renan dos Reis 3 · 0 0

Pra ser sincero, acho que nem precisaria do governo dar ajuda nenhuma à indústria cinematográfica nacional. Realmente, ele tem outras coisas muito mais importantes com que se preocupar (e nem com essas se preocupa! Leia-se "a calamidade em que se encontra todos os setores sociais de prestação de serviço à população"...). Já que o cinema, em primeiro lugar, é entretenimento (ao contrário de alguns cineastas nacionais, que fazem "documentários com história"), os canais de TV é que deveriam bancar o mercado dos filmes nacionais, assim como acontece nos EUA, Europa, em que canais como HBO, Hallmark, BBC, Sci Fi Channel e tantos outros produzem um número enorme de filmes e, mesmo que às vezes só para a TV, com qualidade cinematográfica! E, antes que digam que estamos no 3º Mundo, pode crê que tem alguns canais por aqui que têm condições de fazer isso! Pelo menos, pros nossos padrões, certamente, sim! Provavelmente, até mais! Sem falar que tais filmes seriam um enorme merchadising pros seus respectivos produtos e casts de atores, e ainda teriam a divulgação garantida em seus respectivos canais (sem esquecer da qualidade, é claro! Sem isso, não há mídia ou incentivo que salve!) Quem sabe o cinema nacional perderia essa cara de "violentos, imorais ou engajados demais" que já não há mais quem tenha saco pra agüentar.

2007-04-28 20:12:22 · answer #2 · answered by eduarthmaul 7 · 0 0

Penso que o governo não deve subvencionar os filmes, pois há muitas coisas mais importantes em que empregar o dinheiro público, mas penso que poderiam criar uma forma de incentivo à indústria cinematográfica, diminuindo os impostos estaduais ou federais das empresas que subsidiarem os filmes nacionais.

2007-04-28 07:45:48 · answer #3 · answered by Patr�cia C 5 · 0 0

Interessante teu ponto de vista é correto só que voce ja viu o Ronaldinho fazendo algo pra que aumente os salarios dos de mas quem ta em cima não olha pra baixoo e esquece que um dia foi de la que começou a subir!o pq to falando isso é que embora concorde com vc isso teria que partir de dentro eles olharem mais um pelos outros !E não acontece tanto no cinema quanto nos de mas seguimentos!!!um abraço!

2007-04-28 00:45:31 · answer #4 · answered by Filosofo ou Poeta... 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers