O hino circunstancial
O luxuoso transatlântico inglês "Titanic", em sua viagem inaugural, de Southampton (Inglaterra) para New York (Estados Unidos da América), ao colidir com um iceberg, no início da madrugada do domingo, 14 de abril de 1912, sofreu um dos piores desastres marítimos da história, quando morreram 1.500 e sobreviveram 700 pessoas.
O navio era considerado pelos seus construtores como "insubmergível". Um inspetor do governo britânico, depois de rigorosa vistoria, afirmou: "Nem Deus conseguirá afundar este navio". Mas o navio afundou em menos de três horas (ver: revista "VEJA", 14 jan 98, pp.74-79).
A história do naufrágio tem muitas versões; também a do uso do hino "Nearer, my God, to Thee" ("The Baptist Hymnal", n° 458), de Sarah Fuller Flower Adams e Lowell Mason, traduzido por João Gomes da Rocha ("Cantor Cristão", n° 283, e "Hinário para o Culto Cristão", n ° 399), com o título "Mais perto quero estar".
Segundo uma versão, a letra do hino foi cantada pelos passageiros, e a melodia "Bethany" executada pela banda do navio; essa versão provavelmente está baseada na música circunstancial dos filmes "Titanic" (1953), "A Night to Remember" (1958), "S.O.S. Titanic" (1979) e "Raise the Titanic!" (1980).
Mas foi contestada por espectadores ingleses desses filmes, que argumentaram não estar, a melodia "Bethany", associada na Inglaterra à letra de Sarah Adams; a letra teria sido cantada com outra melodia.
Agora, com o filme "Titanic" (1997), surge uma terceira versão: a letra não foi cantada; apenas três violinistas tocaram a melodia "Bethany". Talvez porque, na opinião de James Cameron, diretor do filme, já não se cantam hinos tradicionais.
O hino profético
Salomão Luiz Ginsburg em sua autobiografia fez questão de relatar um importante episódio de sua vida.
Em 08 de abril de 1902, em Maceió (AL), traduziu o hino "Uma barca naufragando, quem lhe valerá?" ("Cantor Cristão", n° 325); dez anos depois, exatamente, passou por impressionante e extraordinária experiência.
Em 1912, chegando a Londres, procedente de Lisboa, logo reservou passagem para Nova Iorque. Algumas viagens foram suprimidas, restando a Ginsburg optar: viajar no "Majestic", no dia 02 de abril, ou no "Titanic", escalado para o dia 10 desse mês.
Conta Ginsburg que o desejo de embarcar no "Titanic" era grande, mas resolveu antecipar sua ida para Nova Iorque. Viajando num navio bem modesto, Ginsburg chegou a Nova Iorque naquele domingo trágico; tivesse demorado em Lisboa uma semana, teria sido forçado a viajar no "Titanic" (ver: O JORNAL BATISTA, 14 jun 92, p.2).
2007-04-25 04:55:35
·
answer #1
·
answered by Makota 4
·
2⤊
2⤋
Cara eles tocam um hino bem conhecido entre denominações evangélicas britânicas, americanas e canandenses,
deste mesmo hino foram feitas várias versões em portugues que hoje tambem é cantando por muitas igrejas evangélicas aqui no Brasil em na America do Sul.
No original ingles o hino se chama: "Near of God" Perto de Deus. Que conta a historia de Jacó quando vê uma escada que liga a terra aos céus.
Uma das versões brasileiras e que eu conheço e sem querer me exaltar sei tocar tambem no teclado. rsrsrshauahuahu. É assim:
Mais perto quero estar
Meu Deus de Ti
Inda que seja a cruz
Que me una a Ti,
Sempre hei de ´suplicar
Mais perto quero estar
Mais perot quero estar
Meu Deus de ti.
Quando a peregrinar
Pos se o sol
Tomei por leito o chão
Cansado e só,
à pedra sonharei
De ti perto estarei,
Mais perto estarei
Meu Deus de Ti.
2007-04-25 06:01:09
·
answer #2
·
answered by Feiticeiro 4
·
7⤊
0⤋