Antropocentrismo é uma porcaria, na minha opinião.
A Bíblia apresenta esse conceito básico de que o homem é o centro do universo e que tudo foi feito para servi-lo. Acho que alivia muitas consciências com isso. Consciências de pessoas que fizeram o mundo chegar ao ponto em que vemos que chegou. Aquecimento global, chuva ácida, falda de água potável y otras cositas más.
2007-04-20
03:38:22
·
9 respostas
·
perguntado por
Melissa *aka Memê
6
em
Sociedade e Cultura
➔ Outras - Sociedade e Cultura
Embasando, cito Genesis, o primeiro livro da Bíblia:
28. Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."
29. Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento.
30. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez.
31. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.
->TUDO ERA MUITO BOM!!!
2007-04-20
03:40:13 ·
update #1
Esse pequeno trecho justifica o injustificável. Apóiam-se nele para destruir, desmatar, poluir essa terra que já foi aprazível.
Deus faria melhor em chamar Adão de jardineiro e não dono do Éden, e dizer-lhe: Tudo crescerá, se cuidares. Eu, teu Deus, criei a Terra e a vida, mas mantê-las depende de ti. E do uso que delas fizeres prestar-me-ás contas.
Uma "bíblia" ecológica devia ser escrita.
2007-04-20 03:55:56
·
answer #1
·
answered by M.M.D.C. 7
·
2⤊
0⤋
Olha, amiga...
Não vou discorrer muito, mas as religiões são responsáveis por uma série sem fim de desgraceiras, inclusive a ambiental.
O caso é que... religião é uma coisa inventada pelo homem... Portanto... Recai novamente a responsabilidade sobre o autor inicial!!!!
2007-04-20 07:28:50
·
answer #2
·
answered by Lui 3
·
2⤊
0⤋
O ateu, p. ex. como eu, considera-se parte da natureza, como um índio o faz, porém mais conscientemente, pela própria cultura do homem moderno, que tem um conhecimento mais profundo e uma consciência maior.
Maior também em responsabilidade. Pessoalmente eu posso garantir que sou um batalhador, defensor da natureza e sempre me bati por praias e rios limpos, escrevi muitos artigos em jornais e me defrontei com prefeituras relaxadas até ser ameaçado de morte, porque envolveu política no meio, mas não sei os outros. Isso aconteceu em pelo menos 5 municípios que eu morei. Três no Rio, dois em S. Paulo. Acho um absurdo poluírem os rios, que por sua vez, poluem as praias, com esgoto e lixo, mas a concepção do homem comum é a seguinte: Oba! Aqui tem um rio! Podemos nos safar do nosso esgoto por ele!... E fazem uma casinha à beira rio, com o esgoto apontado para ele. E AS PREFEITURAS NADA FAZEM. Os prefeitos querem ficar bem com o povo e o povo quer jogar o lixo no rio. Hoje moro na praia do Flamengo e toda vez que chove, não se pode tomar banho porque o desfile de lixo que corre pelas praias é muito grande. A consciência anti-poluição é mínima entre o povo ignorante.
Esse apenas um aspecto a que me refiro, da desgraça ambiental, mas existem outros os quais estive menos envolvido, como o desmatamento, por exemplo. Eu plantei 302 árvores por onde passei e nunca cortei nenhuma.
É evidente que esse povo ignorante a que me refiro, é crédulo em divindades, não sei até que ponto, mas é, porque ateus são raros.
Grande parte deles, os espíritas, são altamente destrutivos da natureza, porque queimam árvores colocando velas nos seus pés, e destruindo o ambiente com macumbas, garrafas quebradas nos rios etc. Já briguei muito por causa disso também, porque morei com um rio potável atravessando o meu terreno, em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro.
Entretanto, eu não sei qual o nível direto de culpa que a religião tem nesse sentido. Por omissão, é fato concreto, mas por ação, eu desconheço, salvo esses pontos que me referi. Acho a ignorância a principal causa destruidora, e a ignorância não é causa direta da religião, que apenas se aproveita dela, para lucrar e enriquecer.
Eu acredito que, se o povo valorizasse mais a Natureza e entendesse que faz parte dela, e não ter sido apenas frabricado para usufruir dela, estaria mais consciente da necessidade de sua preservação. Isso é um fato.
Abraços.
2007-04-21 10:35:42
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o que vc acha?
2007-04-20 11:38:41
·
answer #4
·
answered by CSP - ME 2
·
0⤊
0⤋
Melissa, não se pode generalizar. O mundo está passando por tudo isso, não é por culpa de Deus, ou de alguma religião... Já ouviu o ditado "A gente colhe o que planta?" Durante milênios o homem (independente de crença ou religião) tem plantado mais desgraça do que paz e agora quer exigir que o mundo seja um paraíso? Deveria primeiro olhar para dentro de sua consciência é lá veria o motivo para tantas tragédias. Deus nem a bíblia trazem o mal... o homem é que o semeia... a semeadura é livre, agora a colheita é obrigatória. Ao criar o homem Deus deu-lhe o livre arbítrio. Ou vc gostaria de ser uma marionete nas mãos de Deus? Gostaria de ser um robô comandado? Teria sentido a sua vida assim? O maior atributo do homem é a liberdade. Outra coisa, a bíblia não coloca o homem como o centro do universo, Deus sempre está no centro, pois somos apenas suas criações. E mais, o gênesis não pode ser interpretado ao pé da letra, pois é apenas uma alegoria.
2007-04-20 11:24:04
·
answer #5
·
answered by Estrela 4
·
1⤊
1⤋
A partir do momento que Deus deu ao homen o "domínio" da terra,coube à ele,e até hoje o cabe,ter conciencia de seus atos.A própria religião é uma coisa criada pelo homem e que se não "usada" corretamente prejudica qulquer um.Deus deixou a biblia como um manual de vida,mas em nenhuma passagem ele fala que nós devemos ter uma religião,ou seguir uma.Ele fala de seguirmos à ele.Ser cristão são pessoas que acreditam em Deus.
Ser crente são pessoas que acreditam em alguma coisa.Porem nenhum desse foi criado por Deus.
São coisas que o próprio homen cria,e que,porem depois as desconhece!!!
2007-04-20 03:55:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Religião é a maior desgraça da humanidade, a pior coisa que o ser humano inventou.
A religião é criada pelo medo(Bertrand Russell) e a religião é a resposta inadequada e psicótica para as mais fundamentais e básicas fraquezas humanas.
Genocídios, Inquisição, Anti-semitismo e Jihads estão aí para provar o que foi escrito acima.
Gostei de seu perfil e de suas perguntas e respostas também.
2007-04-20 11:16:16
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Deus criou tudo perfeito até mesmo o homem , ele criou a sua imagem conformre a sua semelhança, no que o ser humano é semelhante a Deus ? Deus coclocou no ser humano suas próprias caracteristicas das quais as mais importante é o amor ,a sabedoria , a inteligência e o poder. No inicio da criação os homens sabiam equilibrar com perfeição todas essas qualidades assim como Deus ,mas quando se tornou imperfeito ele perdeu essa capacidade , bem e o o mundo se tounou aquilo que vc já sabe ?
2007-04-20 03:49:38
·
answer #8
·
answered by Bozo 5
·
0⤊
1⤋
genesis é um mito.
pena que muitos acreditam nele.
acho q a religião não tem muita coisa a ver com o aquecimento não
2007-04-20 03:46:16
·
answer #9
·
answered by Simples Assim 3
·
0⤊
2⤋