Muitos falam das vítimas do nazismo mas parecem esquecer das (em maior número) vítimas do comunismo. Os cadáveres esquálidos e restos humanos dos campos de concentração da União Soviética, os Goulags, não foram mostrados ao mundo. O conhecimento da tortura e da humilhação dos prisioneiros, poucos leram Soljenitsin e a descrição tenebrosa que fez do Arquipélago Goulag. Os crimes contra a humanidade nos tristemente famosos processos de Moscou, ao tempo de Stalin, poucos conhecem. O massacre de Katin, onde mais de mil oficiais do exército polonês presos e enterrados em vala comum, atribuído pelos soviéticos aos nazistas e que só recentemente se provou ter sido obra dos próprios soviéticos. O torpedeamento e afundamento dos navios Wilhelm Gustloff e Steuben, conduzindo feridos de guerra, mulheres e crianças, ao todo mais de 12.000 passageiros, quase todos mortos foi ocultado por mais de 50 anos de toda a humanidade.
.
2007-04-17
14:57:08
·
6 respostas
·
perguntado por
Caledonian
6
em
Artes e Humanidades
➔ História
Concordo.
Some-se a isso aos mortos na China por Mao Tse Tung e aos mortos por Pol Pot.
Some-se ainda aos mortos por Fidel Castro em Cuba.
2007-04-17 15:13:48
·
answer #1
·
answered by Luiz Sabra 7
·
6⤊
0⤋
Bem, o pouco q se divulga, ou melhor, q a maioria tem acesso, é q alguns inimigos do regime eram mandados para a Sibéria.
Posto desse jeito, isso não parece a atrocidade que realmente foi (milhares morrendo no clima Ártico daquela região).
Cada regima divulga e acoberta somente o q lhe interessa.
Não se fala em crime de guerra nas invasões do Iraque e Afeganistão, não se fala da repressão durante o Governo Vargas, e até hj os arquivos da ditadura não foram abertos.
Cada sistema só deixa circular as informações que lhe interesam.
Em pleno século XXI a Rússia e a China mantem regimes nada simpaticos à liberdade de expressã e direito à propriedade (apesar da Rússia estar melhor neste ultimo quesito).
Não se fala nada destas nações, potencias economicas, mas o massacre de Curdos executado por Saddam foi amplamente divulgado, já que se tratava de um país pobre e não "aliado" às potencias.
É triste ver q, além de poder economico, alguns paises tbm exerçam poder sobre as informações q chegam à população!
2007-04-17 22:14:30
·
answer #2
·
answered by Lucas G D 2
·
3⤊
0⤋
Não acho que a História esqueceu os crimes do comunismo. Comunismo, nazismo, ou qualquer tipo de totalitarismo, qualquer tipo de tirania só traz resultados catastróficos. Ditadura não é coisa boa em lugar nenhum. Ainda hoje populações de países inteiros, como Cuba e Coréia do Norte sofrem horrivelmente nas mãos de tiranos. Sem falar em países do antigo bloco soviético, como Albânia, Romênia e Bulgária, que ainda não recuperaram suas economias mesmo depois de mais de uma década de retorno à democracia. É triste ver que ainda hoje no Brasil existam admiradores de ditadores, e que acreditam que possam haver ditaduras do bem.
2007-04-17 22:12:06
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
3⤊
0⤋
Pode ter certeza que para as pessoas que ainda têm consciência e amor ao próximo, nada disto foi esquecido. Eu li o Arquipélago Goulag e sei a indignação que sentiu, pois foi amesma que eu senti. O que precisamos fazer é contar,e eu faço isto, ao maior número de pessoas o que são regimes de exceção. O tempo é um pouco culpado deste esquecimento. Porisso temos que estar lembrando a cada momento. E ainda há, inclusive aqui no Brasil, pessoas que acreditam em ditaduras e ditadores do bem. Crasso erro. Creio que os massacres que vc com muita propriedade apontou, como aconteceram em paises totalmente fechados, quer em fronteiras, quer em comunicações, muitos no mundo não viram o alcance de tamanha carnificina. Vamos fazer com que o mundo não tenha mais que se recordar de momentos tão trágicos. E é comecando por nós, nos nossos atos do dia a dia é que poderemos criar uma corrente bastante forte para banir a maldade, a tirania, o ataque aos indefesos, a pedofilia, o descaso com velhos e doentes. Sejamos pessoas do bem repartindo com nossos irmãos o que tivermos de melhor. Bjus.
2007-04-17 22:23:07
·
answer #4
·
answered by Bye Bye periguetes 7
·
2⤊
0⤋
Pois é, há mais semelhanças entre os nazistas e os socialistas do que os livros de história costumam documentar. As equiparações superam as atrocidades cometidas por ambos.
Ocorre que o Partido Trabalhador Nacional SOCIALISTA(Nazi) não deveria assim ser enquadrado por não concordar com o capitalismo ou com a dita burguesia, embora não gostasse também do Marxismo e o considerasse perigoso.
Isto é, Hitler não gostava do capitalismo e os judeus eram um ícone dele (muitos eram banqueiros, intelectuias e empresários que não sofreram tanto da Crise da Alemanha pós 1ª Guerra e eram investidores do Mercado externo, não interno).
A erroneidade em classificar os nazistas como de extrema -direita foi para justificar que os socialistas bolcheviques que lutaram na 2ª Guerra contra os alemães não poderiam ter um seio comum com os seus inimigos.
Mas há caracteristicas inrentes a ambos os regimes totalitários que, como afirma Besançon na obra A Infelicidade do Século, os fariam "gêmeos heterozigotos":
1- Ambos dão ao Estado o total controle da economia.
2- Há censura e não liberdade de imprensa
3- Aniquilamento dos que discordam do regime(no caso alemão assume um carater também etnico)
4-Ambos, por sinal, criam campos de aprisionamento de trabalhos forçados. E o que muitos não sabem é que os alemães se inspiraram nos gulags soviéticos para fazerem os seus.
5- A 1ª fase de destruição dos judeus europeus foi a EXPROPRIAÇÃO. A segunda foi a CONCENTRAÇÃO. A 3ª foi AS OPERAÇÕES MÓVEIS DE ASSASSINATO. A 4ª foi a DEPORTAÇÃO. A 5ª foi os centros de extermínio: Os comunistas fizeram uso dos 4 primeiros intrumentos, mas não apenas para os judeus, frize-se, mas tratando-se "dos inimigos do povo", exceto em relação ao fim da propriedade que atingiu a todos(que não fossem do os privilegiados do partidos, que pelo cargo/contribuição poderiam usurfruir de privilégios).
6- O direito a propriedade para os arianos subsistiu, mas residual e findado a extinguir-se dada a lógica do sistema.
Haveria, se os nazistas ganhassem a Guerra, também uma arquitetura baseando-se em padrões clássicos, mas escura, triste.
Quanto às relações familiares elas tenderiam a se enfraquecer, como houve nos países socialistas, por sinal, devido a serem uma ameaça à influência do Estado. Na Alemanha houve filhos denunciando pais e o inverso ocorrendo para destabilizá-las e dar cega e una valoração ao que o governo determina.
Isso não pode ser esquecido, em relação a ambos os Sistemas. Devemos evitar que males assim ocorram novamente.
2007-04-17 22:18:48
·
answer #5
·
answered by Suzi F 3
·
2⤊
1⤋
Sim, os regimes tiranicos chamados de comunismo (que de comunistas no sentido literal do conceito não tem nada...) mataram e ainda matam....
mas não podemos esquecer que o capitalismo é tambem um sistema economico perverso, opressor e tiranico, embora travestido geralmente de democrata e liberal... sua opressao é oculta... mas em nome do capitalismo e da "liberdade" temos a invasão de um pais por outro, o saque, a matança, a exploração, a fome, a miséria, o desemprego, o exército de reserva industrial, a mais-valia, os juros escorchantes, apartheid social.....
em nome do capitalismo temos a fabricação de armas e sua venda legal e ilegal..... (vide o senhor das armas)...
2007-04-18 03:27:47
·
answer #6
·
answered by DeBarros 7
·
0⤊
1⤋