English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

eu tenho uma pesquisa pra fazer sobre índios, e não sei o que eles são.

2007-04-17 04:39:22 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades Outras - Artes e Humanidades

3 respostas

Os Yanomami são índios que habitam o Brasil e a Venezuela. No Brasil somam 16.000 pessoas distribuídas em 255 aldeias relacionadas entre si em maior ou menor grau. A noroeste de Roraima estão situadas 197 aldeias que somam 9.506 pessoas e a norte do Amazonas estão situadas 58 aldeias que somam 6.510 pessoas (Fundação Nacional de Saúde, setembro de 2006). Na Venezuela somam cerca de 12.000 pessoas residentes no sul dos Estados Bolívar e Amazonas.

No Brasil as aldeias Yanomami ocupam a grande região montanhosa da fronteira com a Venezuela, numa área contínua de 9.419.108 hectares. Uma grande invasão garimpeira do território Yanomami se deu no período de 1987 a 1992 em que estima-se a ocorrência de 1.500 mortes entre aquela população indígena. A Terra Indígena Yanomami foi homologada pelo Presidente Fernando Collor em 25 de maio de 1992. Em sua maior parte, o território está coberto por densa floresta tropical úmida. O território é bastante acidentado, principalmente nas áreas próximas às serras Parima e Pacaraima onde se tem a maior concentração da população Yanomami no Brasil. Os solos são, em sua grande maioria, extremamente pobres e inadequados à agricultura intensiva. As aldeias, que podem ser constituídas por uma ou várias casas (“malocas”), mantêm entre si vários níveis de comunicação, desenvolvendo-se relações econômicas, matrimoniais, rituais ou de rivalidade, percorrendo distâncias que podem atingir um raio de 150 km (MAGALHÃES, 2001).

A palavra Yanomami significa ser humano, enquanto que napë é a designação geral para o estrangeiro, o não Yanomami.

O Pico da Neblina está localizado dentro da Terra Indígena Yanomami e do Parque Nacional do Pico da Neblina, na fronteira do Brasil com a Venezuela. Essa área tem sido invadida desde o fim dos anos 1980 por garimpeiros atraídos pelas reservas de ouro, cassiterita e tantalita.


[editar] Línguas Ianomâmi
Os Yanomami falam 4 línguas (Yanomam, Sanumá, Yanomamö e Yanan ou Ninan) pertencentes a uma família linguística isolada, a Yanomami. Cada língua pode possuir vários dialetos.

Os Ianomans, ou Yanomam, são um subgrupo dos ianomâmis que habita o Noroeste do estado brasileiro de Roraima e o Nordeste do Amazonas, mais precisamente na Terra Indígena Yanomami, bem como a Venezuela. Maior língua da família lingüística Ianomâmi no Brasil, a língua Ianomam é falada nas aldeias da Serra Parima e regiões da Serra das Surucucus e do rio Catrimani.

A língua Sanumá é falada pelos moradores do noroeste da Terra Indígena Yanomami, em especial os do rio Auaris no Brasil.

No Brasil a língua Ianan, ou Ninan é falada pelos residentes das aldeias situadas nos médios cursos do rio Mucajaí, rio Uraricoera e rio Ericó, na fronteira leste da Terra Indígena Yanomami.

A língua Yanomamö é falada nas aldeias do extremo sul da Terra Indígena Yanomami, nos rios Toototobi, Balawaú, Padauaris, Marauiá e Cauaboris. A maior população falante do Yanomamö está na Venezuela onde é a maior língua Ianomami.


[

2007-04-17 05:24:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente.

Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis ( região do litoral ), macro-jê ou tapuias ( região do Planalto Central ), aruaques ( Amazônia ) e caraíbas ( Amazônia ).

Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo.

Os misteriosos Ianomâmis
A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os homens brancos. Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados,que vivem quase como nos tempos pré-históricos.
Eles moram em lugares distantes, nas florestas e montanhas e, fogem quando os brancos se aproximam. Devido ao isolamento,eles mantém suas tradições como só dar nomes as crianças,quando elas completam 2 anos.Os ianomâmis tiram todo o seu sustento da floresta,com a caça,a pesca e a coleta de frutos,castanhas e favos de mel.

Reservas Indígenas Ianomâmi

Nos Estados de Roraima e Amazonas na fronteira com a Venezuela, vivem quase 10 mil ianomâmis. É a maior e mais isolada nação indígena da Amazônia.

São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

Um abraço!

2007-04-17 05:35:06 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 2 0

São uns bípedes que moram no Brasil, meio que por aí, entende?

2007-04-17 07:59:50 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers