Essa orquídea, dessa espécie costuma ter brotos pela haste muito longa da inflorescência, mas dificíl após ter já cortado.Se retira os brotos após ter secado a haste, naturalmente . Tivestes muita sorte.
Tem certeza que é Phalaenopsis? Não seria Derdrobium.
Cuide como bebê em um novo vaso e coloque junto um pedacinho da raiz da mãe orquídea,bem pequena, para dar micorrizas na novas raízes que vão surgir.
Micorrizas são bactérias que as orquídeas precisam e não sobreviveriam sem elas, porque captam nitrogênio do ar, e os tranformam em compostos nitrogenados, que são a base das proteínas.
Lembre-se que as orquídeas captam nutrientes do ar, diferente das outras plantam. As raízes precisam estar em contato direto com ar e não todo coberto com substratos.
Deixe algumas para fora do substrato do vaso.
2007-04-16 18:48:38
·
answer #1
·
answered by sl_anita 5
·
1⤊
0⤋
oi, eu acabei de comprar esta orquídea! recomenda-se cortar as flores após murcharem, deixando 20 cm de haste, que aparecerá novas flores, deixem-as crescerem!
2007-04-17 17:21:04
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Este broto dará origem a novas flores em pouco tempo. Aguarde. Toda vez que voce cortar a haste, surgirá um novo broto.Isto só ocorre com a phalaenópsis, podendo uma única planta florescer até tres vezes num ano.Mas, se isto for repetido diversas vezes, sem descanso, sua planta vai enfraquecer.Não repita muitas vezes.Corte a haste na base,às vezes.
2007-04-17 14:09:56
·
answer #3
·
answered by tânia maria rl 1
·
1⤊
0⤋
Olá! você pode replantá-la em um substrato bem poro ou até mesmo amarrar em um tronco de arvore à meia sombra ou numa barra de fibra de côco.
2007-04-17 08:08:53
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Podas e cortes em orquídeas são aplicados apenas para retirada de folhas mortas, secas ou com doenças, podas de hastes florais já secas, divisão da planta ou ainda para retirada de novos brotos (os chamados keikis).
A ferramenta de poda deve ser preferencialmente uma tesoura de jardinagem pequena, sempre esterilizada com fogo a cada novo corte que der numa região da planta.
Para dividir uma planta, cada parte deverá ficar com, no mínimo, três bulbos, tendo-se o cuidado de não machucar as raízes vivas, que devem apresentar pontas verdes, no verão ou inverno para que o corte possa ser feito em condições ideais.
Orquídeas monopodiais, como as vandáceas, têm crescimento vertical e podem atingir metros de altura. Nesse caso, pode-se fazer uma divisão, cortando o caule abaixo de 2 ou mais raízes e fazer um novo replante.
Se a base ficar com alguns pares de folhas, emitirá novos brotos e seguirá seu crescimento normal.
Os eventuais pseudo-bulbos antigos, mesmo sem folhas deve ser preservados, pois ainda armazenam nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.
A PLANTA emana diversas raízes para fora do vaso. É hora de transplantá-la para um vaso maior ou fazer uma divisão, levando os novos brotos para um segundo vaso.
2007-04-16 22:03:03
·
answer #5
·
answered by Zoing 5
·
1⤊
0⤋
abuda bom humus
2007-04-16 21:53:48
·
answer #6
·
answered by Rafa 3
·
1⤊
0⤋
Logo após a floração da sua Phalaenopsis, quando as flores murcham e secam por completo e são manualmente removidas, é possível induzir o nascimento de uma muda clone que brotará na própria haste floral, com a aplicação de pó de canela no substrato.
Após o corte com tesoura de poda (esterilizada com fogo ou produto específico) no terceiro nó da haste floral da planta, é comum brotar uma nova haste que vai fazer sua Phalaenopsis gerar uma segunda floração no mesmo ano, quando bem tratada.
Mas se você fizer a poda da haste floral na altura do mesmo terceiro nó e colocar uma colher média de canela em pó em toda superfície do vaso, isto vai estimular o nascimento de uma nova planta que brotará na haste, na altura deste nó.
Em alguns meses, logo que a planta estiver com quatro folhas de cerca de quatro centímetros cada e emanando duas ou três raízes de até 3 centímetros, faça o corte da nova muda pela haste, um pouco abaixo e replante a nova muda em outro vaso menor.
Em sua maioria, orquídeas não toleram água em demasia mas geralmente gostam da presença de substrato rico e úmido. Por este motivo, os vasos jamais devem ficar sobre pratinhos que retém água, sob pena de encharcar as raízes e matar a planta. O uso de pequenas pedras de brita no fundo dos vasos faz o trabalho de escoamento de água/retenção de umidade.
É fundamental o arejamento das raízes, daí o uso de pedaços de xaxim ou fibra de coco como substrato, e não o pó deste.
O pó de xaxim é normalmente usado apenas quinzenalmente sobre o substrato (salpicar uma colher de sopa). Por este motivo também é comum o uso de vasos de barro com furos nas laterais e vasos de plástico transparentes, que facilitam o contato da luz com o rizoma e acentuam o arejamento deste.
.
2007-04-17 08:04:16
·
answer #7
·
answered by Xulliann 6
·
0⤊
0⤋
cuidado!todo BROTO da galho!
2007-04-16 21:53:04
·
answer #8
·
answered by gellika 5
·
0⤊
0⤋