A influência das obras de Marx e Engels na política do século XX é evidente. As questões debatidas por eles ainda estão presentes em nossa sociedade, apegadas às circunstâncias históricas, políticas, sociais e econômicas. Morreram há mais de um século, no entanto o pensamento defendido por eles ainda se aplica a nossos dias. Houve avanços como a emancipação política de alguns países, permanecendo ainda a necessidade de lutar pela emancipação humana.
Nós enquanto educadores, formadores de opinião, com um espaço aberto à discussões e reflexões, não podemos fechar os olhos diante da realidade que vivemos. È comum em nossa sociedade, tão sofrida que presencia inúmeros escândalos, haverem campanhas como por exemplo o voto nulo ou em branco, fazendo com que os cidadãos prefiram uma atitude passiva. Hoje em dia não gostar de política virou discurso de “gente de bem”, uma virtude. Esquece-se todas as implicações desta prática. Pertencemos a um estado onde são claras as relações de dominados e dominantes e não podemos simplesmente abrir mão do direito de se posicionar, pensar e agir em busca de nossos direitos.
É também no espaço escolar, local de pensar coletivamente nas atuais circunstâncias que vivemos, fazer com que nosso aluno perceba-se cidadão atuante, sujeito de sua própria história. Realmente às vezes temos a sensação que para alguns passos dados para frente, há vários dados para trás. Mas nós professores/profissionais temos o dever de trabalhar com as diferenças, exercitar com nossos alunos o viver em grupo, as relações de domínio, a democratização, os direitos e deveres. Só assim estaremos contribuindo para uma sociedade mais justa, para a formação de homens menos manipuláveis. Precisamos acreditar que em EDUCAÇÃO isto é possível.
2007-04-16 07:32:12
·
answer #1
·
answered by Vanyle 6
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta! Fiquei curioso em saber também, vou pesquisar no Google e volto com uma resposta para ti.
2007-04-16 07:10:40
·
answer #2
·
answered by Peteleco 7
·
0⤊
0⤋