As Normas-Padrão, tal como as normas do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda são cogentes porque as associações são dotadas do poder de auto-organização e auto-disciplina e também porque não existe lei que as impeça.
2007-04-16 08:47:18
·
answer #1
·
answered by Mel 2
·
1⤊
0⤋
vou tentar ser simples e objetivo
Norma = regra
Padrão = padronizar ou padronização = igualdade = qualidade
Então substitua a NORMA PADRÃO , poque dessas igualdades que citei acima , que irá entender melhor
valeu!
2007-04-12 11:53:46
·
answer #2
·
answered by turbinadobsb 4
·
1⤊
0⤋
O que é norma padrão?
2015-08-15 09:44:47
·
answer #3
·
answered by Jocean Acamaro 1
·
0⤊
0⤋
Muito boa pergunta a sua. Mas não é fácil responder. E no caso do português é ainda pior. Na minha opinião o português é uma língua sui generis que tem mais do que uma norma padrão. O correcto para Portugal não pode ser o correto para o Brasil, e não é só o caso da ortografia. Mas se consultarmos gramáticas normativas brasileiras, já o fiz, espantar-nos-emos porque parece que os gramáticos brasileiros ainda têm Lisboa (embora digam que é Coimbra) como indicação da norma padrão do Português. Bem , vou ver se consigo explicar. Defendo um estudo não normativo da NORMA. Aquilo que os falantes cultos brasileiros consideram correto é a norma padrão brasileira. Só que as gramáticas normativas não se interessam pelo falante culto brasileiro e procuram estabelecer o que deveria ser correto, consultando os autores clássicos da literatura e assim chegam a uma norma que não existe em lado nenhum, que é utópica, e que só é mais parecida com a norma portuguesa porque em Portugal também fazem da mesma maneira. Já deve ter reparado que sou português. Pois defendo, nos dois lados do Atlântico, um estudo não normativo da Norma, uma descrição dos hábitos linguísticos efetivos dos falantes cultos da língua. Só que este estudo tal como o defendo ainda não foi feito.
A minha resposta é um complemento à resposta de Quaiadex. Não pode considerar-se correto aquilo que ninguém fala, formas mortas da língua. A dificuldade está em se fazer uma descrição de uma variedade específica da língua: a norma padrão, depois de séculos em que os gramáticos se preocupavam em estabelecer essa norma. Por isso, falei: estudo não normativo da norma.
Olha, só agora reparei que sua pergunta aparece como ajuda para Lição de casa... Variedade linguística idealmente considerada a variedade correta da língua, veiculada pela escola e pelos meios de comunicação social.
2007-04-12 12:12:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
norma padrão, (se vc estiver falando de normas, regras)são aquelas regras q todos devem seguir, sem diferença e sem poder alterar.
Ex: É uma norma padrão que todos na empresa use uniforme.
2007-04-12 12:03:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O projeto NURC revelou que existe uma profunda distância entre aquilo que os brasileiros cultos realmente falam (e até escrevem) e o modelo de língua "certa" idealizada que aparece descrito e prescrito nas gramáticas normativas. A esse modelo de língua "certa", distante da realidade dos usos, os lingüistas dão o nome de "norma-padrão".
amigo olhe no site da fontwe para maiores informaçoes
abraços
2007-04-12 11:51:41
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋