Quando acendo uma vela verifico que a chama adquire uma forma cónica. Esta forma característica deve-se às correntes de convecção para transportar para o topo da vela os produtos mais quentes (menos densos) da combustão (dióxido de carbono, fuligem e vapor de água), formados na base da vela e, ao mesmo tempo, para precipitar os elementos mais frios (mais densos), como o oxigénio, para a sua base.
Em microgravidade a convecção deixa de existir, e o transporte dos produtos de combustão e dos gases é efectuado por um processo muito mais lento, que é a difusão molecular. A difusão ocorre, como resultado da existência de um gradiente de concentração, dos produtos da queima e do oxigénio, entre as regiões próxima e longe da chama.
Pelo facto de ser um processo mais lento que a convecção, a queima da vela também se torna mais demorada e a chama assume uma forma esférica, uma vez que a difusão ocorre igualmente em todas as direcções.
2007-04-10 15:02:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Nas transformações químicas e físicas, matéria e energia estão intimamente relacionadas. Essas transformações acontecem com liberação ou absorção de energia, por exemplo, a energia luminosa é absorvida na fotossíntese dos vegetais e liberada na queima de uma vela.
Na chama da vela acontece a transformação química com produção de calor (energia térmica).
Caloria: é a quantidade de calor necessária para elevar de 1o C ,a temperatura de 1 grama de água, no intervalo de 14,5 a 15,5o C.
Joule: é o trabalho realizado por uma força de 1N que desloca um corpo de 1 kg,na distância de 1m.
2007-04-10 21:48:23
·
answer #3
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋