English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O ministro da Justiça, Tarso Genro, declarou-se contrário à idéia de se empregar as Forças Armadas no combate à violência no Rio de Janeiro. "As Forças Armadas são treinadas para outro tipo de missão. Não há adequação para isso", afirmou Genro, hoje à tarde (9/4/07).
O que vc acha?

2007-04-09 16:16:14 · 101 respostas · perguntado por Comandante Maximus 1 em Governo e Política Militares

101 respostas

Não podemos fingir que desconhecemos a missão e papel constitucional das Forças Armadas. A necessidade de segurança pública da sociedade deve ser suprida por quem de direito. Por quem é responsável por isso. Por quem tem a obrigação de fazer isso. Por quem é investido dessa autoridade ou responsabilidade. Vejamos o que reza o Art 142 da Constituição Federal: "As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.". As Forças Armadas não podem ser taxadas de "depósito de homens e mulheres que não têm proveito nenhum para o povo". São profissionais, em sua esmagadora maioria, legítimos representantes da instituição de maior credibilidade do país, segundo várias pesquisas de opinião divulgadas em inúmeros veículos de informação. Instituição que participou e participa de todos os eventos marcantes, significativos e determinantes da história de nosso país. Que contribuiu e contribui, nos dias de hoje, para o crescimento, desenvolvimento, educação e progresso do Brasil. São homens e mulheres que, diuturnamente, a despeito das dificuldades, preparam-se para as adversidades decorrentes deste mundo complexo e globalizado e, quando acionados, evidenciam total e inquestionável competência, reconhecida, inclusive, no exterior, por militares de forças armadas do mundo todo, inclusive das nações desenvolvidas, bem como por civis de outros países. Por fim, não podemos nos esquecer que o fato de o Brasil não estar em guerra não significa dizer que o país não necessite de Forças Armadas modernas e bem estruturadas. Pode-se passar 100 anos sem participar de uma guerra, mas nunca 1 minuto sequer sem estar preparado para ela. Ainda, como esperar que um país, com o potencial de crescimento e desenvolvimento que o nosso possui, possa chancelar suas decisões no campo da diplomacia sem o respaldo da força (Forças Armadas) ?
Precisamos de uma política decente e acertada de SEGURANÇA PÚBLICA urgentemente??? SIM, não há dúvidas !!! Mas que seja gerida pelos órgãos e instituições que possuem autoridade para tal !!! Somente quando da caracterização total e inquestionável da falência dessas instituições, as Forças Armadas devem ser chamadas à ação! E se isso for necessário, algum dia, estarão preparadas para, mais uma vez, não decepcionarem a nação!!!

2007-04-10 13:38:21 · answer #1 · answered by Alexandre Lobo 2 · 0 0

Enquanto a nossas leis derem direitos e liberdades para o criminosos, não adiante nenhum tipo de medida e nem exercito na rua, primeiro devemos rever nossas leis e começar a aplicar medidas mais drásticas, todos os dias vemos mais e mais violência nas ruas, um exemplo é beira mar vive viajando de lá para cá e sempre de avião, tem cama, roupa e comida e quem paga por isso, nós. Deveríamos construir presídios fabricas e colocar esses malandros a trabalhar 12 horas por dia, e quem fosse condenado a prisão perpétua deveria ser condenado a morte, para que ficar tratando com o bom e o melhor e a sociedade pagando. O exercito deveria ir as ruas mas sem pena e dó.

2007-04-10 05:41:42 · answer #2 · answered by neilorjaroc 1 · 1 0

A destinação das Forças Armadas não é esta, o estilo de atuar das Forças Armadas não é o adequado (não consigo vizualizar um pelotão do Exército atacando um grupo de bandidos em uma favela da forma que acontece nas guerras - A Artilharia passa uns três dias despejando fogos em cima do inimigo, a Cavalaria passa por cima atropelando quem estiver na frente e por fim vem a Infantaria de fuzil com baioneta e arranca o que sobrou do inimigo de dentro das tocas - É possivel fazer isso em uma area residencial?), fica muito caro manter as Forças Armadas nas ruas, já existe um Força Nacional criada e treinada para este fim. Estamos vivendo uma emergência, porem uma emergência que já vem sendo anunciada a anos e ninguem toma providencias, sou a favor das Forças Armadas nas ruas por um curto periodo, para se arrumar a casa, mas realmente tem que ser tomadas medidas que arrumem a casa, tais como: acabar com a impunidade, bandido tem que ser tratado como bandido (coitadinho é a vitima), melhor remuneração e treinamento para as polícias (se querem efeito teram que pagar por isso), hoje um policial passa por um treinamento de poucos meses aprendendo ordem unida e prestar continencia, recebe uma arma é mandado para as ruas enfrentar os bandidos que não seguem nenhum padrão de comportamento (eis ai o motivo de tantas balas perdidas, o bandido não tem o menor compromisso com a vida alheia e os policias não tem treinamento para atuar com eficiencia).

2007-04-10 05:01:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

O Exército não está preparado para esse tipo de situações, seria desastroso colocar jovens nas ruas de qualquer cidade para combater a violência, e principalmente no estado do Rio de janeiro. Na minha opinião o Governo Federal deveria treinar, qualificar e remunerar pessoas para essa determinada situação, pois o que mais contribuiu para que o estado do RJ chegasse a esse caos foram exatamente a falta de emprego, o despreparo policial, a má remuneração dos profissionais envolvidos no sistema.

2007-04-12 07:14:04 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Imediatamente porque além de brasileiros mortos pelas ruas, agora os estrangeiros também estão sendo vitimados pela criminalidade. Enquanto o Governador na unificar as polícias militar e civil e triplicar o número de policiais pelo menos, o exército deve permanecer nas ruas, sob o comando de um oficial general, para ao máximo evitar a corrupção.

2007-04-12 02:13:23 · answer #5 · answered by Humberto M 1 · 0 0

Na minha opinião, concordo com o ministro da justiça qdo diz da preparação do exército. Penso que o exército poderá e deve ajudar com serviços d dominação territorial, tipo efetivar posições estratégicas, nos morros. Isso também pode servir como prevenção ao combate da guerrilha urbana, que na m inha opinião está se fortalecendo em várias capitais, através da bandidagem, cada vez mais "organizada" e dando a impressão que está melhor informada que as autoridades que parecem estar posicionados num pedastal tão alto que se acham inatangíveis, porém, estão logo ali, abaixo e a bandidagem os vê como querem e fazem com que a população"muitos coniventes com o crime" passa a ter que pagar o preço daenorme falta de competência e agilidade dos setores que deveriam assegurar a segurança e a tranquilidade das pessoas de bem. Aproveito para dizer que na minha opinião há muita tolerância e dispricência com relação as coisas que não deveriam ser permissíveis, dai é dificil manter controle sobre qualquer situação.

2007-04-12 01:25:23 · answer #6 · answered by CARPETELIMPO.COM 2 · 0 0

Sabemos que o crime organizado,declara verdadeiras guerras contra a sociedade, se o Exército foi criado para combater tal ato, acho muito justo que vá para as ruas, não apenas no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, pois a violência que somos submetidos hoje em dia, é muito grande para o número mínimo de policiais existente.

2007-04-11 02:37:24 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O exercíto não está preparado para agir em causas civis.

2007-04-10 21:55:06 · answer #8 · answered by Yzak 2 · 0 0

COM CERTEZA!!!

O PAÍS VIVE CLIMA DE INSEGURANÇA
POR TANTO TEMPO DE DESEQUILIBRIO
SOCIAL,CONCENTRAÇÃO DE RENDA,TERRA,FALTA DE EDUCAÇÃO.

ALEM DA SEGURANÇA INTERNA NESTA GUERRA DIARIA O EXERCITO PODE E DEVE CONTRIBUIR
AINDA NA CONSTRUÇÃO DE AÇUDES,CANAIS,ESTRADAS E NO CONTROLE DO DESMATAMENTO, QUEIMADAS E EPIDEMIAS.

L TRIBUNA
BIB CTG UFPE

2007-04-10 14:40:14 · answer #9 · answered by volnylson a 2 · 0 0

acho que sim, por esta mais bem treinanda do que a policia convencional e mais bem armada.

2007-04-10 01:54:49 · answer #10 · answered by pepe legaL 1 · 0 0

é verdade, eles são treinados para guerra, para proteger a patria amada,
agora me digam quem vai atacar nosso pais,
ai ficam essas centenas de homens parados , treinando não sei para que, enquanto oa maior guerra esta sendo cometida internamente.
dizem que a segurança publica é responsabvilidade federal, e o exercito é federal, então lula, mande os homens para rua, eles querem mostrar serviço, ousera que esta violencia tem interesse politico, ah tem outra coisa, se eles não foram feitos para proteger as pessoas, tambem não devem ficar protegendo e ficando de guardas costas dessa cambada de politicos, acho que temos mais valores que eles , afinal fomos nos que os colocamos la

2007-04-09 17:16:12 · answer #11 · answered by careca 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers