English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vc disse que uma forma de salvar minha camélia era retirar todas as folhas atacadas pelos fungos; como todas as folhas estão atacadas devo "podá-la" ?;

Se entendi direito uma outra forma é "lavá-la com água de sabão"; uso sabão comum? desses azuis? ou sabão de côco?

Quanto às raízes, se ao transpantá-la existir fungos e lavá-las, ela não sofrerá? aprendi que ao transplantar uma planta devemos preservar um torrão de terra para que a planta não sofra.

Desculpe-me, não estou duvidando de vc, apenas quero fazer a coisa certa.

obrigada e abraços,

2007-04-08 03:36:25 · 3 respostas · perguntado por Malucia F 1 em Casa e Jardim Jardinagem e Paisagismo

Oi, Xulliann, muitissimo grata,

Minha camélia deve ter +/- um metro de altura.

Vou seguir todas suas dicas; afinal, ela está doentinha mesmo; vou tentar salvá-la. depois eu te conto, tá?

abraços

2007-04-09 02:18:36 · update #1

3 respostas

Oi Malucia

Grato por haver retornado. Em primeiro lugar entendi que sua Camélia não está exposta a sol pleno. Normalmente quando isso acontece associado a excesso de água. ocorre o surgimento de fungos ou a chamada fumagina.
Quando isso ocorre tenho por hábito de lavar toda a planta com água e sabão para combater a praga. Não há necessidade de usar sabão de coco; qualquer sabão serve.
As folhas irrecuperáveis eu retiro. Como você disse que todas as folhas estão contaminadas, todas deverão ser retiradas.

Primeira opção:
Lavar a planta e colocá-la em local onde possa tomar sol direto pelo menos na parte da manhã. Diminua as regas e evite de deixar o substrato encharcado constantemente.

Segunda opção:
No caso da planta não apresentar sinais de recuperação significa que as raízes estão contaminadas por um fungo de coloração branca. Nesse caso será necessário substituir todo o substrato onde estiver plantada. O torrão contaminado não poderá ser reaproveitado. Haverá necessidade de lavar as raízes para livrá-las dos fungos.
O ideal é utilizar um novo substrato de boa qualidade. Em todas as minhas plantas utilizo o substrato da marca RendMax fabricado pela Eucatex, facilmente encontrado em lojas de jardinagem.

Um detalhe importante não foi mencionado: A Camélia atinge o tamanho de uma árvore de médio porte. Não sei o tamanho da sua, mas por estar plantada em um vaso, acredito ser pequena. Sendo pequena tudo será mais fácil.

PS.:- Não esqueça de que a planta não está sendo examinada. A sugestão que estou dando é baseada na sua descrição. O que estou sugerindo é em função de como procedo com minhas plantas. Existirá sempre uma probalidade do seu problema ser diferente. mas se a planta estiver praticamente condenada e não aparecer melhor solução, o jeito será fazer a tentativa.

Bjs

2007-04-08 09:12:35 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 3 0

Malúcia, entrei só para parabenizar o Xu por suas respostas técnicas, onde ele não esconde detalhes que nos ajudam a tirar dúvidas que nos acometem e ele nos socorre. Xu, como falei na minha resposta, parodiando Xuxa, vc é um xuxexo. Continue nos ajudando.

2007-04-09 01:24:52 · answer #2 · answered by Superdeo 4 · 2 0

Fumagina não é doença!!! É um fungo que se desenvolve sobre sobre excrementos de pulgões e/ou cochonilhas (homopteros, insetos da mesma família das cigarras) cujo prejuízo causado às plantas, além da aparência feia, é uma redução na fotossíntese, nada mais. Para terminar com a fumagina, basta terminar com os pulgões ou cochonilhas! Como? Inseticidas específicos (sistêmicos) ou óleo mineral. Lavar folhas? Sem chance! ela volta!
Se as raízes estiverem atacadas por fungos como fusarium, rizoctonia e outros, desculpe, mas a camélia vai morrer se não for tratada com um fungicida sistêmico(e olhe lá). Se não forem estas espécies, o problema pode ser de excesso de umidade ou solo compactado. Aí sim uma troca de ambiente vem bem. E efetivamente, se desenraizar uma planta adulta e lavar as arízes, as chances de que ela sobreviva são praticamente iguais a zero. A menos que se trate de uma suculenta ou um cáctus...pequeno.
Aconselho a procurar um agrônomo levando amostras da tua planta. Eu não tenho condições de dizer mais apenas pela descrição dos sintomas, mas com uma anãlise dos tecidos, com certeza um tácnico especializadopode te dar a respostaeotratameto correto. Outra saída é levar as amostras a uma faculdade de biologia o ude agronomia (UFRGS, por exemplo) e pedir uma análise.

2007-04-09 17:14:27 · answer #3 · answered by Mario F 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers