English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As árvores sugam os nutrientes da raiz e os enviam ao topo, que pode estar a dezenas de metros de altura, se não possuem algo que bombeie a seiva, algo que faça a sucção. Ao cortar um tronco não percebemos "veias" ou pequenos vasos com seiva, embora a planta "sangre".

2007-04-08 01:03:51 · 10 respostas · perguntado por Edtara S 1 em Ciências e Matemática Botânica

10 respostas

A condução das seivas através dos vasos lenhosos e vasos liberianos está perfeitamente explicada através da pressão osmótica, capilaridade e pressão atmosférica.
O que não existe ainda é uma teoria satisfatória para as árvores com altura superior a 11 metros (ao nível do mar).
O grande problema é explicar a condução da seiva ascendente.
Todas teorias existentes apresentam objeções e não são conclusivas.

PS.:- Referências fornecidas por amigos abaixo explicam a condução das seivas. São referências válidas para árvores até 10 a 11 metros de altura (vide coluna de mercúrio760mmHg).
Nenhuma explica a condução acima dos 11 metros.

2007-04-08 03:56:04 · answer #1 · answered by Xulliann 6 · 2 0

Por diferencial de pressão, quando a planta transpira cria um potencial de pressão negativa dentro dos vasos, o que faz com que a planta absorva água do solo.

2007-04-11 11:05:41 · answer #2 · answered by Guiko 3 · 0 0

Elas enviam através do sistema condutor de vasos, podemos chama-los de floema- que leva das folhas ate´e a raiz a seiva elaborada(açucares obtidos pela fotossintese) e o xilema que leva da raiz até as folhas a seiva bruta (água e nutrientes retirados do solo).

2007-04-10 23:46:10 · answer #3 · answered by rosana m 1 · 0 0

a planta tem veias sim... o xilema e o floema... alem delas tem a capilaridade e as pontes de hidrogenio da agua que fazem com que ela suba

2007-04-09 19:49:11 · answer #4 · answered by =) 3 · 0 0

Simplificadamente a seiva bruta com sais minerais sobe pelo centro (xilema). Após modificações nas folhas, a seiva bruta se transforma em seiva elaborada rico em açúcares que desce então pelas laterais (floema). Tanto é que se for feito um sulco ao redor do tronco da árvore, a seiva elaborada não poderá descer, matando a raiz, pois não conseguirá ser alimentada.
A diferença de pressão ocasionada pelos abres e fechas das folhas é a teoria aceita.

Porém, há indícios de que só isso não seria o bastante, pois existem árvores de uns 70 metros e somente essa explicação não daria conta. A hipótese é de que há uma uma pequena corrente elétrica que leva a seiva para cima ( a seiva bruta é rica em ions e é de natureza ácida) e isso é que faria a diferença. Para pequenas alturas, a teoria da pressão é válida, porém quando a altura é significativa, a pressão continua a existir, mas se torna insignificante em comparação com a corrente elétrica existente e que assume o papel principal.
Neste sentido, pode-se dizer que, talvez, haja um esboço de um sistema nervoso central nos vegetais que ainda ninguem se deu conta.

2007-04-08 20:07:29 · answer #5 · answered by cpkrause 2 · 0 0

Oi! árvores de grande porte como vc mencionou diferem tb das algas, briófitas (musgos) pela presença de tecidos condutores de seiva (bruta ou elaborada).Por possuirem estes vasos condutores favoreceu as plantas de grande porte (pteridófitas, angiospermas e gimospermas) a sua grande diversidades. Os vasos condutores envolvidos são o xilema e o floema. floema que, junto ao xilema, forma um sistema único de transporte, que percorre a planta primeiramente. Lembre-se de que o floema é o tecido condutor dos produtos elaborados a partir da fotossíntese e que o xilema constitui o tecido condutor de água e sais minerais.Nas plantas vasculares, o floema é o principal tecido de condução de materiais orgânicos e inorgânicos em solução. Água, carboidratos, principalmente na forma de sacarose, substâncias nitrogenadas como, aminoácidos, lipídios, ácidos nucléicos, hormônios e vitaminas são exemplos de substâncias transportadas pelo floema.O floema é o tecido condutor dos produtos elaborados a partir da fotossíntese e o xilema constitui o tecido condutor de água e sais minerais. E o mais importante a entrada e o movimento de água dentro da planta acontece sempre em função do gradiente de potencial hídrico.(do maior para o menor) O movimento de água ocorre por difusão, fl uxo de massa e osmose. O movimento de subida de água durante o transporte entre o solo, a planta e a atmosfera é garantido pela transpiração associada às propriedades coesivas e adesivas da água. Quando a planta transpira , ela elimina água e lógico precisa repô-la, e com isso o fluxo é contínuo entre o xilema e o floema.

2007-04-08 19:13:38 · answer #6 · answered by fofa 2 · 0 0

Ainda não existe nenhuma teoria totalmente aceitável que explique como isso ocorre.

2007-04-08 17:17:48 · answer #7 · answered by Dony 6 · 0 0

Em botânica, chama-se xilema ao tecido das plantas vasculares por onde circula a água com sais minerais dissolvidos - a seiva bruta - desde a raiz até às folhas. Nas árvores, o xilema secundário é o constituinte da madeira ou lenho.O termo é derivado do grego "ξύλον" (ou xylon) = "madeira".O tecido das plantas vasculares que transporta a seiva elaborada, já com as substâncias orgânicas produzidas nos órgãos verdes, chama-se floema.
O transporte xilémico é o mais rápido nas plantas podendo atingir, em dias de verão, cerca de 60cm/min.

2007-04-08 11:07:42 · answer #8 · answered by serena 3 · 0 0

As plantas possuem um sistema condutor, tanto para o transporte de "seiva bruta" (água /sais) como "seiva elaborada" (como glicose, por por exemplo).

O sistema de condução acontece devido à diverença de pressão osmótica, não necessitando de um "coração" para bombear as seivas. =)

2007-04-08 08:21:08 · answer #9 · answered by Dot Warner 3 · 0 0

Circula sim.

É imperceptível a um breve olhar.

2007-04-08 08:12:12 · answer #10 · answered by Enzo- 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers