English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se não tem semente, como ele é plantado?

2007-04-06 17:14:02 · 7 respostas · perguntado por Superdeo 4 em Ciências e Matemática Botânica

Vou esticar o prazo da resposta porque fiquei em dúvida qual melhor resposta. Ajudem-me votando na melhor. Adicionem detalhes de suas respostas. Base das informações. Analisando elas senti um carinho muito grande de vcs em nos repassar seus conhecimentos. Me ajudem escolhendo a melhor.

2007-04-07 18:46:42 · update #1

Analisando-as, senti... (desculpem o êrro ortográfico)

2007-04-08 17:01:24 · update #2

7 respostas

O limão tahiti é um híbrido selecionado artificialmente pelo homem. É um fruto triplóide. Nesse tipo de frutos a divisão dos cromossomos nos gametas é desigual, formando assim gametas inviáveis que não originarão sementes na fecundação. Esse tipo de planta é reproduzido por estaquia, ou seja, um galho da "árvore-mãe" é utilizado para gerar uma nova muda. Isso é possível devido à presença de gemas, ou seja, tecido indiferenciado, nas axilas, que são as regiões de ligação entre os ramos e o caule. Esse tecido indiferenciado pode dar origem a qualquer outro tipo de tecido, inclusive raízes, possibilitanto a formação de uma nova muda, porém genéticamente igual à primeira.

2007-04-06 17:43:02 · answer #1 · answered by Marina 2 · 6 0

Olá Superdeo

Vou tentar explicar à você de uma forma didática sem entrar em detalhes mais técnicos. Vamos partir do básico:

Além de outras estruturas, na flor existe um ovário.

No interior desse ovário existem óvulos.

Quando ocorre a polinização, esses óvulos são fecundados por gametas masculinos existentes no pólen.

Após a fecundação dos óvulos, o ovário se desenvolve originando o fruto.

Cada um dos óvulos fecundados irá originar uma semente.

Na reino vegetal ocorre um fenômeno denominado Partenocarpia. Frutos partenocárpicos são aqueles em que o fruto se desenvolve sem que haja a fecundação dos óvulos. portanto dispensam a polinização. O exemplo mais conhecido é a banana.

A Partenocarpia poderá ser natural, induzida ou obtida através de melhoria genética através do processo de hibridização. Atualmente já encontramos uvas sem sementes e logo estará sendo comercializada a nova melancia, também sem sementes. Essas duas conquistas foram obtidas através de trabalhos de melhoria genética.

Resumindo bastante:- Limão Tahiti é resultado de hibridização efetuada com o objetivo de melhoria genética .Não tem sementes porque os óvulos dos ovários de suas flores não são fecundados ou a fecundação é imperfeita não possibilitando a formação de sementes.

São reproduzidos através de enxertia.
Os enxertos são feitos em outras espécies. A mais usada para servir de porta-enxerto é o chamado limão-cravo devido ao seu vigor e grande resistência à doenças.

Abraços

2007-04-08 09:46:14 · answer #2 · answered by Xulliann 6 · 1 0

O tahiti é um limão híbrido derivado da lima. A lima é uma laranja muito doce, quase sem sabor. Foi feito uma espécie de alteração na inflorescencia da lima para se obter esse limao que é sem semente e portanto infertil.
É mais ou menos como obter o burro a partir da égua. O burro também é infertil.

2007-04-08 02:23:38 · answer #3 · answered by navenaz 7 · 1 0

SUPERDEO,ocorreto é lima acida e 4 variedades que se assimilam ;;TAHITI, GALEGO,MEXICANO E SUTIL ,o limão tahiti não possue sementes devido variedade de cruzamento genetico,

2007-04-07 03:50:20 · answer #4 · answered by Ernesto S 3 · 1 0

Limão-Taiti
Nome científico: Citrus aurantifolia variedade taiti
Família: Rutáceas
Nome comum: limão-taiti, limão tahiti, limão-verde
Origem: desconhecida, porque é um híbrido. A origem do Citrus é a Ásia
Descrição e característica da planta: a planta tem um rápido crescimento, pode chegar a 4 metros de altura, a copa é arredondada e bem enfolhada. As folhas são de tamanho médio e com formato elíptico. Os botões florais e as pétalas são brancos e produzidos nas extremidades dos ramos, em grupos de dois a vinte. Os frutos têm tamanho médio, formato arredondado, lisos, polpa com muito suco, não muito ácido e são colhidas ainda verdes para consumo e comercialização. Os frutos não têm sementes, porque tanto o pólen como as células do óvulo degeneram durante a multiplicação celular na fecundação. O limoeiro-taiti floresce e frutifica ao longo do ano, mas tem maior produção de janeiro a junho e menor oferta de julho a dezembro. A diferença no preço é muito grande entre essas épocas mencionadas e pode chegar de 5 a 10 vezes mais na entressafra. Para se conseguir melhor preço pelos frutos, o produtor deve eliminar os frutinhos na época de alta produção e adotar manejo adequado na irrigação e na adubação, e assim conseguir alta produção na entressafra. Nos ramos, nota-se a presença de espinhos curtos. O limoeiro se desenvolve e frutifica bem em condições de clima ameno a quente, solos profundos e bem drenados, portanto as mesmas condições para produção de laranjas. A propagação mais indicada é por enxertia. O limoeiro-taiti é do mesmo grupo do limão-galego. A partir da década de 1970, e houve uma grande expansão no seu cultivo e comercialização, porque uma doença causada por um vírus, conhecida como “tristeza dos citros”, tornou antieconômica à cultura do limoeiro-galego.
Produção e produtividade: o limoeiro-taiti é plantado em praticamente todos os estados brasileiros e também nos países da América do Sul, Central, México e nos Estados Unidos, no estado da Flórida. .O Brasil e o México são os maiores produtores desse limão, suprindo mais de 70% do mercado mundial (Fonte IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas). No Brasil, o estado de São Paulo lidera a produção e os estados do Rio de Janeiro e da Bahia são destaques.
Utilidade: o limão-taiti é usado na culinária para temperar peixes, frutos do mar, aves, carne de embutidos e saladas; na confecção de bolos, doces, pudins, compotas, balas, cremes, recheios, suspiros, sucos, sorvetes e também no preparo da famosa caipirinha. Essa fruta é rica em vitamina C e outras vitaminas e sais minerais. O seu suco é indicado para evitar escurecimento de muitas frutas cortadas e de verduras.

Busque o limão Taiti brasileiro e prefira os frutos que apresentam casca verde-brilhante, lisa e macia, podendo apresentar algumas manchas amarelo. Devem estar suculentas e não apresentar sementes Evite frutos muito maduros, com pouco suco, manchas contrastantes, lesões, queimaduras, casca seca e muito dura
Para sua proteção, compre produtos devidamente etiquetados com selos de marca e indicações de origem, que permitam identificar o tipo de produto, sua origem, os exportadores e os importadores.
As etiquetas são um meio privilegiado de comunicação das propriedades e origem do produto com o consumidor.
Se comprar frutas pré-embaladas leia com atenção as instruções e a data de validade do produto.
Como manipular
O limão Taiti deve ser cuidado com carinho, pois são sensíveis a choques e batidas que podem afetar a qualidade e suas propriedades
Antes de consumir, lave as frutas em água corrente com cuidado. Se necessário esfregue levemente a superfície com uma esponja macia, mas nunca use detergentes ou alvejantes.
adequadas para o consumo imediato. Esteja seguro de que as mesmas foram bem lavadas. Caso contrário lave novamente.
Para espremer seu suco, corte-o ao meio. Somente corte o que vai utilizar. Não guarde os limões cortados, mesmo na geladeira, pois se oxidam muito rapidamente, perdendo parte de seu valor nutricional. Lave muito bem as mãos após cortar o limão Taiti.
Como guardar e manter em boas condições


Se o limão estiver um pouco verde, guarde em lugar fresco, seco e ao abrigo da luz direta.
Se maduro, conserve-o no compartimento próprio para frutas e legumes do refrigerador.
Para prolongar sua vida útil na geladeira, coloque os limões em um saco plástico, borrife algumas gotas de água, feche e mantenha no compartimento de frutas. Assim, eles podem permanecer frescos por até três semanas.

você pega a mudar da propria plantar

2007-04-07 09:55:45 · answer #5 · answered by Lucas Brandão 3 · 1 1

O termo Lima é, na verdade, ambíguo no contexto das frutas, referindo-se a um número de diferentes híbridos de citrinos, com frutos tipicamentes redondos, verde-amarelados, com diâmetro de 3-6 cm, geralmente contendo polpa azeda, frequentemente associados ao limão.

As limas geralmente comercializadas são a mais pequena e mais amarela lima Key (Citrus x aurantifolia) e a maior e mais verde lima Persa (Citrus x latifolia)[1]. O termo "lima Key" é, na verdade, um retrónimo Americano, uma vez que a fruta originalmente conhecida por "lima" em inglês era a Citrus aurantifolia, derivado do nome Persa لیمو Limu aquando da introdução da fruta na Europa durante as Cruzadas. Em uso corrente, o termo "lima" pode designar uma porção desta fruta, tipicamente esmagada e incluindo a casca, ou apenas o seu sumo amargo.

Há a referir também outras limas: a lima mandarim (Citrus x limonia), a lima Kaffir (Citrus x hystrix), os vários tipos de lima Australiana, a lima espanhola (ou mamoncillo) (Melicoccus bijugatus), a lima selvagem (Adelia ricinella), a lima doce (Citrus x limetta), a lima doce Palestina (Citrus x limettioides) e a lima almiscarada ou calamondin (X Citrofortunella mitis)[2].

A árvore da lima é um arbusto com até 5m (16 pés) de altura. As variedades anãs são populares na jardinagem e podem ser cultivadas em interiores no Inverno em climas mais frios. O tronco raramente cresce direito, tendo muitos ramos que frequentemente despontam bastante baixo. As folhas são ovais com 2.5-9cm (1-3.5 polegadas) de comprimento, parecendo folhas de laranjeira. As flores têm 2.5 cm (1 polegada) de diâmetro, são brancas amareladas com as margens tingidas de roxo claro. As flores e os frutos surgem durante todo o ano mas são mais abundantes de Maio a Setembro.

A lima, e em particular o seu sumo, é usada em bebidas, tais como a soda limonada (semelhante a limonada). Bebidas alcoólicas preparadas com lima incluem cocktails como margarita (bebida), mojito, e Cuba libre, bem como muitas bebidas que podem ser decoradas com uma fina fatia da fruta ou uma tira espiralada da sua casca (twist). Uma forma habitual de consumo de tequila é em shots acompanhados por pedaços de lima e sal. No México, bem como em alguns outros países, é comum servir cerveja com lima. O sumo de lima é também utilizado em [refrigerantes] comerciais.

Na culinária, a lima é valorizada quer pela acidez do seu sumo quer pelo aroma floral do seu tempero. Talvez a sua utilização mais famosa seja na tarte de lima Key. Também é usada pelas suas propriedades de conservação no ceviche. Em adição, as folhas da lima Kaffir são usadas na gastronomia Sudeste Asiática.

Para prevenir o escorbuto, durante o séc. XIX, era fornecida aos marinheiros britânicos uma ração diária de citrinos como a lima (presumivelmente Citrus aurantifolia), o que deu origem à alcunha limey. Mais tarde descobriu-se que este efeito benéfico derivava da quantidade de Vitamina C que esta fruta contém.

Os extractos de lima e óleos essenciais são frequentemente usados em perfumes, produtos de limpeza, e em aromaterapia. Esta utilização não deve ser confundida com a da "Tília"(Tilia sp.)", cuja designação em inglês é lime tree embora não tenha qualquer relação com a lima.

2007-04-07 03:41:57 · answer #6 · answered by =) 4 · 1 1

tem semente sim... qq coisa, planta por broto ou faz enxerto de galhos de tahiti num outra árvore...

2007-04-06 17:36:43 · answer #7 · answered by Fernando 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers